Clarissas Capuchinhas: adeptas do rock?

sexta-feira, julho 23, 2010

 

Esta música "Diante da Cruz" faz parte do CD "Diante da Cruz" das Clarissas Capuchinhas do Amapá, Brasil. As religiosas da Ordem de Santa Clara procuram desta forma falar a linguagem dos jovens, pregando o Evangelho também pela música, trazendo-os para junto de Jesus Cristo e de Sua Igreja, mediante a fé na Redenção obtidas pelo Senhor com sua morte na Cruz.

A voz principal é da Irmã Maria Giuliani, acompanhada pela Irmã Maria Paula.

Apenas para aumentar o seu conhecimento, é interessante que se diga que as Irmãs Clarissas Capuchinhas são um ramo dentro da Ordem de Santa Clara. Não foram fundadas diretamente por Santa Clara e São Francisco de Assis, mas por uma nobre senhora espanhola. Conheça um pouco mais sobre estas Irmãs contemplativas:

"Assim chamada por observar a Regra de Santa Clara e por esta confiada ao cuidado espiritual dos Frades Menores Capuchinhos. Foi fundada pela nobre senhora Maria Lorenza Llonc, espanhola, cujo nome foi italianizado em Maria Lorenza Longo, por ter vivido e atuado em Nápoli-Itália. Maria Lorenza era esposa de Juan Llonc, Regente da Chancelaria Régia, que foi para Nápoli com o rei Ferdinando, o católico, no final do ano de 1506. Maria estava com 43 anos de idade e doente de uma paralisia, causada pela vingança de uma empregada que, tendo sido admoestada, numa festa deu-lhe uma bebida envenenada.

Uns anos após a chegada em Nápoli, ficou viúva. Participou de peregrinação em vários Santuários. No Santuário de Loreto, ao ouvir com muita fé a proclamação do Evangelho da cura de um paralítico, Maria foi milagrosamente curada. Decidiu, então dedicar-se à assistência dos doentes e a outras obras de misericórdia.

Tornou-se uma figura central da beneficência napolitana.

Em 1522, ficou responsável pela direção do Hospital dos Incuráveis, dedicando seu tempo e seu cuidado também à assistência pessoal deles, com incansável amor.

Em 1530 chegaram em Nápoli também os primeiros Frades Capuchinhos, acolhidos por ela nas dependências do Hospital. Ela, no entanto, cultivava o desejo de consagrar o resto da própria vida  na oração e na penitência, sob a direção  inspirada de São Caetano de Thiene.

Em 1535, o Papa Paulo III a autorizava a construir um Mosteiro de Irmãs da Ordem Franciscana sob a Regra de Santa Clara.

Em 1536, o Papa Paulo III autorizava a fundadora a receber candidatas para aumentar o número de Irmãs que já eram 12, para 33. E no mesmo ano, o Papa a nomeou Madre Abadessa do Mosteiro de Santa Maria em Jerusalém, da Ordem de Santa Clara com o poder de indicar uma sucessora.

Em 1538, dia 10 de Dezembro, o Papa Paulo III, confiou aos Frades Capuchinhos a direção espiritual das religiosas.

Maria Lorenza tinha entrado de cheio na Corrente Espiritual Humanística de inspiração bíblica do fim do século XV, que ensinava uma espiritualidade derivada de São Paulo, toda orientada para o amor, como escada a Deus e como impulso para fazer o bem ao próximo, mas sob a guia dos Capuchinhos. Imprimiu na comunidade um estilo de vida, por lado mais Franciscano e aderente ao espírito da Regra de Santa Clara que observamos até hoje. Por outro lado, mais austero,  sobretudo pelo que se refere à separação do mundo.

Quanto a pobreza, não se exige dote às que entram e nem se pode ter propriedade alguma… Vivemos do trabalho de nossas mãos e da Providência do Senhor. Vestimos roupas simples e celebramos a Liturgia das horas nas intenções  das necessidade da Igreja e do mundo inteiro."

(fonte do texto entre aspas: http://vocacionalclarissascap.zip.net/)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Minhas queridas irmãs,que benção o que as senhoras estão fazendo,tem tantas jovens (perdidas por ai) e tantas jovens que não sabem onde ir,e nesse mundo só tem lobos pra devorar as ovelhas.Shalom.

  2. Odacir disse:

    Gostei do artigo, me ajudou no que buscava. Obrigado.

  3. Éric Luiz Neves Nascimento disse:

    Bom dia, Paz de Cristo!
    Gostaria de ressaltar, referente a pergunta: “Irmãs Clarissas Adeptas do Rock?” que sem dúvida este CD foi inspirado por Deus, esta é a prova de que podemos sim conservar nossos modos de vida em Deus, e que podemos utilizar de nossos dons dados por Ele, para atingirmos a evangelização em todo lugar. O primeiro CD chamado A PAZ TÃO ESPERADA é bem diferente deste segundo, mas já apresenta características maravilhosas destas jovens enclausuradas buscando essa juventude que tem fome de Deus e ainda não sabe que fome é esta; para esta juventude que cedo se perde pelo mundo e pensa que ser frade ou freira é coisa para velhos. Dentre vários dons que as Irmãs através da arte desenvolvem aqui no Amapá, este é um dos quais mesmo enclausuradas lançam-se ao mundo através destas músicas para evangelizar. Os 2 CD’s apresentam músicas oracionais, de adoração, de louvor, de exaltação etc… negar a esta inspiração é negar que Deus fale através destes dons. Quase sempre o rock é destacado com preconceito, no entanto temos na Igreja Santa muitos músicos destes estilos resgatando jovens perdidos, como: Anjos de Resgate, banda Iahweh etc… e ainda o que me deu mais certeza de que rock também é de Deus foram os depoimentos de nosso querido Padre Zezinho em favor da música rock.
    Parabéns as irmãs Clarissas e venho agradecer a grande oportunidade de trabalhar com vocês neste CD, e a oportunidade de conviver e aprender tanto com vocês.
    Deus abençoe a todas vocês sempre!!

  4. André disse:

    Parabéns pelo Site é muito bom e útil para os Católicos.]

    Faço parte de uma Banda Católica e queriamos fazer uma regra de Vida por Escrito (quero saber se vocês tem algum modelo). Pois também queremos fazer uma missa de consagração e ter um Diretor Espiritual para que a Banda e nós possamos crescer espiritualmente.

    Obrigado pela atenção.

  5. andressa carvalho disse:

    irmãs que privilegio nos temos de compartilhar esse artigo,muito util em nossas vidas!

  6. Silvia Pereira a Silva disse:

    Gostei, acho que a igreja deve inovar, moro em Florianopolis onde encontro o conventos da irmas clarissas capuchinhas, fiquem com Deus Silvia.P.Silva.

  7. Leo, noviço cap disse:

    Que belo!

  8. Éric Nascimento disse:

    Olá, Paz de Cristo, venho anunciar que em breve as Irmãs Clarissas estarão lançando seu terceiro CD chamdo “Sob a Luz do Teu Olhar”, trata-se de um albúm comemorativo aos 800 anos da Vocação Clariana. É com grande felicidade que estou a produzir mais uma vez estas belas jovens ferramentas de Deus.
    Sou suspeito de falar, (risos)mas essas músicas estão lindas.
    Acredito que em janeiro de 2013 estará a venda.

  9. Éric Nascimento disse:

    Olá, estou aqui para anunciar que o novo CD das Irmãs Clarissas “800 Anos Sob a Luz do Teu Olhar” já está a venda no site: http://www.claracantamacapa.com

Deixe uma resposta