47a. O que significa o Tau Franciscano?

sábado, novembro 4, 2006

CONTINUAÇÃO

O TAU COMO IDEAL

No mês de novembro de 1215, o Papa Inocêncio III presidia um Concílio na Igreja Constantiniana de Roma. Lá estavam presentes 1.200 prelados, 412 bipos, 800 abades e priores. Entre os participantes estavam São Domingos e São Francisco. Na sessão inaugural do Concílio, no dia 11 de novembro, o Papa falou com energia, apresentou um projeto de reforma para uma Igreja ferida pela heresia, pelo clero imerso no luxo e no poder temporal. Então, o Papa Inocêncio III recordou e lançou novamente o signo do TAU de Ezequiel 9, 1-7. Queria honrar novamente a cristandade com um projeto eclesial de motivação e superação. Era preciso uma reforma de costumes. Uma vida vivida numa dimensão missionária mais vigorosa sob o dinamismo de uma contínua conversão pessoal. São Francisco saiu do Concílio disposto a aceitar a convocação papal e andou marcando os irmãos com o TAU, vibrante de cuidado, ternura e misericórdia aprendida de seu Senhor.

O TAU NAS FONTES FRANCISCANAS

Os biógrafos franciscanos nos dão testemunhos da importância que São Francisco dava ao TAU: “O Santo venerava com grande afeto este sinal”, “O sinal do TAU era preferido sobre qualquer outro sinal”, “O recomendava, freqüentemente, em suas palavras e o traçava com as próprias mãos no rodapé das breves cartas que escrevia, como se todo o seu cuidado fosse gravar o sinal do TAU, segundo o dito profético, sobre as fontes dos homens que gemem e lutam, convertidamente a Jesus”, “O traçava no início de todas as suas ações”, “Com ele selava as cartas e marcava as paredes das pequenas celas” (cf. LM 4,9; 2,9; 3Cel 3). Assim Francisco vestia-se da túnica e do TAU na total investidura de um ideal que abriu muitos caminhos.

TAU, SINAL DA CRUZ VITORIOSA

Cruz não é morte nem finitude, mas é força transformante; é radicalidade de um Amor capaz de tudo, até de morrer pelo que se ama. O TAU, conhecido como a Cruz Franciscana, lembra para nós esta deslumbrante plenitude da Beleza divina: amor e paz. O Deus da Cruz é um Deus vivo, que se entrega seguro e serenamente à mais bela oferenda de Amor. Para São Francisco, o TAU lembra a missão do Senhor: reconciliadora e configuradora, sinal de salvação e de imortalidade; o TAU é uma fonte da mística franciscana da cruz: quem mais ama, mais sofre, porque muito ama, mais salva. Um poeta dos primeiros tempos do franciscanismo conta no “Sacrum Comercium”, a entrega do sinal do TAU à Dama Pobreza pelo Senhor Ressuscitado, que o chama de “selo do reino dos céus”. À Dama Pobreza clamam os menores: “Eia, pois, Senhora, tem compaixão de nós e marca-nos com o sinal da tua graça!” (SC 21,22).

O TAU E A BÊNÇÃO

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. marcos antonio de souza letro disse:

    sou catolico praticante,tive o prazer de receber como presente de meu filho o TAU,e agora completei por este artigo meus conhecimentos sobre a origem e o signifacado do mesmo,hoje uso o TAU e o mesmo faz parte do meu dia a dia,espero que muitos passem a usa-los tambem com todo amor e respeito ao nosso DEUS,meus parabens por este artigo tão lindo.

  2. paula cristina alves pereira disse:

    Amei todas as informações sobre o tau e um pouco da vida de são francisco, queria me aprofundar mais na história desse santo que nos deixou esse exemplo de vida para nós cristãos. SÂO FRANCISCO DE ASSIS ROGAI POR NÒS AMÈM.

  3. mariana disse:

    o tau e sagrado e não esquecer dele ele representa a natureza o amor que tem nele use não faz mal e uma paz quando esta usando parese que vc esta comversando com os animais

  4. Cesar disse:

    O artigo veio iluminar mais a minha mente ! Devemos realmente refletirmos sobre trabalho lindo de S. Francisco de Assis , o Divino e o humano , a probreza , a obediencia e a castidade ( pureza de coracáo ), de acordo com diversas obras publicadas .

  5. Mônica Isabel disse:

    Gostei muito de ler este artigo, pois agora tenho o conhecimento que eu precisava porque eu uso o TAU mais antes não sabia o seu significado direito.

  6. PRESBÍTERO ROBSON RENATO PELLEGRINO disse:

    a paz convosco…

    Amados o TAL ” T ” foi o instrumento que Yeshua o Raboni foi executado pelos Romanos e pelos Yerudin.

    Vemos que o simbolo de xecução de judeus na época do século 1 até o 3º.

    Romanos executavam gentios em ” X ” e ” I ” e judeus morriam em ” T ” .

    Assim francisco de Assis usou o Tal como sua logomarca, e deu tambem mais atributos, mais ele sabia que foi o instrumento da execução do Raboni Yeshua.

    Mais a pré ICAR criou o + por causa que os judeus tem sua estrla de davi e e samlomão e os arabes a lua , assim criam a cruz de hojr pra terem seu simbolo tambem

  7. Vanessa disse:

    POSSO FAZER PARTE DA ORDEM DAS CLARISSAS OU FRANCISCANAS SEM SER CELIBATARIA DENTRO DA ORDEM.

  8. almira soares disse:

    maravilhoso , tirou todas as minhas dúvidas.Obrigada.

  9. Luisa Ferreira disse:

    Entreguei o Tau aos meus alunos de catequese no 8º ano, e quis também um para mim, usu-o normalmente porque me sinto Segura com ele,não sabia o significado …

  10. lucciano disse:

    que site abeçoado por DEUS muito obrigado senhor DEUS por nós propocionar em ter pessoas assim muito obrigado a vc q gerencia este site um abraço e fica com DEUS

  11. José Ângelo Gomes Varela disse:

    Paz e Bem a todos vocês que trabalharam para que este artigo seja gostoso e amável por todos os que desejam conhecer a Historia e vivência dos Franciscanos.realmente, sem o conhecimento prévio do significado do T/Tau Franciscano,agora através do artigo, pude entender toda a profundidade de sua simbologia e espiritualidade.
    Obrigado por nos fornecer conteúdos essenciais a vivência de toda a Ordem Franciscana.

  12. José Ângelo Gomes Varela disse:

    Paz e Bem a todos vocês que trabalharam para que este artigo seja gostoso e amável por todos os que desejam conhecer a Historia e vivência dos Franciscanos.realmente, usamos o Tau sem o conhecimento prévio do significado do T/Tau Franciscano,agora através do artigo, pude entender toda a profundidade de sua simbologia e espiritualidade.
    Obrigado por nos fornecer conteúdos essenciais a vivência de toda a Ordem Franciscana.

  13. Douglas Carvalho disse:

    Ganhei um ta da minha irmã e não sabia o que era é tive total curiosidade de saber o que significa e fiquei muito feliz de saber que tem um significado tão grandioso para nós cristão

Deixe uma resposta