Quaresma: 40 dias sorrindo

sexta-feira, março 20, 2015

barbara_penitencia

Uma jovem católica brasileira, de Minas Gerais, cria lista com “penitências do bem” para serem cumpridas durante os 40 dias da Quaresma, que antecedem a Páscoa.

Com uma lista inusitada, a estudante de engenharia Bárbara de Freitas Silva Loure, de 20 anos, de Poços de Caldas (Minas Gerais), pretende seguir uma lista de ‘penitências’ criada por ela mesma durante a quaresma, período em que a maioria dos cristãos pratica a tradição de restringir algo em busca de virtudes.

Durante os 40 dias que marcam o final do Carnaval até a semana da Páscoa, Bárbara pretende distribuir 40 sorrisos de ternura por dia,  dar 40 telefonemas e fazer 40 visitas aos familiares e vizinhos que vivem sós, gastar 40 minutos por dia para ajudar nos trabalhos de casa ou acadêmicos e permanecer pelo menos 40 minutos por dia longe das tecnologias, como redes sociais, TV e computador. Além disso, durante os próximos 40 dias, a estudante pretende guardar uma quantia em dinheiro e ao final do período, doar para alguma instituição.

A decisão de fugir das penitências mais comuns e simples como não comer carne, consumir bebidas alcoólicas, doces, refrigerantes ou até mesmo cigarros veio de uma busca que ela fez na internet, justamente em um site religioso. Os propósitos servem primeiramente para uma conversão pessoal e mais humana”

“Antes do início da quaresma eu comecei a refletir sobre o que faria, pois todos os anos eu deixo de comer algo que gosto, mas sentia que isso, apesar de ser difícil e tentador, depois de um tempo, voltava a ser a mesma coisa e queria algo que me transformasse interiormente”, explicou.

Então, montando a própria lista com base no tópico: “Quarenta dias: tempo ideal para fazer o bem e curar-se do mal”, Bárbara pretende dedicar-se à caridade e a transformação interna durante o período, já que na igreja católica este é um momento de conversão. “Não basta sacrificar-se por algo se aquilo não for acrescentar algo positivo como pessoa. Por isso gostei destes propósitos que não relacionam-se diretamente com qualquer crença e servem primeiramente para uma conversão pessoal e mais humana”, ressaltou.

Outro ponto que aparece na lista são 40 dias sem brigas ou estresses. O que, para Bárbara será a parte mais difícil, além do repouso das tecnologias. Com uma rotina que envolve cuidar da casa, estudar, dedicar-se à projetos de extensão da faculdade, trabalhos acadêmicos e aulas, sobra pouco tempo e motivo de sobra para perder o controle e se aliar à tecnologia, mas ela promete dedicar-se ao que se propôs.

“É difícil ficar esse tempo todo sem me estressar e principalmente longe das tecnologias, né? Como moro fora, longe de familiares, a correria do dia a dia nos leva a esquecer de cumprimentar o porteiro, um bibliotecário, um vizinho no caminho. Esquecemos de nos desligar um pouco das obrigações e sair pra fazer uma caminhada, ver o sol, ligar para alguém da família. E por serem coisas tão simples, podemos  trabalhar e fazê-las. Ao fim do período, isso vai tornar-se um hábito”, ressaltou.

Confira a lista feita por Bárbara:

– Distribuir 40 sorrisos de ternura por dia;
– 40 dias sem ralhos (brigas e estresses),
– 40 telefonemas e visitas aos familiares e vizinhos que vivem sós;
– 40 minutos a ajudar nos trabalhos de casa/ acadêmicos;
– 40 minutos diários de “repouso das tecnologias”;
– Guardar alguma quantia por 40 dias e doar para uma instituição;

(fonte: g1.globo.com)

 PARA APRENDER MAIS:

A ORIGEM DO CARNAVAL

O QUE MUDA NA QUARESMA?

O QUE É A CAMPANHA DA FRATERNIDADE? – PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que é a quaresma?

Jejum e abstinência: o que é isso?

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR

QUINTA-FEIRA SANTA

ENTENDA: TRÍDUO PASCAL E SEXTA-FEIRA SANTA

SEXTA-FEIRA SANTA OU SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

SEXTA-FEIRA SANTA: NEM CARNE E NEM PEIXE!

ENTENDA: TRÍDUO PASCAL E SÁBADO SANTO

SÁBADO SANTO OU SÁBADO DE ALELUIA

ENTENDA: DOMINGO DE PÁSCOA

DOMINGO DE PÁSCOA

SIMBOLOS DA PÁSCOA: OVOS DE CHOCOLATE, COELHOS…

 

CLIQUE AQUI PARA APRENDER O HINO DA CF 2015

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR AS PARTITURAS – CF 2015

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MATERIAL DA CF 2015

(As partituras foram disponibilizadas na internet para download pela Paulus em: www.paulus.com.br/loja/appendix/3795.pdf)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta