O que muda com a Quaresma?

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

 

quaresma igreja catolica tempo liturgico missa canto da paz 

O que muda na liturgia com o Tempo da Quaresma?

a) na Quaresma não se colocam flores no altar;

b) os instrumentos musicais são reduzidos ao mínimo durante as Celebrações, com o intuito de apenas acompanhar o canto. De preferência toca-se apenas um instrumento e de forma bem sóbria;

c) não se canta o Aleluia, antes do Evangelho, e nem o Glória, como sinal de sobriedade e de recolhimento para que a alegria cristã atinja o seu ponto máximo no Sábado Santo (Sábado de Aleluia), com a Celebração da Vigília Pascal, quando se comemora a Ressurreição de Jesus.

Muitos pensam que a Páscoa só acontece no Domingo de Páscoa. Não é verdade. A Igreja já começa a celebrá-la no Sábado Santo, que se situa entre a Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa.

Ninguém sabe exatamente o horário em que Cristo Ressuscitou. Por este motivo, a Igreja autoriza a celebração da Missa da Vigília Pascal já no início do anoitecer do Sábado Santo, pois para os judeus o dia seguinte se inicia com o surgimento da primeira estrela da noite. Assim, o anoitecer do sábado já corresponde ao Domingo de Páscoa.

Assim, logo após a Celebração da Vigília Pascal, já podemos desejar Feliz Páscoa para nossos amigos, pois já vivemos a alegria da Ressurreição.

d) os paramentos dos Sacerdotes, as toalhas do altar, a cortina do sacrário, panos de enfeites do ambão ("púlpito" onde se faz as leituras) devem ter a tonalidade roxa (cor litúrgica da Quaresma);

e) os sinos das torres das igrejas silenciam-se. Também não se toca a campainha no momento da Consagração da Eucaristia (Transubstanciação). Este silêncio dos sinos só é interrompido na Missa da Quinta-Feira Santa (Celebração da Ceia do Senhor), no momento em que o canto do Glória é entoado, para em seguida, silenciar-se novamente até a Vigília Pascal no Sábado Santo, quando, então, os sinos voltarão a ser repicados e os cantos do Glória e do Aleluia voltarão a ser cantados nas Santas Missas.

f) na última semana da Quaresma as imagens dos santos são cobertos com panos, para que o centro das atenções esteja voltado somente para o altar principal, onde se encontra vivo Nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu para a nossa Salvação.

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. iara disse:

    esse artigo está sendo de muito valor para mim , sou catequista e para falar com as crianças temos que ter bastante detalhes, aqui encontrei ´foto, as cores usadas na quaresma, e muito mais. Obrigada.
    Iara.

  2. joao freitas disse:

    estou mais esclarecido ao ler este artigo. Desejo mauito que todos nos os catolicos neste momento de quaresma usamos o tempo para reflexao, de jejum e oracao, para que possamos alcancar uma vida santa.

  3. Fico muito feliz por Deus dar mais uma oportunidade de fazermos um balanço das nossas vidas,além de eu ser muito pecadora,sou muito infiél,não quero perder minha alma.Amém.Shalom.

  4. Lucia Helena Santos Cavalcante da Silva disse:

    Este artigo esta sendo importante para mim, pois sou catequista e aprendo mais quando falo com os catequizandos e seus pais.

  5. Marta Helena da Silva disse:

    Na quaresma toca o sino qdo consagra as hóstias?

  6. cantodapaz disse:

    CANTO DA PAZ – Marta, o toque das sinetas só é proibido entre o Glória da Missa da Ceia do Senhor (Quinta-Feira Santa) e o Glória da Vigília Pascal (Sábado Santo), ou seja, durante o Tríduo Pascal. Durante a Quaresma pode-se tocar as sinetas. Mas se for costume na igreja local não tocar, também pode-se não tocar. Não existe nenhuma regra neste sentido; apenas a proibição durante o Tríduo Pascal, quando, então, toca-se a matraca (instrumentos de madeira com uma espécie de alça, que ao ser balançado faz um ruído surdo).

Deixe uma resposta