Domingo da Misericórdia

domingo, março 30, 2008

O Santo Padre estabeleceu ainda que o Domingo da Misericórdia Divina seja enriquecido com a Indulgência plenária nas habituais condições (confissão sacramental, comunhão eucarística e orações segundo a intenção do Sumo Pontífice), concedendo ao fiel que, no segundo Domingo da Páscoa, ou seja, da “Misericórdia Divina”, em qualquer igreja ou oratório, livre de todo pecado, também venial, participe nas práticas de piedade em honra da Misericórdia Divina, ou pelo menos recite, na presença do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, publicamente exposto ou guardado no Tabernáculo, o Pai nosso e o Credo, juntamente com uma invocação piedosa ao Senhor Jesus Misericordioso (por exemplo: Ó Jesus Misericordioso, eu confio em vós”.

Concede-se a Indulgência parcial ao fiel que, pelo menos com o coração contrito, eleve ao Senhor Jesus Misericordioso uma das invocações piedosas lagitimamente aprovadas (Decreto “Misericors et miserator”, 5 de maio de 2000).

Doravante a celebração do “Domingo da Misericórdia Divina” terá a finalidade de inculcar no coração dos fiéis a confiança total na Misericórdia Divina.

Também nós queremos divulgar a devoção ao Coração Misericordioso de Jesus e desenvolver uma “cultura da Misericórdia”, para combater a mentalidade contemporânea que se opõe ao Deus da Misericórdia e que tende a separar da vida e a tirar do coração humano a própria idéia da misericórdia (cf. DM, 2).

O mundo contemporâneo só encontrará a verdadeira paz e salvação, quando se deixar envolver pela misericórdia apresentada por Jesus na parábola do filho pródigo, e entender que o amor de Deus é capaz de debruçar-se sobre todos os filhos e filhas pródigos, sobre qualquer miséria humana e, especialmente, sobre toda miséria moral, sobre o pecado (cf. DM, 6).

Cristo encarna e personifica a Misericórdia Divina, pois a Encarnação do Verbo não é somente obra da caridade de Deus (cf. Jo 3, 16), mas também revelação máxima da Misericórdia Divina feita pessoa (cf. DM, 2).

O essencial do culto da Misericórdia de Deus consiste na atitude cristã de total confiança em Deus e no amor efetivo ao próximo. Mais do que muitas palavras devemos cultivar uma confiança inabalável em Deus misericordioso e tornar-nos cada vez mais misericordiosos e solidários, sobretudo para com os mais desprotegidos…

Se o amor é a essência e a natureza de Deus, também nós, imagens tão semelhantes de Deus, somos chamados a nos tornar misericordiosos como o Pai é misericordioso (cf. Lc 6, 36).

Por isso, a Misericórdia é a bem-aventurança do discípulo e discípula de Jesus: “Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5, 7)

Sinto em meu coração o desejo ardente de que a mensagem do amor misericordioso de Jesus, chegue a todas as Dioceses e Comunidades eclesiais de nosso Regional, enchendo os corações de esperança e de paz.

Chegou a hora de transmitir ao mundo este fogo da misericórdia.

Sejamos apóstolos e testemunhas ardorosas da Misericórdia Divina!

Dom Nelson Westrupp, scj
Presidente do Conselho Episcopal Regional Sul 1 – CNBB”

(texto entre aspas: www.cnbb.org.br)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Valderlina Honorata da Silva disse:

    Este site vem nos fortelecer na fé, porque ele ofereçe muito subsidio. paz e bem a todos. Beijo.

  2. Acácio disse:

    esse site é um canal para adquirirmos a misericórdia de JESUS CRISTO. Peço a Ele que nos ajude a cumprir seus pedidos. A paz

  3. Jose Angelo disse:

    Irmã Faustina ou Sta Faustina está em minha oração diária. Peço e agradeço os beneficio que recebo. Foi importante na minha vida esta imagem. Jesus continua vivo em nós apesar de tantas heresias. Que o Senhor Deus me abençoe e me guarde.

  4. Euclides disse:

    muito importante para a nossa reflexão espiritual.É a evangelização a distância.Muito obrigado!Que Deus os abençoe!

  5. Eu pertenço a paróquia Sagrada Família novo mundo,o nosso pároco,e o nosso vigário,são da Polonia,a congregação deles começou lá,são os padres marianos,eles começaram com a divulgaçao da Misericórdia Divina.Nós tivemos a festa domingo com a bençao do quadro que está estampado o Jesus Misercordioso.eu confio em vós.Amém.Shalom.

Deixe uma resposta