47a. O que significa o Tau Franciscano?

sábado, novembro 4, 2006

CONTINUAÇÃO

O TAU NA IDADE MÉDIA

Vimos o significado salvífico que a letra hebraica do TAU recebe na Bíblia. Mas o TAU tem também um significado extrabíblico, bastante divulgado na Idade Média: perfeição, meta, finalidade última, santo propósito, vitória, ponto de equilíbrio entre forças contrárias. A sua linha vertical significa o superior, o espiritual, o absoluto, o celeste. A sua linha horizontal lembra a expansão da terra, o material, a carne. O TAU lembra a imagem do sustentáculo da serpente bíblica: clavada numa estaca como sinal da vitória sobre a morte. Uma vitória mística, isto é, nascer para uma vida superior perfeita e acabada. É cruz vitoriosa, perfeição, salvação, exorcismo. Um poder sobre as forças hostis, um talismã de fé, um amuleto de esperança usado por gente devota sensível.

O TAU DO PENITENTE

Francisco de Assis viveu em um ambiente no qual o TAU estava carregado de uma grande riqueza simbólica e tradicional. Assumiu para si a marca do TAU como sinal de sua conversão e da dura batalha que travou para vencer-se. Não era tão fácil para o jovem renunciar seus sonhos de cavalaria para chegar ao despojamento do Crucificado que o fascinou. Escolhe ser um cavaleiro penitente: eliminar os excessos, os vícios e viver a transparência simples das virtudes. Na sua luta interior chegou a uma vitória interior. Um homem que viveu a solidão e o desafio da comunhão fraterna; que viveu o silêncio e a canção universal das criaturas; que experimentou incompreensão e sucesso, que vestiu o hábito da penitência, que atraiu vidas, encontrou um modo de marcar as paredes de Santa Maria Madalena em Fontecolombo, de assinar cartas com este sinal. De lembrar a todos que o Senhor nos possui e nos salva sob o signo do TAU.

O TAU FRANCISCANO

O TAU franciscano atravessa oito séculos sendo usado e apreciado. É a materialização de uma intuição. Francisco de Assis é um humano que se move bem no universo dos símbolos. O que é o TAU franciscano? É Verdade, Palavra, Luz, Poder e Força da mente direcionada para um grande bem. Significa lutar e discernir o verdadeiro e o falso. É curar e vivificar. É eliminar o erro, a mentira e todo o elemento discordante que nega a paz. É unidade e reconciliação. Francisco de Assis está penetrado e iluminado, apaixonado e informado pela Palavra de Deus, a Palavra da Verdade. É um batalhador incansável da Paz, o Profeta da Harmonia e Simplicidade. É a encarnação do discernimento: pobre no material, vencedor no espiritual. Marcou-se com este sinal da luz, vida e sabedoria.

O TAU COMO IDEAL

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. marcos antonio de souza letro disse:

    sou catolico praticante,tive o prazer de receber como presente de meu filho o TAU,e agora completei por este artigo meus conhecimentos sobre a origem e o signifacado do mesmo,hoje uso o TAU e o mesmo faz parte do meu dia a dia,espero que muitos passem a usa-los tambem com todo amor e respeito ao nosso DEUS,meus parabens por este artigo tão lindo.

  2. paula cristina alves pereira disse:

    Amei todas as informações sobre o tau e um pouco da vida de são francisco, queria me aprofundar mais na história desse santo que nos deixou esse exemplo de vida para nós cristãos. SÂO FRANCISCO DE ASSIS ROGAI POR NÒS AMÈM.

  3. mariana disse:

    o tau e sagrado e não esquecer dele ele representa a natureza o amor que tem nele use não faz mal e uma paz quando esta usando parese que vc esta comversando com os animais

  4. Cesar disse:

    O artigo veio iluminar mais a minha mente ! Devemos realmente refletirmos sobre trabalho lindo de S. Francisco de Assis , o Divino e o humano , a probreza , a obediencia e a castidade ( pureza de coracáo ), de acordo com diversas obras publicadas .

  5. Mônica Isabel disse:

    Gostei muito de ler este artigo, pois agora tenho o conhecimento que eu precisava porque eu uso o TAU mais antes não sabia o seu significado direito.

  6. PRESBÍTERO ROBSON RENATO PELLEGRINO disse:

    a paz convosco…

    Amados o TAL ” T ” foi o instrumento que Yeshua o Raboni foi executado pelos Romanos e pelos Yerudin.

    Vemos que o simbolo de xecução de judeus na época do século 1 até o 3º.

    Romanos executavam gentios em ” X ” e ” I ” e judeus morriam em ” T ” .

    Assim francisco de Assis usou o Tal como sua logomarca, e deu tambem mais atributos, mais ele sabia que foi o instrumento da execução do Raboni Yeshua.

    Mais a pré ICAR criou o + por causa que os judeus tem sua estrla de davi e e samlomão e os arabes a lua , assim criam a cruz de hojr pra terem seu simbolo tambem

  7. Vanessa disse:

    POSSO FAZER PARTE DA ORDEM DAS CLARISSAS OU FRANCISCANAS SEM SER CELIBATARIA DENTRO DA ORDEM.

  8. almira soares disse:

    maravilhoso , tirou todas as minhas dúvidas.Obrigada.

  9. Luisa Ferreira disse:

    Entreguei o Tau aos meus alunos de catequese no 8º ano, e quis também um para mim, usu-o normalmente porque me sinto Segura com ele,não sabia o significado …

  10. lucciano disse:

    que site abeçoado por DEUS muito obrigado senhor DEUS por nós propocionar em ter pessoas assim muito obrigado a vc q gerencia este site um abraço e fica com DEUS

  11. José Ângelo Gomes Varela disse:

    Paz e Bem a todos vocês que trabalharam para que este artigo seja gostoso e amável por todos os que desejam conhecer a Historia e vivência dos Franciscanos.realmente, sem o conhecimento prévio do significado do T/Tau Franciscano,agora através do artigo, pude entender toda a profundidade de sua simbologia e espiritualidade.
    Obrigado por nos fornecer conteúdos essenciais a vivência de toda a Ordem Franciscana.

  12. José Ângelo Gomes Varela disse:

    Paz e Bem a todos vocês que trabalharam para que este artigo seja gostoso e amável por todos os que desejam conhecer a Historia e vivência dos Franciscanos.realmente, usamos o Tau sem o conhecimento prévio do significado do T/Tau Franciscano,agora através do artigo, pude entender toda a profundidade de sua simbologia e espiritualidade.
    Obrigado por nos fornecer conteúdos essenciais a vivência de toda a Ordem Franciscana.

  13. Douglas Carvalho disse:

    Ganhei um ta da minha irmã e não sabia o que era é tive total curiosidade de saber o que significa e fiquei muito feliz de saber que tem um significado tão grandioso para nós cristão

Deixe uma resposta