Música Franciscana: Carta de Santa Clara

sexta-feira, outubro 18, 2013

CONTINUAÇÃO

SEGUNDA CARTA DE SANTA CLARA A SANTA INÊS DE PRAGA

1 À filha do Rei dos reis, à serva do Senhor dos se- nhores (Ap 19, 16), à mui digna esposa de Cristo e nobre rainha Inês, 2 Clara, inútil (Lc 17, 6) e indigna serva do Senhor dos senhores, e votos de saúde e perseverança na altíssima pobreza.

3 Rendo graças ao autor de todas as graças, do qual emanam todas as boas dádivas e os dons perfeitos (Tg 1, 17), que te adornou com tantas virtudes e tantos sinais de perfeição, 4 de modo que sendo uma imitadora perfeita e diligente da perfeição do Pai (cf. Mt 5, 49) tenhas também tu chegado à perfeição e seus olhos já nada de imperfeito em ti encontrem (cf. Sl 138, 16).

5 Esta é aquela perfeição pela qual o Rei dos Céus se unirá a ti na mansão celeste, onde reina sentado num trono de estrelas. 6 Pois que desprezaste a glória da realeza terrena, e renunciaste às delícias dum casamen- to imperial 7 tornaste-te imitadora da altíssima pobreza e em espírito de grande humildade e ardente caridade, seguiste as pegadas d’Aquele que te achou digna para esposa.

8 Conhecendo eu a fama das tuas virtudes, quero, no entanto, poupar-te com desnecessários elogios verbais, 9 ainda que a ti não te pareça supérfluo nada que de alguma maneira te possa trazer consolação. 10 Mas, como uma só coisa é necessária (Lc 10, 42), a uma só coisa te chamo a atenção por amor d’Aquele a quem te ofereceste como vítima santa e agradável (cf. Rom 12,1). 11 Eu te exorto a não esqueceres o teu santo propósito e qual outra Raquel (Gn 29, 16), não percas de vista as motivações de início;

mantém-te firme
no que já alcançaste;
sê constante no que fazes;

12 não desanimes no caminho,
corre veloz,
com passo leve e sem tropeçar;
que nem a teus pés o pó se apegue;

13 avança segura,
alegre e jovial,
no caminho da felicidade,

14 não acredites nem confies
em quem te tentar desviar
deste propósito;
ultrapassa todo o obstáculo do caminho, e sê fiel ao Altíssimo (cf. Sl 150, 14)
no estado de perfeição
a que te chamou o Espírito Santo.

15 Para caminhar com mais segurança na senda dos mandamentos do Senhor, segue os conselhos do nos- so venerável pai e irmão Frei Elias, Ministro Geral. 16 Prefere os seus conselhos a qualquer outro e estima- -os mais que o dom mais precioso. 17 Se, pois, alguém, te disser ou sugerir algo que impeça a tua perfeição ou que vá contra a tua vocação divina, não sigas o seu conselho, mesmo que te mereça muita veneração, 18 antes, como virgem pobre, abraça a Cristo pobre. 19 Contempla-O desprezado por teu amor e segue-O tornando-te desprezível por Ele neste mundo. 20Contempla, nobre rainha, o teu Esposo. Sendo o mais belo dos filhos dos homens (cf. Sl 44, 3), transformou-se, para tua salvação, no mais desprezível dos mortais. Morreu na Cruz, no meio dos maiores sofrimentos, golpeado e vezes sem conta açoitado em todo o corpo. Olha, medi- ta e contempla e que o teu coração se inflame na sua imitação.

21 Se Com Ele sofreres, com Ele reinarás;
se com Ele chorares, com Ele exultarás;
se com Ele morreres na Cruz da tribulação,
com Ele habitarás na glória dos santos (Rm 8, 17), na mansão celeste,
e teu nome será gravado

22 no livro de vida
e para sempre glorificado entre os homens (Ap 3, 5).

23 Em vez das honras terrenas e transitórias terás para todo o sempre a glória do Reino celeste, participa- rás dos bens eternos em troca de bens perecíveis e viverás uma felicidade sem fim.

24 Adeus, querida irmã e senhora. Sê forte no Senhor, teu Esposo. 25 N’Ele me recomendo às tuas piedosas orações, juntamente com minhas irmãs. Rejubilemos pelo bem que o Senhor, pela sua graça, em ti realiza. Encomenda-nos às orações das tuas irmãs.ontra a tua vocação divina, não sigas o seu conselho, mesmo que te mereça muita veneração, 18 antes, como virgem pobre, abraça a Cristo pobre. 19 Contempla-O desprezado por teu amor e segue-O tornando-te desprezível por Ele neste mundo. 20Contempla, nobre rainha, o teu Esposo. Sendo o mais belo dos filhos dos homens (cf. Sl 44, 3), transformou-se, para tua salvação, no mais desprezível dos mortais. Morreu na Cruz, no meio dos maiores sofrimentos, golpeado e vezes sem conta açoitado em todo o corpo. Olha, medi- ta e contempla e que o teu coração se inflame na sua imitação.

(Texto entre aspas retirado de: www.franciscanos.org.br)

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. tercilia disse:

    muito lindo,a juventude tem q saber mais sobre a espiritualidade destes
    grandes santos!

  2. Lécio disse:

    Paz e Bem!
    Faço parte da Família Franciscana(OFS) é um lindo caminho de espiritualidade, este canto baseado na segunda carta de Clara a sua irmã Inês é um dos textos mais belo de seus escritos. Parabéns por partilhar tão lindo carisma vivendo assim a virtude do desapego.
    Abraço fraterno em Cristo, Francisco e Clara.

Deixe uma resposta