Santa Clara: uma visão feminina do mesmo ideal

quinta-feira, julho 2, 2009

 

Acima lhes oferecemos uma versão em inglês do primeiro vídeo de nossa produção: SAINT FRANCIS OF ASSISI AND SAINT CLARE OF ASSISI, que está hospedado no Youtube. De igual forma oferecemos, a seguir, um belo e pequeno artigo franciscano, que lhes dará uma pequena luz sobre quem foi Santa Clara de Assis.

"A ESPIRITUALIDADE: Santa Clara foi uma verdadeira mestra da vida espiritual. Espiritualidade é uma maneira de viver de acordo com a fé, ou de viver a "vida do espírito". Não é uma ciência nem uma teoria e, por isso, embora trate das coisas de Deus e das coisas da alma, e pressuponha um bom conhecimento vivencial dessas realidades, não se confunde nem com a teologia nem com a psicologia. Para Clara, contemplar é contemplar Jesus. Nós só vemos Deus indiretamente, como em um espelho, e o espelho é Jesus Cristo, Deus feito homem. Nós amamos Deus, a Glória, mas só conseguimos nos entregar ao esplendor da Glória, aos raios de sua Luz que nos atingem – e o esplendor é Jesus Cristo. Da substância divina, nós só conseguimos viver a sua figura, aquilo tudo que chegou a nós em Jesus Cristo. Jesus Cristo é o objeto total de nossa contemplação. Quando contemplamos, o que entra pelos nossos olhos, os olhos do corpo e os olhos do espírito, é Jesus Cristo.

RENOVAÇÃO A PARTIR DO FEMININO: Quando lemos Santa Clara, temos, ao mesmo tempo, a sensação de encontrar algo muito antigo e jubilosamente novo. Porque ela diz o mesmo que foi dito por São Francisco, mas de uma maneira pessoal. A gente encontra o mesmo Jesus Cristo Pobre e Crucificado, o mesmo Irmão, o mesmo Esposo, o mesmo Amigo. mas a apresentação é original. Clara ensina a espiritualidade franciscana de um outro ângulo. E essa sua visão feminina chama a nossa atenção porque…, todos, homens e mulheres, nos sentimos carentes de um feminino válido e profundo, que a nossa cultura ocidental ignorou, impediu, e parece mesmo ter perdido. Nós nos sentimos isolados pelo individualismo e pelo subjetivismo, somos ilha no meio do povo e da multidão. Quando falamos em povo, não temos mais o calor humano da familiaridade, porque a palavra virou uma expressão fria da ideologia. Como é importante voltar a poder encontrar um povo família, em que nos sintamos alguém! Por isso nos encantamos ao ouvir Clara falando em Jesus Cristo e em nossas mínimas realidades de uma forma tão humana, tão quente, tão feminina. É desse feminino que estamos precisando. Francisco encanta a humanidade por ser um homem que equilibrou o feminino. Clara, por ser uma mulher que equilibra o masculino. Como ele deu ternura à força dos grandes homens, ela deu vigor a sabedoria das mulheres plenas."

(fonte: http://www.procasp.org.br/textos.php?id_texto=28 – números 3 e 4)

   CLIQUE AQUI PARA VER A VERSÃO DO VÍDEO EM PORTUGUÊS – SÃO FRANCISCO DE ASSIS E SANTA CLARA DE ASSIS

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Tiena disse:

    Eu e meu filho,Yan que tem apenas 6 anos, assistimos e eu li o artigo para ele. Nós gostamos muito, até ficamos com vontade de ver mais…

  2. Elda disse:

    Deus sempre nos mostra o caminho procurei ouvir músicas catolicas e Deus me mostrou este lindo site!
    Parabens pelo trabalho! Que Deus abençoe todos vocês!

  3. Luiz Aparecido Menezes de Godoy disse:

    Legal este site.Descobri-o procurando receitas de doces portugueses.

Deixe uma resposta