Advento: Nossa Senhora no advento e a Solenidade da Imaculada Conceição?

domingo, dezembro 6, 2020

Estamos no Tempo do Advento. Daí surge uma pergunta: por que a Solenidade da Imaculada Conceição (significa Maria concebida sem o pecado original) aparece em pleno advento, sendo celebrada no dia 8 de dezembro? Diga-se de passagem que esta Solenidade está lindamente colocada justamente durante o advento, que é o tempo de recordação da primeira vinda do Senhor e da docilidade da Virgem ao plano da salvação e de preparação para a Sua segunda vinda gloriosa. Leiamos o texto abaixo:

“O culto à Virgem Maria no tempo do Advento e a Solenidade da Imaculada Conceição

1) Na Liturgia da Igreja, celebramos a obra da nossa redenção, isto é, o mistério Pascal de Jesus Cristo. Embora venere com especial amor e devoção a Virgem Maria ao longo do ano litúrgico, e, sendo seu culto um elemento intrínseco dentro das celebrações litúrgicas anuais, o culto mariano é essencialmente cristológico, pois tudo o que é relativo à Virgem Maria refere-se a Cristo e tudo depende dele.

O fundamento desse essencial amor e devoção à Mãe de Cristo é que, ela está indissoluvelmente unida à obra de salvação do seu Filho; em Maria, a Igreja vê e exalta o mais excelso fruto da Redenção; em Maria contempla, qual imagem puríssima, o que ela, toda ela, com alegria deseja e espera ser, como nos afirma a Constituição Sacrossanctum Concilium,103.

2) Entre as celebrações do Ano Litúrgico, o Advento é um tempo litúrgico marcadamente mariano e deve ser considerado como um momento particularmente adequado para o culto da Mãe do Senhor. Recordemos o que diz Paulo VI na Exortação Apostólica Marialis cultus:

“Assim, no tempo do Advento a Liturgia, não apenas na altura da solenidade de 8 de dezembro, celebração, a um tempo, da Imaculada Conceição de Maria, da preparação radical (cf. Is 11,1.10) para a vinda do Salvador e para o feliz exórdio da Igreja sem mancha e sem ruga, recorda com frequência a bem-aventurada Virgem Maria…; (também) no domingo que precede o Natal, quando faz ecoar antigas palavras proféticas acerca da Virgem Mãe e acerca do Messias e lê episódios evangélicos relativos ao iminente nascimento de Cristo e do seu Precursor.”(Marialis cultus, 3)

3) Mais ainda, no tempo do Advento, a Virgem Maria é modelo do cristão que, na alegre esperança, aguarda a vinda do Senhor:

Desta maneira, os fiéis que procuram viver com a Liturgia o espírito do Advento, ao considerarem o amor inefável com que a Virgem Mãe esperou o Filho, serão levados a tomá-la como modelo e a prepararem-se, também eles, para irem ao encontro do Salvador que vem, “bem vigilantes na oração e… celebrando os seus divinos louvores”… A Liturgia do Advento, conjugando a expectativa messiânica e a outra expectativa da segunda vinda gloriosa de Cristo, com a admirável memória da Mãe, apresenta um equilíbrio cultual muito acertado, que bem pode ser tomado como norma a fim de impedir quaisquer tendências para separar, como algumas vezes sucedeu em certas formas de piedade popular, o culto da Virgem Maria do seu necessário ponto de referência: Cristo. (Marialis Cultus,4)

A Solenidade da Imaculada Conceição é um dia de festa de preceito. No Brasil, esta solenidade, possui um privilégio, concedido pela Santa Sé, para ser celebrada inclusive quando o dia 08 for um domingo…

(…)

Celebrando a liturgia, inspiramo-nos na Virgem, a Filha de Sião, esperando a realização da promessa e, como Ela, que é modelo da Igreja, digamos ao Esposo: Vem, Senhor Jesus!”

(autor do texto entre aspas: Padre Moisés Ferreira – presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Liturgia da Arquidiocese de Olinda e Recife – fonte: https://www.arquidioceseolindarecife.org/ – o texto sofreu pequenas modificações para uma melhor compreensão).

#AdventoVirgemMariaImaculada

  ENTENDA A COROA DO ADVENTO

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. MARIA JOSÉ GARCIA disse:

    QUE BÊNÇÃO! LOUVADO SEJA DEUS, PARA SEMPRE!!!

Deixe uma resposta