16. São Francisco de Assis recebe os estigmas no monte Alverne

quarta-feira, outubro 11, 2006
O ano de 1224 é marcado pelo sofrimento da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo nas vidas tanto de são Francisco quanto de Santa Clara. Neste ano Francisco recebe os estigmas no monte Alverne e Santa Clara passa a estar mais frequentemente adoecida. Poderíamos dizer que suas vocações se unem na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. São dois corações movidos pelo mesmo amor a Deus, que se fez pobre, pequeno e desprezível para nos salvar.

Dois anos antes de sua morte, Francisco dirigiu-se para o monte Alverne a fim de se dedicar ainda mais à oração e ao jejum. Certo dia,inundado do seráfico amor de Deus desejou ser crucificado como Cristo. Estava próximo da festa da Exaltação da Santa Cruz e eis que de repente São Francisco vê descer do alto do céu um serafim (um anjo) de seis asas brilhantes como fogo; mais brilhante do que qualquer luz que se possa imaginar.

Rapidamente o anjo se aproximou de Francisco, que pôde ver um personagem entre as asas: era um homem crucificado e preso à Cruz. Duas asas se erguiam por cima de sua cabeça e duas permaneciam dobradas para o vôo, enquanto que as outras duas ficavam sobre o seu corpo. Era o Cristo sob a forma de serafim.

Tal aparição fez com que São Francisco ficasse fora de si, enquanto que no seu coração sentia um profundo amor e uma imensa dor: o profundo amor que Deus tem para conosco e a profunda dor da Paixão e dos sofrimentos que os homens Lhe causam com seus pecados. Sua admiração era grande diante de semelhante visão. Então entendeu que esta aparição tinha acontecido para que compreendesse que deveria se tranformar em um outro Cristo.

Quando o serafim desapareceu, Francisco estava repleto do mais inefável ardor e em seu corpo havia a impressão das cinco Chagas de Jesus. Suas mãos, pés e lado estavam chagados.

Monte Alverne

Quadro de Giotto retratando
o recebimento dos estigmas

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Neto disse:

    Boa noite irmãos(a),todos os artigos são ótimos, acompanho sempre, mando esta; mensagem para saber se vcs poderia me responder o significado da palavra “SERÁFICO”, abraços.

  2. cantodapaz disse:

    **** Neto, Seráfico vem de Serafim (anjo). São Francisco viu Jesus Crucificado em forma de Serafim, quando recebeu as chagas em seu corpo. São Francisco é considerado o pai seráfico da Ordem Franciscana, ou seja, o pai angelical (por sua vida sobrehumana e por causa de suas chagas) da Ordem Franciscana. Abraços. ****

  3. rafael disse:

    sao francisco o mundo tens saudades de ti

  4. ruygandra disse:

    a seguir a jesus,, é Francisco de Assis, o homem novo de ontem e de hoje,,sempre , actualizado,, ,,,NOSSO PAI espiritual,, de toda a humanidade,,que sempre ama seus filhos,, espirituais ,, FRANCISCANOS OU NÃO,,,AMA ,,,A TODOS,, EM CRISTO JESUS ,,,VIVA FRANCISCO DE ASSIS,, PEDE A DEUS,,,, POR TEU FILHOS, E NOS DA A TUA BÊNÇÃO,,
    PAZ E BEM.
    PEREGRINO DO AMOR

  5. leandro miceli disse:

    descobri que minha feh eh maior que um grao de mostarda, o aço atravessou minha mao esquerda, me curou, fortaleceu minha feh, jah vesti a armadura de deus nada temo neste mundo. busco um machado afiado e um exercito de Homens fortes, pois a missao eh voltar ao … resgatar os homens de deus e cortar a raiz do mal. que o spirito santo guie minhas palavras e açoes e nao permita que eu falhe nem mesmo se eu for sozinho com um machado cego.

  6. pedro romani disse:

    devemos orar sem cessar,conforme nos disse Jesus,eu procuro seguir esse ensinamento.Não sabia,no final de sua vida,que S.Franctsco recebeu as Chagas de Jesus

  7. suely pereira de arruda disse:

    Conhecendo mais sobre as pessoas que formaram a nossa igreja podemos entender melhor a fé professamos, e compreendemos que devemos orar cada vez mais para que a conversão do mundo seja uma realidade próxima para todos nós.

  8. ROSA APARECIDA disse:

    Gostaria de saber por que Nossa Senhora da Conceição é a padroeira dos franciscanos?
    Minha Capela é de São Francisco e quero fazer um ofertório simbólico explicando. Vocês poderiam me ajudar a missa será no dia 4/10.
    Desde já agradeço.

  9. Aleide Aparecida Baldissera disse:

    Estou encantada, gostaria de saber mais.

  10. Maria Candida disse:

    muito interessante,gostei muito obrigada

  11. Anônimo disse:

    esclarecedor

  12. Maria Helena Bezerra Torres disse:

    São Francisco das Chagas é meu padrinho de Batismo juntamente com Nossa Senhora da Conceição e me sinto agraciada por esta escolha dos meus pais. Gostei muito de encontrar este sita.
    Já estive duas vezes no Canindé para pedir a bênção aos meus padrinhos.
    Obrigada e fiquem com Deus.

  13. Maria José Camelier disse:

    Uma beleza de informações sobre São Francisco sou Franciscana da Fraternidade do convento de São Francisco em Salvador e já tenho muitos anos de caminhada, Fiquei muito feliz porque tive a oportunidade de conhecer na cidade de Assis na Itália o Monte Alverne quanta emoção de rever os lugares onde o Santo recebeu as Chagas. Paz e bem

Deixe uma resposta