47a. O que significa o Tau Franciscano?

sábado, novembro 4, 2006

CONTINUAÇÃO

O TAU E A BÊNÇÃO

Francisco se apropriou da bênção deuteronômica, transcreveu-a com o próprio punho e deu a Frei Leão: “Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que o Senhor mostre a tua face e se compadeça de ti. Que o Senhor volva o teu rosto para ti e te dê a paz. Irmão Leão; o Senhor te abençoe!” Sob o texto da bênção, o próprio Frei Leão fez a seguinte anotação: “São Francisco escreveu esta bênção para mim, Irmão Leão, com seu próprio punho e letra, e do mesmo modo fez a letra TAU como base”. Assim, Francisco, num profundo momento de comunicação divina, com delicadeza paternal e maternal, abençoa seu filho, irmão, amigo e confidente. Abençoar é marcar com a presença, é transmitir energias que vêm da profundidade da vida. O Senhor te abençoe!

O TAU E A CURA DOS ENFERMOS

No relato de alguns milagres, conta-se que Francisco fazia o sinal da cruz sobre a parte enferma dos doentes. Após ter recebido os estigmas no Monte Alverne, Francisco traz em seu corpo as marcas do Senhor Crucificado e Ressuscitado. Marcado pelo Senhor, imprime a marca do Senhor que salva em tudo o que faz. Conta-nos um trecho das Fontes Franciscanas que um enfermo padecia de fortes dores; invoca Francisco e o santo lhe aparece e diz que veio para responder ao seu chamado, que traz o remédio para curá-lo. Em seguida, toca-lhe no lugar da dor com um pequeno bastão arrematado com o sinal do TAU, que traz consigo. O enfermo ficou curado e permaneceu em sua pele, no lugar da dor, o sinal do TAU (cf. 3Cel159). O Senhor identifica-se com o sofrimento de seu povo. Toma a paixão do humano e do mundo sobre si. Afasta a dor e deixa o sinal de Amor.

A COR DO TAU

O TAU, freqüentemente, é reproduzido em madeira, mas quando, pintado, sempre vem com a cor vermelha. O Mestre Nicolau Verdun, num quadro do século XII, representa o Anjo Exterminador que passa enquanto um israelita marca sobre a porta de sua casa um TAU com o Sangue do Cordeiro Pascal que se derrama num cálice. O Vermelho representa o sangue do Cordeiro que se imola para salvar. Sangue do Salvador, cálice da vida! Em Fontecolombo, Francisco deixou o TAU grafado em vermelho. O TAU pintado na casula de Frei Leão no mural de Greccio também é vermelho. O pergaminho escrito para Frei Leão no Monte Alverne, marca em vermelho o Tau que assina a bênção. O Vermelho é símbolo da vida que transcende, porque se imola pelos outros. Caminho de configuração com Jesus Crucificado para nascer na manhã da Ressurreição.

O TAU NA LINGUAGEM

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button

 

comentário(s)

  1. marcos antonio de souza letro disse:

    sou catolico praticante,tive o prazer de receber como presente de meu filho o TAU,e agora completei por este artigo meus conhecimentos sobre a origem e o signifacado do mesmo,hoje uso o TAU e o mesmo faz parte do meu dia a dia,espero que muitos passem a usa-los tambem com todo amor e respeito ao nosso DEUS,meus parabens por este artigo tão lindo.

  2. paula cristina alves pereira disse:

    Amei todas as informações sobre o tau e um pouco da vida de são francisco, queria me aprofundar mais na história desse santo que nos deixou esse exemplo de vida para nós cristãos. SÂO FRANCISCO DE ASSIS ROGAI POR NÒS AMÈM.

  3. mariana disse:

    o tau e sagrado e não esquecer dele ele representa a natureza o amor que tem nele use não faz mal e uma paz quando esta usando parese que vc esta comversando com os animais

  4. Cesar disse:

    O artigo veio iluminar mais a minha mente ! Devemos realmente refletirmos sobre trabalho lindo de S. Francisco de Assis , o Divino e o humano , a probreza , a obediencia e a castidade ( pureza de coracáo ), de acordo com diversas obras publicadas .

  5. Mônica Isabel disse:

    Gostei muito de ler este artigo, pois agora tenho o conhecimento que eu precisava porque eu uso o TAU mais antes não sabia o seu significado direito.

  6. PRESBÍTERO ROBSON RENATO PELLEGRINO disse:

    a paz convosco…

    Amados o TAL ” T ” foi o instrumento que Yeshua o Raboni foi executado pelos Romanos e pelos Yerudin.

    Vemos que o simbolo de xecução de judeus na época do século 1 até o 3º.

    Romanos executavam gentios em ” X ” e ” I ” e judeus morriam em ” T ” .

    Assim francisco de Assis usou o Tal como sua logomarca, e deu tambem mais atributos, mais ele sabia que foi o instrumento da execução do Raboni Yeshua.

    Mais a pré ICAR criou o + por causa que os judeus tem sua estrla de davi e e samlomão e os arabes a lua , assim criam a cruz de hojr pra terem seu simbolo tambem

  7. Vanessa disse:

    POSSO FAZER PARTE DA ORDEM DAS CLARISSAS OU FRANCISCANAS SEM SER CELIBATARIA DENTRO DA ORDEM.

  8. almira soares disse:

    maravilhoso , tirou todas as minhas dúvidas.Obrigada.

  9. Luisa Ferreira disse:

    Entreguei o Tau aos meus alunos de catequese no 8º ano, e quis também um para mim, usu-o normalmente porque me sinto Segura com ele,não sabia o significado …

  10. lucciano disse:

    que site abeçoado por DEUS muito obrigado senhor DEUS por nós propocionar em ter pessoas assim muito obrigado a vc q gerencia este site um abraço e fica com DEUS

  11. José Ângelo Gomes Varela disse:

    Paz e Bem a todos vocês que trabalharam para que este artigo seja gostoso e amável por todos os que desejam conhecer a Historia e vivência dos Franciscanos.realmente, sem o conhecimento prévio do significado do T/Tau Franciscano,agora através do artigo, pude entender toda a profundidade de sua simbologia e espiritualidade.
    Obrigado por nos fornecer conteúdos essenciais a vivência de toda a Ordem Franciscana.

  12. José Ângelo Gomes Varela disse:

    Paz e Bem a todos vocês que trabalharam para que este artigo seja gostoso e amável por todos os que desejam conhecer a Historia e vivência dos Franciscanos.realmente, usamos o Tau sem o conhecimento prévio do significado do T/Tau Franciscano,agora através do artigo, pude entender toda a profundidade de sua simbologia e espiritualidade.
    Obrigado por nos fornecer conteúdos essenciais a vivência de toda a Ordem Franciscana.

  13. Douglas Carvalho disse:

    Ganhei um ta da minha irmã e não sabia o que era é tive total curiosidade de saber o que significa e fiquei muito feliz de saber que tem um significado tão grandioso para nós cristão

Deixe uma resposta