Sábado Santo

No Sábado Santo, Com a chegada da noite, entramos no coração das celebrações da Semana Santa! É a hora da Grande Vigília, a Vigília Pascal, que Sto. Agostinho (+ 430 d.C.) chamava a Mãe de todas as Vigílias!

Para os primeiros Cristãos, a Páscoa não era apenas uma Festa entre tantas outras, mas era a Festa Das Festas! É assim que é até hoje! A maior Festa da Igreja Católica não é a Festa do Padroeiro (a), mesmo de Nossa Senhora! Não é a Festa do Natal, que é o começo de nossa Salvação! Não é a Festa de Pentecostes, que é complemento da Páscoa! A maior Festa da Igreja Católica é a Festa da Páscoa! Somos uma Igreja Pascal!

A Liturgia da Vigília Pascal, riquíssima, divide-se em quatro partes:

1) Bênção do Fogo e do Círio Pascal, que simbolizam o Cristo Ressuscitado;
2) Liturgia da Palavra, com cinco leituras, que resumem a História da Salvação;
3)Liturgia Batismal: na Igreja Primitiva, o Batismo dos Catecúmenos Adultos se dava na Vigília Pascal, depois de longa preparação;
4) Liturgia Eucarística: segue-se, então a Missa com procissão das Ofertas.

Eis uma pergunta que sempre fazem: Por que a Festa da Páscoa é móvel: não cai sempre no mesmo dia de um mês? A Resposta: É porque os Cristãos herdaram dos Judeus a data da Páscoa, que é no Domingo depois da primeira Lua Cheia da Primavera (na Europa e no Ocidente). Para nós, no Hemisfério Sul, a Páscoa é no Domingo depois da primeira Lua Cheia do Outono.

Com a Páscoa variam as Festas da: Ascensão do Senhor, Pentecostes Corpus Christi e Sagrado Coração de Jesus.

Dom José Rodrigues, bispo emérito de Juazeiro

LEIA MAIS SOBRE A SEMANA SANTA NA BARRA LATERAL DO SITE

CLIQUE AQUI PARA LER SOBRE O SIGNIFICADO DO CÍRIO PASCAL

comentário(s)

  1. Juliana disse:

    Oi… nunca pensei que Deus é tão poderosso,por isso tenho orgulho de ser catolica… Quem nos separa do amor de Cristo? Rom.8:35

  2. Adilson Borges de Campos disse:

    Gostaria dar meu testemunho sobre o que foi o Sábado Santo em minha vida.
    Tenho 39 anos, fui criado vivendo uma fé espírita, pois meus pais eram espíritas, aos 24 anos casei-me com uma moça católica, mas em virtude de vivermos religiões diferentes, nos casamos apenas no civil.
    Tenho dois filhos, um de 13 e outro de 7 anos, ambos foram batizados na igreja católica.
    Quando meu filho maior foi fazer sua Primeira Eucaristia, percebi em minha esposa uma alegria em ver nosso filho comungando o Corpo do Senhor, mas vi nela uma pequena tristeza, pois não podia participar daquele momento tão importante, que para mim antes não tinha tanto significado.
    Bom, um dia saindo de casa e indo até o centro da cidade (Taubaté), vi que o Padre estava indo a pé, e parei para dar-lhe uma carona, e conversando com ele comentei que achava a Igreja Católica muito bonita e também o que eu havia percebido em minha esposa, mas que infelizmente ela não poderia comungar por não sermos casados na Igreja.
    Ai para minha surpresa ele me informou que a Igreja realiza o casamento do católico com o não católico e caso eu quisesse poderíamos nos casar e ela poderia participar efetivamente da Comunidade.
    Quando retornei para casa, comentei com minha esposa e ela se alegrou muito, até então pensei somente em dar um presente para ela.
    Procuramos a Paróquia e o Padre, nos disse que haveria a possibilidade sim, mas que eu deveria me comprometer a não dificultar o ensinamento de Fé católica em minha casa.
    Mas por obra de Deus, em dezembro de 2006, fiz uma cirurgia no joelho, como tinha dificuldade em me locomover e até mesmo dirigir, passei a acompanhar minha esposa até a Igreja, aquele padre que eu havia conversado ao dar carona, já não estava mais na comunidade e sim um diácono muito abençoado por Deus, pois me recepcionou muito bem e ficou muito alegre com a minha idéia e “presentear” minha esposa com o casamento, pensando em dar a oportunidade de que ela pudesse participar mais ativamente da comunidade.
    Mas ao acompanhar minha esposa, algo tocou em mim, algo não Jesus Cristo tocou no meu coração, pois fui mudando de idéia, sentindo cada vez mais vontade em ir para a Igreja; quando comentei com minha esposa que algo diferente acontecia comigo. Procuramos novamente o Diácono Edinho, e pedi a ele se haveria a possibilidade de eu poder participar da Igreja, pois senti algo muito forte, e que eu tinha a necessidade de ter Jesus em minha vida.
    Ele riu, pois já sabia da minha vida, riu e me disse: “Deus fez uma obra em sua vida, quando vc pensou que estava dando um presente a sua esposa, Ele estava te trazendo para Ele”. Realmente concordei; foi isso que Deus na sua infinita bondade fez por mim: me chamou.
    No dia 07 de abril de 2007 (Sábado Santo), fui BATIZADO, PARTICIPEI DA MINHA PRIMEIRA EUCARISTIA E FUI CRISMADO, foi o maior presente que recebi em minha vida.
    No dia 12 de maio de 2007 eu e minha esposa recebemos o Sacramento do Matrimônio, diga-se de passagem, que no dia 15 de maio completaríamos 15 anos de casados.
    Me perdoe por estar sendo tão extenso no meu depoimento, mas ao achar esse site, senti a vontade de dizer a todos a Obra maravilhosa que Nosso Senhor Jesus Cristo realizou em minha vida e na vida da minha família.
    Graças a Deus, hoje sou um novo homem, estou aprendendo muito, antigamente não vivia Jesus, acho que nem O via tão vivo, mas a obra dele foi muito grande em mim, a mudança foi gigantesca, tenho que testemunhar Jesus Cristo é VIVO, é maravilhoso, é o NOSSO SALVADOR.
    Glória e louvores sejam dados a Nosso Senhor Jesus Cristo, ele é maravilhoso. Obrigado Adilson Borges de Campos – Taubaté – São Paulo.

  3. Armando Ferreira disse:

    adorei!!!!!

  4. graça disse:

    Adorei!!! sou católica atuante e celebrar a páscoa( a festa máxima para nóscatólicos) me faz feliz, por termos a certeza de que Jesus morrendo e ressuscitando estará ressuscitando a todos nós!

  5. Meire Ramos Rubim disse:

    A obra de Deus é perfeita. ELE nos convida não só a Crermos Nele, mas acima de tudo a aceitá-lo plenamente em nossas vidas. ELE VIVE, ELE RESSUSCITOU !! Que maravilhoso misterio divino. Senhor que sempre possamos repetir: SOMOS UM VASO NAS MÃOS DO OLEIRO. Glória a Deus !!!

  6. haroldo disse:

    É muito bom ver que meus irmãos católicos estão começando a ver o sábado de maneira diferente; o
    realmente interessa e que vcs passem a santificar o sabado.

  7. JOSÉ RICARDO MORO disse:

    É importante distinguir a Celebração do Grande Sábado Santo da Vigília Pascal, porque muitas vezes dá a impressão que celebrar o Sábado Santo é Celebrar a Vigília Pascal e não é bem assim. Se compreendermos a maneira dos judeus contarem os dias de um por do sol ao outro, entenderemos que não se trata mais de Sábado Santo após o anoitecer, quando a Vigília já pode ser celebrada e não antes. Quem tem a Liturgia das Horas como centro da sua espiritualidade entenderá bem a riqueza de estar ao lado do sepulcro de Cristo aguardando no silêncio e na meditação a RESSURREIÇÃO DO SENHOR! O Sábado Santo é considerado o segundo dia do Tríduo e tem celebração própria, através da Liturgia das Horas. Que bom se as Comunidades redescobrissem a riqueza que é celebrar essas horas!

  8. Zilda melo disse:

    Edilsom Borges Campos

    que depoimento lindo , jesus ele faz maravilhas na nossa vida e a gente nem percebe , Vc prestou atençao Jesus a tempos queria te resgatar . mais ele nos deixa livre e qdo vc abriu somente uma brechinha ele nao perdeu tempo entrou e ficou e começou as obras , Que a alegria de Jesus invada seu coraçao . e permaneça´para todo o sempre , que a Paz de Jesus esteja sempre com todos de sua Familia ….Paz e bem Zilda Melo

  9. Zilda melo disse:

    Edilsom

    Voltei pq esqueci de falar , que fiquei emocionada com seu depoimento lagrimas desceram pela minha face ..como é gostoso a gente sentir o amor de Deus nos nossos irmaos e em nós . JESUS É TUDO NA NOSSA VIDA ..o que seria de todos nós se não fosse ele .. com sua infinita bondade com cada um de nós ….Paz e bem …Zilda Melo

  10. Jussara Castilhos disse:

    O artigo realmente me ajudou muito a entender melhor o significado do Sábado Santo! Muito obrigada.

  11. luana disse:

    eu adorei isso pois fala sobre jesus

  12. Para quem crê,o sepúlcro,está vazio.ALELUIA.Shalom.

  13. Tania disse:

    Na verdade gostaria de fazer uma pergunta, gostaria de me casar no dia 23/04/2011, no entanto sabado de aleluia.
    Gostaria de saber se a igreja realiza a cerimonia neste dia…
    Desde ja agradeço o espaço…

  14. Anônimo disse:

    ***** Tania, a Igreja não realiza casamentos no Sábado de Aleluia. Para maiores informações, você deverá procurar a sua Paróquia.*****

  15. sebastiao genesio pereira disse:

    muinto bom goste muinto e estarei usando senpre que precisar

  16. GeraldoOliveira disse:

    Prezados Amigos, eu sou um estudioso da BIBLIA SAGRADA, ja procurei minuciosamente de Genesis a Apocalipse não encontrei o domingo com dia de Guarda, nem mesmo a palavra domingo. Só achei em diversos livros capitulos e versiculos dentro da BIBLIA a Palavra SABADO e o seu significado, ja perguntei para padres, pastores evangelicos qual é o verdadeiro dia de guarda em obediencia aos mandamentos de DEUS, se é o Sabado ou o Domingo, até agora não obtive respostas, alguem ai pode me Ajudar? Grato Geraldo.

  17. cantodapaz disse:

    Geraldo, leia o seguinte artigo: ” O dia do Senhor!
    Dia da Ressurreição de Jesus – Os cristãos, desde os primórdios, começaram a celebrar a Eucaristia no primeiro dia da semana, o que chamamos domingo, dia do Senhor (Latim: dies dominica –– Grego: He kyriakê heméra). Não se referee ao dia do repouso semanal, mas ao dia da celebração. Os judeus guardavam o sábado, por ordem de Deus, como lemos em Gn 2,1-4 e Êxodo 20,11,8 que diz: “Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás durante seis dias… mas o sétimo dia é dia de repouso, consagrado a Javé, teu Deus”. Os cristãos, vindos do paganismo, não tinham esse dia como de repouso. Somente com Constantino, em março de 321, é que foi promulgada a lei do repouso dominical também para sociedade civil. Constantino criara a festa do deus sol. Em algumas línguas o domingo é chamado dia do sol (Sunday – Sonntag – Zondag). Justino (ano 150) descreve: “Nós nos reunimos no dia do sol, porque é o primeiro dia, o dia em que Deus, extraindo a matéria das trevas, criou o mundo e, nesse mesmo dia Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dentre os mortos” (Apol. 1,67). São Jerônimo comenta: “Se os pagãos o denominam dia do sol, nós também o confessamos de bom grado; pois hoje levantou-se a luz no mundo, hoje apareceu o sol de justiça cujos raios trazem a salvação ( Pasch -105). A Ressurreição motiva a celebração no primeiro dia da semana, o domingo. É o primeiro e o oitavo dia. E o sábado, dado por Deus? A ressurreição é a nova criação. Nele se celebra, cada semana, a Páscoa. Dia da comunidade – O primeiro testemunho sobre os cristãos, é de Plínio, o Jovem, governador da Bitínia, que diz: “Esta seita – os cristãos – tem o costume de reunir-se antes da aurora, em um dia estabelecido, para cantar hinos a Cristo, como a um deus”. Em muitos textos do Novo Testamento mostra a reunião da comunidade no domingo. Os Atos dos Apóstolos relatam essa reunião dominical como um fato habitual em Trôade (At 20,7). As revelações de João, no Apocalipse, se deram no dia do Senhor (Ap 1,10). Jesus se coloca no meio dos seus, agora, no domingo, como aos discípulos. A Sacrosanctum Concilium anota: “O domingo é o dia por excelência da assembléia litúrgica, em que os fiéis se reúnem “para que, ouvindo a Palavra de Deus e participando da Eucaristia, lembrem-se da Paixão, Ressurreição e Glória do Senhor Jesus, e para darem graças a Deus que os regenerou para a viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos” (SC 106). É o dia da comunidade. Os mártires de Cartago afirmam: “Celebramos a assembléia dominical, porque não é permitido suspendê-la”. Repousar em Deus – Em tudo na natureza há um ritmo. Ouvi que os comunistas na Rússia, fizeram uma semana de 10 dias. Não deu certo. O ritmo que a natureza exige o descanso semanal. Infelizmente vivemos a ganância que agora tudo é “Full time” – 24 horas aberto todos os dias. O homem paga com sua saúde. Não se pode impor aos outros esse tipo de vida. O ser humano tem o dia e a noite, e o repouso semanal. Se recuperarmos este repouso, certamente teremos uma vida mais saudável. Será que tantas doenças atuais não provêm da falta do repouso dominical. Mesmo a pastoral deve preservar o direito ao repouso. Esse repouso é também para repousar em Deus. Deus é nosso descanso. O domingo nos convida a nos encontrar com Deus, com a família, com os amigos e com a natureza. A participação da celebração da comunidade não é uma obrigação, é um direito que devemos preservar, pois temos aí remédio para nossa vida espiritual e também corporal.” (fonte: http://www.tvaparecida.com.br/comentaristas.php?id=1025 – autor: Pe. Luiz Carlos de Oliveira)

  18. Anônimo disse:

    mais uma vez estew artigo chegou em otima hora,precisava complementar a pregação que vou fazer em um grupo de oração as 18hoos.E chegou o complemento.Desejo a todos meus amigos uma vigorante,e que seja a pascoa das pascoas que nos renove por inteiro.Sonia Aparecida.

  19. Josman de Freitas disse:

    Muito bom!
    mim ajudou entender o misterio da do Sabado Santo.

  20. margarida dorileo disse:

    sou catequista e amei , obrigada

  21. Anônimo disse:

    somos ministro da eucaritia, pregadores da palavra leitores, e casal coordenador do ministerio para as familias sou comentarista e professora estou feliz por ter encontrado estes artigos. muito obrigado que deus te abençoe com sabedoria e santidade a voce e sua familia.

  22. larissa disse:

    eu gostei muito pelo fato de que aqui nos mostra a verdadeira mensagem da pascoa e o fato principal jesus cristo a parte da historia dele e assim temos a conclusao

    que jesus

    nos ama e sempre vai nos amar

  23. Regiane disse:

    Pode ser realizado casamento no sábado de aleluia?

  24. cantodapaz disse:

    CANTO DA PAZ – Regiane, náo pode ser realizado.

  25. Sonia Maria da Silveira disse:

    Nossa Igreja é maravilhosa e gostei demais das explicações sobre as origens e significados da semana santa,mas me tocou profundamente o testemunho de Adilson Borges dos Santos,de Taubate,SP.Tambem tive uma experiência maravilhosa na procissão das 5 h da manhã,no domingo de Páscoa, nunca havia sentido uma alegria tão grande em toda minha vida, foi a minha primeira vez que participei de todas celebrações da semana santa,so não recordo o ano,mas garanto que só não participo quando não da mesmo.Grande abraço fraternal a todos.Feliz Páscoa a todos e obrigada pelas explanações enriquecedoras que nos deram.

Deixe uma resposta