g) Da vida à Bíblia

Segundo este método de leitura da Bíblia, o grupo está atento ao que se passa no mundo que o rodeia e lê a Bíblia na perspectiva da leitura dos acontecimentos da vida. A metodologia concreta está precisamente em escolher um texto ou textos da Bíblia que iluminem um caso importante da vida.

No Brasil, Carlos Mesters personalizou este método, a que foi dado o nome de “Círculos Bíblicos”[1]. O caso da vida poderá ser real e conhecido por todos ou apenas por algum membro do grupo, ou poderá ser também um caso ou situação imaginada, mas paralela a tantas outras da vida real. O animador, ou uma equipa, terá o trabalho de procurar textos bíblicos que possam iluminar aquela situação vital. O grupo debruçar-se-á sobre os dois – Vida e Bíblia – e tirará as devidas conclusões, em ordem ao agir.

Este método mantém muitas semelhanças com o VER – JULGAR – AGIR: ver o caso da vida; este é julgado pela Palavra de Deus; os membros no grupo comprometem-se, finalmente, com o Deus da vida, no seu agir em consequência[2]. Deste modo, a vida é o ponto de partida e o ponto de chegada do grupo, segundo o seguinte esquema tripartido: vida – Bíblia – vida.

Este esquema parte da convicção de que a Bíblia deve estar no centro da vida das pessoas concretas, não é um livro de sacristia, alienante. A Bíblia é o livro sagrado não só da igreja e da liturgia, mas sobretudo da vida dos homens e das mulheres de hoje. Não admira, por isso, que este seja o método mais utilizado em países onde um certo capitalismo produz mais miséria do que riqueza. Integra-se na dinâmica da Teologia da Libertação.

Este método é muito válido porque tem em conta a ideia muito bíblica da presença de Deus na história do mundo e das pessoas e que nos interpela a partir da realidade e do quotidiano. Por outro lado, exige um bom animador, capaz de saber encontrar o texto bíblico próprio para determinada situação da vida.

—————————————————————————-
[1]. Ver Caderno do Animador, Difusora Bíblica, Lisboa, 1992, p.103-104.

[2]. Ver Caderno do Animador, Difusora B

comentário(s)

  1. Ir. Vergínia disse:

    Parabéns!
    Gostaria de receber os artigos por e-mail
    Desde já muito obrigada!

  2. Mario Stargell disse:

    I just wanted to comment and say that I really enjoyed reading your blog post here. It was very informative and I also digg the way you write! Keep it up and I’ll be back to read more in the future

Deixe uma resposta