A origem das notas musicais: você conhece?

domingo, julho 13, 2008

 

ORIGEM DAS NOTAS MUSICIAS

Um monge chamado Guido d’Arezzo, teve a ideia de utilizar o Hino a São João, para marcar as notas do que seria a escala musical. Guido utilizou a primeira sílaba de cada estrofe do hino, menos para a última, que se formou com a primeira letra de cada uma das duas palavras da estrofe. 

Hino:

Ut quaeant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labii reatum
Sancte Ioannes

 

Tradução:

"para que as maravilhas de tuas obras possam ressoar na voz serena do teu servo, limpa o pecado do seus lábios manchados, oh São João".

Um músico italiano, de sobrenome Doni, constatou que era difícil solfejar com la nota ut porque terminava en uma consoante surda. Então, teve a ideia de substitui-la com a primeira sílaba do seu próprio sobrenome (Doni). Ainda hoje na França se utiliza a nota Ut.

(fonte: pt.wikipedia.org)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Elayne Meirelles disse:

    Por intercessão francisclariana, encontrei este site. Simplesmente lindo e perfeito. Sou franciscana secular, como conhecedora do conteúdo, está de ótima qualidade… Avante, avante!

  2. Luana disse:

    Este site é 10.

  3. Luciene Pires disse:

    Parabéns pelo site. Esta muito bom!

  4. Valdir Patricio Silva disse:

    Por favor me envie um trabalho sobre a estabilidade da nota musical dó. Como ela foi definida como referencia para todas as escalas.

    Grato

  5. MARIA OLIVIA disse:

    Queridos irmãos Franciscanos ! PAZ E BEM !( estou lutando com o computador, parece maluquinho! ) Como professora de música aposentada achei maravilhosa a idéia de colocar esta informação. A História da Música (vários autores) conta como surgiram as” Escalas Modelo” .Mas, é preciso procurar pelo nosso amigo PITÁGORAS, lá na Grécia…Sucesso na busca ! M.Olívia OFS

  6. sthephanie disse:

    é bem interessante ,tanto o texto quanto o site pois ele é puro espirito e eu sou evangelica e amo tudo isso!”!!!legal”’!!!!!

  7. cantodapaz disse:

    **** Sthephanie, seja bem-vinda ao nosso site católico. Somos todos filhos do mesmo Pai do céu e irmãos em Jesus Cristo. Somos uma só família, pois todos somos cristãos. Um abraço. ****

  8. islandia disse:

    otimo pois mim ajudou no trabalho da escola………..vlw

  9. Amanda disse:

    Este site me ajudou a saber mais um pouco sobre as notas musicais…
    Porque eu tenho um trabalho para fazer e que é sobre esse tipo de assunto!…

Deixe uma resposta