Entenda: Tríduo Pascal e Sábado Santo

quarta-feira, abril 16, 2014

No final deste artigo você poderá BAIXAR o FOLHETO DA MISSA e ver o VÍDEO EXPLICATIVO.

triduo_sabado_santo

O Tríduo Pascal é composto pelos três dias que antecedem a Páscoa: a Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa ou da Paixão e o Sábado Santo (Sábado de Aleluia). O terceiro dia do Tríduo é o Sábado Santo (ou Sábado de Aleluia ou Vigília da Páscoa ou Vigília Pascal).

A igreja – que permanece com o sacrário aberto, sem Jesus Eucarístico dentro, desde o final da Celebração da Sexta-Feira Santa -, também permanece fechada ou aberta sem nenhuma celebração de Missa. É o dia de grande silêncio e de “luto” pela morte de Jesus.

Geralmente a Missa da Vigília Pascal ou Sábado Santo acontece às 0:00h (meia-noite), como forma de celebrarmos a Ressurreição de Jesus, acontecida durante a noite. Ninguém sabe exatamente o horário de Sua Ressurreição.

A Missa da Vigília se inicia ainda com a igreja com poucas luzes acesas. Inicia-se com a benção do Fogo e da água em local fora da igreja ou na sua entrada.  Ao acender o Círio Pascal (vela grande), o celebrante e concelebrantes entram em procissão com o Círio aceso e proclamando “A Luz de Cristo” (o Círio representa Jesus Ressuscitado, Luz para as nossas vidas) –  (clique aqui e entenda mais sobre o Círio Pascal)

Ao chegar no altar, todas as luzes da igreja se acendem, pois Cristo Ressuscitou para nos trazer a Luz, a vida. Reza-se o EXULTE, como forma de alegria pela passagem de Jesus da morte à Ressurreição. Faz-se também a leitura de 7 passagens bíblicas, com seus salmos e orações.

Após canta-se o Glória com todo entusiasmo, tendo ao fundo o toque de todos os sinos da igreja, em sinal de exultação e alegria, pois estamos comemorando a vitória de Jesus sobre a morte.

Volta-se também a cantar o Aleluia antes da proclamação do Evangelho. O Aleluia não foi cantado durante toda a Quaresma.

Dentro da Celebração do Sábado Santo acontece renovação da promessa do batismo e, quando oportuno, o batismo de crianças e adultos ainda não batizados.

No final da Celebração somos despedidos com um Aleluia DUPLO (Aleluia, Aleluia), como sinal de alegria pela Páscoa do Senhor. Também respondemos com um Aleluia, Aleluia.

Clique aqui para baixar o FOLHETO DA MISSA deste Domingo

(O folheto foi disponibilizado na internet pela Arquidiocese de São Paulo – Brasil)

CLIQUE ABAIXO PARA APRENDER MAIS:

ENTENDA: TRÍDUO PASCAL E QUINTA-FEIRA SANTA

ENTENDA: TRÍDUO PASCAL E SEXTA-FEIRA SANTA

ENTENDA: DOMINGO DE PÁSCOA

O que é a quaresma?

Jejum e abstinência: o que é isso?

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO

QUINTA-FEIRA SANTA

SEXTA-FEIRA SANTA OU SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

SÁBADO SANTO OU SÁBADO DE ALELUIA

DOMINGO DE PÁSCOA

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta