47a. O que significa o Tau Franciscano?

sábado, novembro 4, 2006

O QUE SIGNIFICA O TAU FRANCISCANO? 

O Tau é a última letra do alfabeto hebraico; a décima nona letra do alfabeto grego; sinal bíblico usado pelo profeta Ezequiel: “Chamou o Senhor Deus o homem vestido de linho branco, que trazia à cintura os instrumentos de escriba e lhe disse: percorre a cidade, o centro de Jerusalém, e marca com um “T” na fronte os que gemem e suspiram devido a tantas abominações que na cidade se cometem.” (Ez 9,3-4)

Todo aquele que tinha sido assinalado com o “T” foi poupado do extermínio.

O Papa Inocêncio III (1160-1216) explica o sentido do Tau: “Tem a forma de Cruz; quem o traz consigo, vive sua fé.”

São Francisco teve grande veneração por esta letra, pois lhe lembrava o grande amor de Cristo por nós. Portanto, o Tau é:

A lembrança da Redenção, da Cruz, do Amor; Sinal de penitência e conversão interior; Sinal de dor pelos pecados do mundo; Recordação de nosso batismo; nossa marca de Filhos de Deus; Sinal de salvação . São Francisco selava o que escrevia com o Tau, para significar a densidade do Amor de Deus, concretizado na Cruz de Cristo, sinal de Salvação.

Para aqueles que gostam de se aprofundar, será interessante ler este artigo abaixo, retirado de http://www.franciscanos.org.br:

“TAU – SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS:

Há certos sinais que revelam uma escolha de vida. O TAU, um dos mais famosos símbolos franciscanos, hoje está presente no peito das pessoas num cordão, num broche, enfeitando paredes numa escultura expressiva de madeira, num pôster ou pintura. Que escolha de vida revela o TAU? Ele é um símbolo antigo, misterioso e vital que recorda tempo e eternidade. A grande busca do humano querendo tocar sempre o divino e este vindo expressar-se na condição humana. Horizontalidade e verticalidade. As duas linhas: Céu e Terra! Temos o símbolo do TAU riscado nas cavernas do humano primitivo. Nos objetos do Faraó Achenaton no antigo Egito e na arte da civilização Maia. Francisco de Assis o atualizou e imortalizou. Não criou o TAU, mas o herdou como um símbolo seu de busca do Divino e Salvação Universal.

TAU, SINAL BÍBLICO

Existe somente um texto bíblico que menciona explicitamente o TAU, última letra do alfabeto hebraico, Ezequiel 9, 1-7: “Passa pela cidade, por Jerusalém, e marca com um TAU a fronte dos homens que gemem e choram por todas as práticas abomináveis que se cometem”. O TAU é a mais antiga grafia em forma de cruz. Na Bíblia é usado como ato de assinalar. Marcar com um sinal é muito familiar na Bíblia. Assinalar significa lacrar, fechar dentro de um segredo, uma ação. É confirmar um testemunho e comprometer aquele que possui o segredo. O TAU é selo de Deus; significa estar sob o domínio do Senhor, é a garantia de ser reconhecido por Ele e ter a sua proteção. É segurança e redenção, voltar-se para o Divino, sopro criador animando nossa vida como aspiração e inspiração.

O TAU NA IDADE MÉDIA

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Marcos Antonio Nunes disse:

    Eu gosto de tudo que é relacionado a São Francisco de Assis. Gostei muito de ler o artigo. Agora posso usar o TAU com conhecimento.

  2. Ilse T.G.de Mello disse:

    Amei muito conhecer a história do T ou Tau, pois é de grande valía, para mim. Ssempre via este símbolo, mas não entendia nada. Gosto da autenticidade dos franciscanos, do amor a Jesus principalmente. Abraços em Jesus. Paz e bem.

  3. deyjane disse:

    Gostaria de saber novidades sobre os milagres Eucarísticos.

  4. Canto da Paz disse:

    Deyjane, digite no retângulo “Pesquisa no Site” a palavra LANCIANO.

  5. ANTONIO CARLOS VITORIO disse:

    Sou Antonio, da Terceira Ordem Francisca Secular de Itamaraju – Bahia. Este site é de muito valor, não só para nós franciscanos, como também para aqueles que querer conhecer a vida de São Francisco de Assis e seus Escritos… É ótimo!

  6. Lindoval disse:

    Ganhei um “T” de minha afilhada, mais eu não sabia significado. Depois de muito tempo observando-o; achei que fosse a roupa de São Francisco de Assis com os braço abertos… Me sinto muito bem usando o meu Tau. Falou bem de São Francisco de Assis: tô dentro!!!

  7. Helio Fernando disse:

    Se eu já usava sem saber da Historia, agora que vou usá-lo mesmo, pois tem muito haver com minha vida espiritual, minha conversão… Paz e bem!

  8. Muito interessante…agora sei o que significa verdadeiramente o Tau, e para que usamos.
    Hoje inicio o meu estudo sobre os síbolos da nossa Igreja Católica…e comecei pelo Tau.
    Uma pergunta: podemos substituir o Crucifixo pelo Tau??
    Beijos,Maria Zeliene

  9. cantodapaz disse:

    *** Zeliene, não há porque falar em substituição. Quando você quiser usar o Tau, você pode usar. Use-o como sinal de sua amizade com a espiritualidade franciscana e todos os outros significados acima descritos. Um abraço. ***

  10. Mauricio disse:

    Como devoto sempre fui um apaixonado pelo exemplo de Francisco de Assis. Uso o Tal como símbolo Franciscano, mas só agora através do artigo, pude entender toda a profundidade de sua simbologia.

  11. Telma Maria Ferreira disse:

    Meu nome é Telma, sou da Ordem Franciscana Secular, Fraternidade Santa Rosa de Viterbo – São Luis-MA.
    O Tau para mim é o sinal de Francisco em nossa vida, quando vejo alguem com o Tau, eu penso logo aquele(a) são meus irmãos que fazem parte da grande Família Franciscana. Sou apaixonda pelo Carisma Franciscano e sou muito feliz por pertencer a essa Familia, pois eu vim da Jufra.

  12. Custódia Santos disse:

    Tenho lido muito sobre S.Francisco e tem-me ajudado muito a sua espiritualidade, mas nunca tinha lido nada sobre o Tau, li agora e fiquei encantada: a profundidade do tema, terá que ser, por mim lida diversas vezes, para ir interiorizando cada vez que nele mergulhar. Obrigada ao Senhor, que me conduziu a este site tão rico.

  13. diely disse:

    Gostei muito,pois uso um tau e não sabia o verdadeiro significado.

  14. Valdira disse:

    Sou devota de S.Francisco. Tenho participado de algumas assembléias Franciscanas da Ordem Secular, onde estou ingressando aos pouco. Recebi o TAU em um encontro. Tenho usado. Hoje, entrando neste site, pude compreender melhor o seu significado. Aprendi a repeitar mais. Paz e Bem

  15. Cleide disse:

    gostei de saber um pouco mais o significado do TAU…sou JUFRISTA e é sempre bom saber um pouco mais!!!!!

    PAZ E BEM!!!!!!!!!!!

  16. cidinha disse:

    amei esse site!!! Dei um Tau de presente a meu sobrinho que começa a despertar interesse pela vida de S. Francisco, mas queria poder dizer a ele algo sobre o presente, e que alegria, aqui tem tudo o que ele precisa saber… vou indicar o site a ele. Muito obrigada,e que Deus os abençoe muuuuuuito.Cidinha Cianorte – Pr.

  17. Judite Rosa disse:

    Paz e Bem!
    Sempre que via o TAU… pensava que cruz estranha, diferente… E neste mês passei a estudar mais a história de São Francisco e descobri o TAU…..hehehehehehe.
    Bei_JU

  18. Amanda Sousa Silva disse:

    É muito bom saber que se entrarmos na internet, teremos informações sobre as coisas da igreja, fico mais aliviada de saber que a internet não tem apenas coisas.

  19. Flavio disse:

    Oláa para todos vocês.. encontrei uma representacao na internet do tau franciscano onde esta inscrito um outro simbolo franciscano: a saudacao de PAZ E BEM, aproveitei esta imagem linda e estampei duas camisetes que ofereci como presente de natal a duas pessoas a quem tenho como mães de coração, mas não sabia a tamanha dimensão que tinha o Tau. Sou de Moçambique (África) e pertenço a uma comissao na Igreja Santo Antonio da Polana que se chama Acolhimento e Ornamentaçao Amei o artigo, obrigado, Paz e Bem.

  20. rodrigo soares de araujo disse:

    gosraria de saber qual é o endereço da pastoral vocacional
    e gostei muito desse artigo

  21. Beto disse:

    Prezados irmãos e irmãs,

    Admiro os esforços de São Jorge e de Francisco de Assis.
    Obrigado pela bela lição sobre o sinal TAU e sobre o simbolismo de tal sinal.
    Os três nós e os desdobramentos que a interpretação sobre obediência, pobreza e pureza de coração.
    Esforçar-me-ei durante o restante da minha encarnação para seguir ao máximo a moral de Jesus. Para mim, é ainda difícil, mas sigo com fé e meditando, abrindo o coração.
    Muito obrigado pelos esclarecimentos!

    Um abraço fraterno,

    Beto – Rio de Janeiro – RJ.

  22. Lucinete disse:

    Ofereci a Deus a missão de trabalhar com os idosos de nossa comunidade que é franciscana. Lá conheci o Frei Raimundo, hoje trabalhamos com a Pastoral do Idoso. Ele me presenteou com um Tau. Fiquei feliz mas não sabia o sentido verdadeiro. Achava que era meramente um símbolo. Aprendi que os símbolos não são meros. São uma linguagem. Uma comunicação. Hoje vejo meu Tau e sei que usando quero comunicar o Amor e a Paz que vem de Deus transmitida por São Francisco de Assis para a glória de Deus Pai.

  23. marcelo pedroso disse:

    SEMPRE OLHEI NAS PESSOAS ESTE SINAL, VIA COMO UM SINAL DA CRUZ OU ALGO QUE SEGNIFICAVA A CUZ, TAMBEM VIA COMO UM SINAL QUE SÓ QUEM ERA DEVOTO DE SÃO FRANCISCO USAVA, MAS ALGUNS DIAS ATRÁS COMPREI UM LEVEI PARA UM SACERDOTE EXORCISAR E COMECEI A USAR COM PIEDADE. ANTES DECOLOCAR PEDIA A DEUS QUE ME PROTEGESSE, MAIS AINDA SIM ME ENCOMODAVA NÃO PESQUISAR O SIGNIFICADO DO TAU, MAS A PARTIR DE AGORA, NUNCA MAIS TIRAREI DO MEU PESCOÇO !! MEU CORAÇAO SE ENCHEU DE ALEGRIA MAIS AINDA. O SENHOR VOS ABENÇOE E GUARDE TODOS VOCÊS !! EU AMO SâO FRANCISCO E PADRE PIO DE PIELTELTRINA !! PAZ E BEM !!

  24. ROBSON DE PAULA disse:

    Não sou professo na Ordem,mas amo de coração os feitos de são Francisco. É incrivel como a alegria transbordava no coração deste homem mesmo no sofrimento e na dor. Paz e bem.

  25. VICTOR GOMES disse:

    Já estive em Assis no sepulcro de S.Francisco e desconhecia muitos fatos relatados neste informativo o que reforçou muito a minha fé neste Santo extraordinário. Que a Paz do Senhor habite em nossos corações como habitava em São Francisco .

  26. artur souza fortes disse:

    muito interessante, além de esclarecedor, pois muitas pessoas desconhecem a origem e o simbolismo divino do Tau. muita paz no Senhor a todos.

  27. marcione de c. tomaz barcelos disse:

    Adorei o artigo , ele contém palavras
    simples e objetivas de fácil aprendizado !
    Tirei todas as minhas duvidas referente o
    Tau , parabéns!

    Marcione Barcelos

  28. Cleusa de Oliveira Caldeira disse:

    estava procurando sobre a coroa do advento e encontrei este artigo, ja vi Tau, mas não sabia o significado, para mim era só um simbolo mas lendo parte deste artigo, vi que siginifica muito mais.

  29. kariza lago disse:

    GOSTEI MUITO DE CONHECER MAIS SOBRE O TAU,POIS ADMIRO MUITO A ORDEM FRANCISCANA E EM BREVE FAREI PARTE DESSA FAMILIA.PAZ E BEM!

  30. Na verdade a última letra do alfabeto hebraico é o Tav (távi) e não o Tau. E seu desenho não se aproxima do desenho do tau. Na verdade “Tau” é o nome de uma letra do alfabeto grego cujo formato é o mesmo do símbolo “Tau” i.e. a letra “T” maiúscula.

    Fazer uma afirmação como essa… E errada – além de que este artigo está em vários outros espaços – só desautoriza o conteúdo do artigo.

  31. oldir dos santos oliveira disse:

    muito bom eu gostaria de sugestões pois nós estmos celebrando 30 anos de nossa comunidade que temos por padroeiro são francisco de assis e esclhemos como tema central senhor fezei de mi instrumento de vossa paz e teremos missa de 7 dias gostaria q noos enviasem sugestões de subtemas como paz ambiente oração desde ja agradeço pela atenão PAZ E BEM A todos

  32. Joao Gomes Silva Filho disse:

    Excelente! Gostei muito! Ainda não o observei por completo devido ao pouco tempo livre de que disponho, Mas já me cativou. Obrigado!

  33. laura disse:

    Quem quiser compreender a Criação, nada melhor que através de São Francisco de Assis. Francisco de Assis, foi o homem que mais se identificou com a natureza encontrando o Seu Deus em tudo.
    Muito me intriga este “TAU”, principalmente na minha vida pessoal, espiritual. Bjs. e Obrigada pelo vosso trabalho de evangelização.

  34. solange soares de oliveira disse:

    POSSO FAZER PARTE DE ORFEM DAS CLARISSAS OU FRANCISCANAS SEM SER CELIBATARIA DENTRO DA ORDEM;

  35. cantodapaz disse:

    **** Solange,você pode fazer parte da Ordem Terceira Secular Franciscana, que possui uma Regra de vida também escrita por S. Francisco de Assis. Ela é composta por leigos. Estamos encaminhando sua mensagem para alguém da OFS, para que converse melhor com você. Abraços. ****

  36. otimoooooooooo !!! ola a paz do senhor jesus cristo e o amor de maria e santa clara de assis permaneça em teu coração sou um jovem de Uruana-goias, bom ou da renovação carismatica catolica, estamos ciando uma associação da santa clara de assis uma comunidade onde vamos receber irmão de ruas do mundo … gostaria de manter um contato com vc .. esse são nossos contato agardo vc …. muinnnnto grato …. fica na santa paz …

  37. Rosalvo Mota disse:

    Muito bom! Parabéns.

  38. Carla disse:

    Este site franciscano é muito ungido. Que Jesus nos abençõe e nos proteja, de forma que, a exemplo de São Francisco de Assis, possamos, todos os dias, seguir as pegadas de Nosso Senhor Jesus Cristo, irradiando a luz de DEUS em nossa maneira de olhar, de sorrir, de sentir e de agir.
    Paz e bem!!!
    Carla Jacoia- São Sebastião da Grama-SP

  39. Rosilândia disse:

    Mtoo boom conhecer essa maarca, esse sinal divino!Comprei um em um EAJC que ouve em minha cidade no último fds(21/11/2010)!Fico feliz em saber que depois de toda a benção que recebi carrego comigo agora um sinal de minha fé e amor em Cristo!

  40. Magda Marina Khalil Lindo disse:

    Olá!!!! Bom dia a todos!!! Eu admiro e amo muito São Francisco de Assis, principalmente por ele ter amado tanto Jesus Cristo.

    Como faço para ter o Tau Franciscano????
    Por favor, mandem a resposta para o meu e-mail.
    Obrigada,
    Abraços,
    Magda

  41. Xicoloni disse:

    Acho que o TAU representa a vida na simplicidade, sem ostentação, o amor ao próximo e obediência aos princípios cristãos.

  42. norma campos disse:

    gostei muito gostaria de aprofundar.

  43. Patricia disse:

    Achei as explicações bem claras e de fácil entendimento. Já usava o TAU há bastante tempo, mas não sabia muito bem porque.Resolví comprar um crucifixo para usar, mas que fosse de madeira,não sei responder, mas me sentí atraída pelo TAU.Agora conseguí entender também os tres nós. Entendí que tem a ver com o dom que Deus me deu. Obrigada.Patricia

  44. Cléo Verício disse:

    Há mais ou menos um ano, quando meu filho Vinícius, na época com 10 anos, fez a 1ª Eucaristia, me pediu um TAU de presente. Eu não entendia muito bem o seu significado, foi ele mesmo quem me disse: “Mamãe, quem usa o TAU tem uma missão dentro da igreja”. Ele usa o TAU com muito orgulho e disse que será para sempre. Ele faz parte do grupo de Adolescentes Perseverantes e está fazendo o curso de Coroinhas. OBRIGADA MEU DEUS POR ESSA BENÇÃO EM MINHA VIDA.

  45. Celso Bastos disse:

    A paz!
    MUITO BOM ESTE ARTIGO, MUITO BOM!
    Sou candidato ao diaconato permanente em São Luis-MA.Quero que a Igreja de Deus cresça em conhecimento de causa.
    Gostaria que mandacem pra mim se possível, explicações (muito boas como esta do “TAU”)sobre:
    Agnos Dei/ cordão com o crucifixo e com os três laços(pobreza,castidade e obediência)/ Terço Mariano/ Promessa/ Procissão/ Jejum/ romaria/… enfim, práticas religiosas.
    Tenho minhas respostas, mas queria que elas fossem no padrão dessa ai que li sobre o “TAU”.
    Obrigado e que Deus abençoe a todos.
    A paz!

  46. JOSE SOARES FERREIRA disse:

    Parabens adorei o artigo,e gostaria de usar o TAU, POIS AMO TUDO QUE SE REFERE A S. FRANSSICO DE ASSIS, ONDE POSSO ENCOMTRA PARA COMPRA,ABRAÇO FIQUE NA PAZ

  47. Douglas Rafael disse:

    Olha interessando tudo que li aki desejo sempre ler mais e mais para me aprofundar obrigado a paz

  48. CB PM MESSIAS disse:

    Faz se uma oração pedindo ao Senhor que Ele te conforte e de um caminho a ser seguido,e hoje após 2anos e meio posso dizer do valor de carregar o TAL no peito.Eu bebi e fumei por mais de 20anos,quando encontrei a casa de Deus.Comunidade Católica BETEL,QUE TEM LINHA DE VIDA E AÇÃO EM FRANCISCO,OBEDIENCIA CASTIDADE E POBREZA,la estou no caminho da conversão,hoje Eu sei como foi para Francisco deixar as riquezas da Terra para alcançar os tesouros do Céu.Não é so colocar o TAL no peito tem que vivenciar com toda alegria essa nova Vida.

  49. tulio disse:

    gostei muito do artigo ,porque não só tomei conhecimento do simbolismo importante que o tau representa, mas porque eu fui evangelizado e agora sei também por que devo usar o tau. porque é um símbolo que me lembrará a todo momento que eu devo me converter pois alguém morreu por mim e ele também me protege apesar do que eu sou.

  50. Anônimo disse:

    Até que enfim encontrei um site que explica com clareza e não vou precisar pesquisar mais para o trabalho do meu filho. obrigada

    Valdirene marra

Deixe uma resposta