Fogueiras da Festa Junina

sábado, junho 18, 2011

 

FOGUEIRAS DA FESTA JUNINA

O costume de acender a fogueira começou para avisar a todo mundo o nascimento de São João Batista. O bebê era filho de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. As fogueiras eram também usadas para comemorar as colheitas na Europa antiga.

Existem três tipos de fogueira, uma para cada santo junino. A fogueira de São João tem forma de um cone. Na fogueira de Santo Antônio, as madeiras são empilhadas formando um quadrado. Já a fogueira de São Pedro tem a forma de um triângulo. A fogueira é acesa pontualmente às 18h, que é o horário da Ave Maria.

No Brasil, as cidades de Caruaru (em Pernambuco) e Campina Grande (na Paraíba) competem para saber qual faz a maior festa junina do País

Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são para "acordar São João". A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à Terra.

(fonte: www.anallia.com.br)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Sandra disse:

    Adoro Festa Junina, quando era criança sempre ia nas festas da escola, agora vou na festa da escola da minha filha e nas festas da igreja também, é muito bom e adorei saber um pouco mais sobre essa festa no seu artigo. Parabéns, beijos…

    Sandra

  2. Maria das Graças Costa Martinelli disse:

    Adoreiiiiiiii. Muito obrigada. Quero continuar recebendo os artigos.

  3. iruni piano disse:

    Muito bom, fácil para os alunos entenderem.Gostaria se possível,receber trovas, desafios e músicas para alunos de 2º até 5º anos.Desde já agradeço.Os artigos que sempre me são enviados os aproveito bastante.

Deixe uma resposta