Religião e Ciência: quem foi o Padre Georges Lemaitre?

sexta-feira, janeiro 1, 2021

Padre Lemaître e Einstein

TEORIA DO BIG BANG

Georges-Henri Édouard Lemaître, nasceu na Bélgica em 17 de julho de 1894, falecendo em 1966. Foi padre, astrônomo, cosmólogo e físico belga.

Lemaître propôs o que ficou conhecido como teoria da origem do universo do Big Bang (Teoria do Big Bang), que ele chamava de “hipótese do átomo primordial” ou também conhecido como “ovo cósmico”, a qual afirmava que o universo se expandiu após uma “explosão” e que, este mesmo universo continua em expansão e em evolução. Esta teoria foi posteriormente foi desenvolvida por George Gamow.

A hipótese de Lemaître estipulava que todo o universo (não somente a matéria, mas também o próprio espaço) estava comprimido num único átomo chamado de “átomo primordial” ou “ovo cósmico”. O estudioso afirmava que a matéria comprimida naquele átomo se fragmentou numa quantidade descomunal de pedaços e cada um acabou se fragmentando em outros menores sucessivamente até chegar aos átomos atuais numa gigantesca fissão nuclear.

O padre Georges Lemaître foi um dos maiores gênios da história da física e da cosmologia, além de exímio matemático. Estudou em Cambridge, Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Revolucionou a cosmologia para além do que pensava o próprio Einstein, de quem mais tarde se tornaria amigo.

Como aconteceu o primeiro contato com Einstein?

Em Bruxelas, na Bélgica, no Instituto de Química e Física Solvay, normalmente de três em três anos se realiza, há mais de um século, a chamada Conferência de Solvay, que reúne os maiores cientistas do mundo em física e química.

A mais famosa desta conferência aconteceu em 1927. Nesta época a chamada Física Quântica estava “em alta”. Por isso, na conferência de 1927 estavam presentes os grandes físicos Heisenberg, Planck, Marie Curie, Bohr, Einstein…

Conferência de 1927 (Einstein está no meio, na primeira fila)

Durante o evento aproximou-se de Einstein um padre de 31 anos. Era Lemaître, que havia acabado de fazer uma publicação demostrando, com uma elegante matemática, que o universo estava se expandindo, além de calcular até a velocidade desta expansão.

Ao tomar conhecimento de tal teoria, Einstein não concordou com ela, apesar dele mesmo já ter percebido, através de suas próprias fórmulas matemáticas, que a gravidade era capaz de fazer o universo se contrair. Por não aceitar a contração do universo, Einstein, ao formular a Teoria da Relatividade, colocou na fórmula de cálculo uma constante, chamada de “Constante Cosmológica”. Com este acréscimo matemático, o universo poderia ficar estático, parado, imutável e eterno. Tempos depois, Einstein declarou que esta constante foi “o maior erro” da sua vida.

O Padre Georges Lemaître, analisando os cálculos de Einstein, não só recolocou a Constante Cosmológica na fórmula, como também corrigiu as tendências que as fórmulas de Einstein apresentavam, concluindo que o universo se expandia.

Mais tarde Einstein reconheceria que o Padre Lemaitre estava certo.

Einstein e Lemaître tornaram-se amigos, Em algumas ocasiões chegaram até a dar palestras nos mesmos eventos.

(fonte: https://diariodovale.com.br/colunas/o-padre-que-desafiou-os-maiores-cientistas-de-sua-epoca-e-venceu/ e Wikipedia – Texto modificado para um melhor entendimento)

#TeoriaDoBigBang

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta