Pentecostes – Espírito Santo, Paráclito: o que é isso?

domingo, abril 27, 2008

Como todos nós sabemos, Jesus usava palavras e imagens populares, durante as Suas pregações, com a intenção de que o povo mais simples O conseguissem entender. Assim falou do Espírito Santo, chamando-O de Paráclito. Esta palavra vem do grego e significa mais ou menos isso: "aquele que fica ao lado".

Este termo, paráclito, vinha já dos tempos antigos e era uma palavra usada nos tribunais. Naquela época os acusados não tinham advogados de defesa e nem de acusação. Eles mesmos precisavam se defender sozinhos e conseguir testemunhas que pudessem comprovar a sua inocência. Acontecia, porém, – como era de se esperar – que muitas dessas pessoas, mesmo sendo inocentes, não conseguiam provar que o eram, ou porque suas testemunhas eram "fracas" ou porque seus argumentos não convenciam. Muitos deles eram condenados injustamente.

Ocorria, porém, que essa situação podia ser mudada. Caso houvesse alguém presente na assembléia, que fosse uma pessoa com uma fama irrepreensível, considerada como totalmente verdadeira e honesta, isenta de qualquer erro, esta pessoa podia interceder por quem estava sendo acusado.

Deste modo, esta pessoa com  uma excelente fama levantava-se e ia ao encontro do acusado, colocando-se ao seu lado, sem dizer sequer uma palavra. Ficava em silêncio, mas sua presença, com sua fama honesta e verdadeira, bastava como uma garantia de que o acusado era inocente. Não precisava dizer nada. Esta pessoa era conhecida nos tribunais como PARÁCLITO, ou seja, como aquele "que se colocava ao lado" e que intercedia.

Agora entendemos porque Jesus chamou o Espírito Santo de Paráclito e prometeu que Ele ficaria ao nosso lado. Ele é e será sempre o nosso DEFENSOR. Não precisamos temer o mal ou as tempestades em nossas vidas, pois Jesus prometeu:

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós." (João, 14, 16-17). (resumo feito a partir da homilia proferida por Mons. Manuel Moreira Vieira – Rio de Janeiro – em 27/04/08)

Felizmente a Igreja Católica recuperou e afervorou a sua devoção ao Espírito Santo, que ao longo dos tempos começou a ficar meio esquecida, através do surgimento da Renovação Carismática Católica (em Portugal conhecida como "Renovamento Carismático"), nos anos 70. Jesus sempre providencia para que Sua Igreja permaneça dentro da verdade e no rumo certo.

Quanto à palavra PENTECOSTES, que é o nome dado para o dia em que comemoramos a festa (a Solenidade) do Espírito Santo, ela significa "cinquenta", ou seja, 50 dias após a ressurreição, a Páscoa, Jesus nos mandou o seu Espírito, para nos consolar, nos defender e nos dar forças. Para não esquecer mais, é fácil fazer uma associação de números lembrando da seleção brasileira que é PENTA-CAMPEÃ, ou seja, 5 vezes campeã. Assim, penta = 5 = 50.

PARA LER MAIS SOBRE O ESPÍRITO SANTO, CLIQUE AQUI

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Custódia Santos disse:

    Gostei muito da comparação do Espírito Santo, com testemunhas credíveis em tribunal. essa imagem, levará mais pessoas a compreender melhor a acção do Espírito em nós. Também gosto muito de uma expressão de S. Paulo que diz: o “Espírito intercede por nós, com gemidos inefáveis.” Todos os dias de manhã, peço ao Senhor que envie o Seu Espírito para me conduzir e conduzir todos os que eu amo e que ELE ama, que são todos os homens. Glória a ELE para sempre. Amém

  2. celso chagas disse:

    A PAZ DE CRISTO E O AMOR DE MARIA A TODOS!!!! GOSTARIA DE SABER COMO ENVIO PARA OS FILHOS, COM E-MAILS DIFERENTES, ESTAS MESAGENS IMPORTANTES , AINDA, NA FORMAÇÃO ESPIRITUAL DELES… MUITO ORIGADO POR TUDO.. CHAGAS

  3. Wilson Piotto disse:

    Jesus Cristo Misericordioso, ao nos enviar o Consolador prometido, que é o Espírito Santo Paráclito, o qual recebemos através do Batismo de Fogo na Pia Batismal e que nos acompanhará até a morte, ocasião em que também nos tornaremos Espírito, vem nos confirmar a grandiosidade de seu coração Misericordioso para todos os povos e nações. Por esta razão devemos trabalhar árduamente para a conversão e o batismo, para a salvação daqueles nossos irmãos que continuam pagãos.

  4. cantodapaz disse:

    **** Chagas, na barra marrom no alto do site existe o “recomende este site”. Um abraço. ****

  5. Aleadal Filho disse:

    Excelente. Este tipo de catequese, muito carente entre os católicos, deve estar sempre e sempre mais fecundo. Ao se aprender a respeito das nossas questões de fé, as quais hoje pouco se escutam nas homilias, está sendo preparado o terreno onde pode a (semente) fé germinar, crescer e dar bons frutos. Parabéns.

  6. Otávia disse:

    Procurei este site p/obter uma resposta sobre a vida de Sto. Antônio de Pádua e encontrei muito mais q uma resposta. Gostei mto.

  7. Odair Silva Ramos disse:

    Paz e Bem! Katia voce escreve este site no Brasil ou em Portugal? Parabéns pelo site. A cada dia fico mais admirado pelo conteudo e por ser franciscano sou suspeito em falar sobre o que estou sempre presenciando.

  8. fatima disse:

    estou maravilhada com as respostas que vcs me deram sobre o paráclito! como é bom ser católico e como a nossa igreja tem pessoas que conhecem a palavra de Deus. obrigado.

  9. Raquel disse:

    Oi
    Este site me ajudou muito a dar continuidade a crisma. É bom porque diversas vezes as pessoas falam que a internet não presta…mas presta sim ai está uma prova. Obrigado! Beijos.

  10. Wilma disse:

    Vocês estão de parabéns! como é bom nos depararmos com o site onde tira nossas dúvidas de uma maneira simples e eficaz.

    Wilma

  11. Juan Dario E. -Paraguay disse:

    Estuve buscando el significado de la palabra “Paráclito” y gracias a uds. encontre más que una respuesta física, sino una respuesta espiritual. Gracias y adelante.

  12. cantodapaz disse:

    *** Agradecemos a todos pela belas palavras de elogio. Agradecemos ao Juan, do Paraguai, por seu incentivo. Juan, Gracias por su visita a nuestro sitio y por sus palabras. ****

  13. Suzana disse:

    Obrigada por esse ensinamento.

  14. joao freitas disse:

    Neste artigo faz me aprofundar mais a minha fé e compreensão sobre o Espirito Santo PARÁCLITO que antes era estranho para mim. Eu estou entrando no movimento de CFC (Couple For Christe) que pertence à Igreja Catolica, e agora temos um plano para fazer um retiro para reflectir sobre a vinda do Espirito Santo. Peco ajuda de Voces caros irmaos em Cristo, para nos enviar uma actividade de retiro que serve como modelo de reflexao para nos. Espero que esse meu pedido não vos incomode. Muito obrigado pela vossa santa atenção. Unidos em Cristro.

  15. Elizabeth disse:

    Ótimo esse artigo. Me ajudou a compreender o significado de Paráclito de acordo com a Igreja Católica.

  16. marcela disse:

    ótimo. fácil de entender, uma linguagem simples que orienta desde o fato hitórico até a mística

  17. Itelvino Sicotche disse:

    Procurando o tema de Pentecoste para alimentar o espirito dos meus catequizando em relaçao a descida do Espirito Santo,acabei encontrando este bendito artigo com nome,e exemplos claros acerca do assunto,porque é este testemunho que os Cristão Catolicos querem levar a todos que querem aderir a nossa Fé.Só lamentar um pouco por causa do numero dos catecumenos que Baptizam diariamente e depois abandonam a nossa religiao.Será que o espirito nao lhes fortificam?

  18. Gostei muito e tudo isto nos faz bem

  19. regina disse:

    Maravilhoso enviei para mais pessoas. Que o Espirito Santo, derrame todos os dons, em toda a equipe.

  20. luis claudio disse:

    muito esclarecedor, a partir de hoje esta página está em meus favoritos. DEUS VOS ABENÇOE.

  21. Bruno disse:

    Gostei muito do texto. Até tomei a liberdade de citá-lo como referência em um texto no meu blog. De coração esse texto é extremamente forte e glorifico a DEUS por ter usado você para pública-lo.

    Paz.

  22. Raul Pereira disse:

    Muito bom,

    Gostei muito de tirar dúvidas sobre PARÁCLITO.

    Parabéns.

  23. Auxiliadora Jacob disse:

    Como é bom nós termos pessoas que possam nos esclarecer mais o significado daquilo que ainda não temos conhecimento.
    Amei a explicação sobre o Espírito Santo. Que Ele continue sempre ao nosso lado. Tenho certeza que sim.
    Amém

  24. anna gaspar disse:

    É um texto tremendo, e não saberei opinar.
    Aproveito para enviar meu novo e-mail:
    gasparanna2@gmail.com

  25. livio disse:

    muito bom! adorei o texto! que Deus continue iluminando. grande abraço.

  26. aurineide disse:

    ótimo o artigo. mto esclarecedor me infirmou de maneira simples, o significado da palavra “PARACLITO”.
    obg.

  27. silvia disse:

    amei esse artigo é perfeito pra mim

  28. Maria Ricardo - professora disse:

    Muito maravilhoso!!! É uma verdadeira aula de teologia. Como disse o nosso Papa Bento XVI; devemos fazer uso das multimídias para evangelizar. Obrigada a quem o construiu.Abraços.

  29. rosilma disse:

    Parabéns, pois sou catequista de crisma e adultos e estou me catequizando com os artigos de vocês. Que Deus continue os abençoando.
    Obrigada por se dedicarem ao evangelho e fazer com chegue a nós de forma tão clara e verdadeira.
    Paz e bem.
    Rose

  30. Amâncio Mouqunho disse:

    Obrigado querido amigo em Cristo pela magnífica explicação que nos foi dada. Fez-se luz!
    Para mim é mais um grande motivo para admirar e amar ainda mais este grande mistério, dom dado aos homens em S. José.
    Felz Natal!

  31. Ruth Morais disse:

    A Paz de Cristo e o Amor de Maria a todos. Este site é maravilhoso.Parabéns, pois sou catequista de 1ª Eucaristia e estou me catequizando com os artigos de vocês. Que Deus lhes abençoe sempre. Obrigada por se dedicarem ao evangelho e fazer com chegue a nós de forma tão clara e verdadeira. Paz e bem. Ruth.

  32. carolina disse:

    sempre repeti o que o padre dizia no momento da adoração ao Santíssimo “Bendito seja o Espírito Santo Paráclito”, mas não sabia o significado da palavra paráclito. Amei descobrir o sentido da palavra, pois a comparação de Jesus faz com que confiemos cada vez mais no Espírito Santo e não desanimemos jamais. A paz do Senhor a todos os irmãos.

  33. Renato C L disse:

    O povo ainda desconhece muito a palavra de DEUS, é um artigo lindo e que nos chama a atenção da Santíssima Trindade, o Paráclito é o Espírito Santo que está entre nós e que nos chamam a conversão e ao arrependimento para que nos tornemos cristãos fortes para evangelizarmos e prepararmos o povo para o caminho do Senhor.

  34. Carlos Alberto Malvao disse:

    BOM DIA, ACHEI MARAVILHOSO,SOU CATEQUISTA E MUITO ME AJUDOU QUE DEUS ABENÇÕE

    MALVÃO

  35. Malvina disse:

    Parabéns ao autor achei muito interessante foi o que mais me satisfez na minha pesquisa.

  36. soraya maria chaves pedro fernandesbarreto disse:

    gostei muito da explicação sobre o conceito de paráclito e também de pentecostes. as igrejas ,através dos padres deveriam escarescer para nós, católicos,esses significados,no tempo dedicado a Espírito Santo.Obrigado. Santos Dumont, 11/06/2011

  37. SILVANI disse:

    ótimo tirei minha duvida.

  38. Mauricio S. Barbeiro disse:

    Ótima explicação sobre o Paráclito, com ela ficou muito mais fácil explicar às pessoas como o Espirito Santo está sempre conosco, mesmo que não diga nada Ele esta sempre ao nosso lado nos iluminando, protegendo e defendendo.

  39. Jovanice Souza disse:

    Paz do Senhor e o Amor de Maria, meus irmãos!!!
    Este site pelo pouco que vi é maravilhoso, o descobrir por acaso ou melhor direção do Pai. Pois estava buscando o significado da palavra PARÁCLITO,quando me encontrei nesse site abençoado.
    Um Forte Ágape!
    Jovanice,
    Diocese de Camaçari-BA

  40. Lz Gozaga Alves disse:

    Exatamete o que eu procurava. Saber sobre o que é paráclito. Que é Deus se dispondo a, com seu espírito, interceder por nós apenas com sua simples presença ao nosso lado.

  41. Anônimo disse:

    parabens, gostei muito, pois tinha algumas duvidas ,mim ajudou muito.

  42. Lene disse:

    Amei saber o significado original da palarálito. Otima informação.

  43. Lene disse:

    Ótimo texto. Amei saber o significado da palavra paráclito. Muito bom este espaço. Já o recomendei. Vamos todos fazer uma campanha nas nossas comunidades falando dos excelentes sites catolicos que estão auxiliando na pregação da palavra do Senhor, como este. Graças a Deus.

  44. Acimar da silva filho disse:

    É um artigo de uma grande importância para mim porque no momento estou iniciando um estudo bíblico e encontro algo completo que me facilitará o entendimento.

  45. Ailton disse:

    Sim, gostei o assunto bem abordado e com detalhes.
    Grato

    Ailton

  46. ERILIO LIMA SANTOS disse:

    Muito bom. Inclsuive pelo exemplo usado: O status da seleção brasileira no Ranking do futebol mundial .

  47. GILMAR disse:

    Já pensaram que nos dias de hoje fosse assim colocasse alguem de bem pessoa idonea ou honesta para defender alguem. Infelismente nos dias de hoje esta dificil de acharmos alguem assim, pois se isso acontessece os politicos ,bandidos arranjariam falsos amigos que os livrariam de algum julgamento. Só mesmo Jeus Cristo poderia ficar ao lado de alguem para livralos de algum julgamento, pois ele saberia quem é um honesto ou desonesto. Que o Divino Esperito Santos esteja sempre ao nosso lado.Amem

  48. GIOVANI disse:

    EXCELENTE O ARTIGO.HA TEMPOS PROCURAVA UMA EXPLICAÇAO PARA A PALAVRA PARACLITO.AGORA MAIS DO QUE ANTES SEI DA FORÇA E DA PROTEÇAO DO DIVINO ESPIRITO SANTO DE DEUS NOSSO PAI.TAMBEM SOBRE A DATA (50 dias ) DE PENTECOSTES.
    .

  49. helia aparecida Costa e Silva disse:

    Muito bom, maravilhoso,esclarece às pessoas a compreenderem melhor a ação do Espírito Santo.
    Parabéns.

  50. celi disse:

    adorei,sempre ouvia o padre falando nas adorações sobre o espirito santo paraclito e quis saber o seu significado,e muito bom ter um lugar como esse para sempre nos atualizarmos e enriquecer através dessas informações que nós são dadas me cadastrtei para receber informações ,parabéns pelo belo trabalho de evangelização.

Deixe uma resposta