09. O que é a quaresma?

CONTINUAÇÃO

O QUE OS CRISTÃOS DEVEM FAZER NO TEMPO DA QUARESMA?

A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade.

Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.

(Retirado do site dos Padres Salesianos (http://www.auxiliadora.org.br))

COMO SE CALCULA A PÁSCOA? QUANDO VAI CAIR?

1) A terça-feira de carnaval é definida a partir do dia em que o Domingo de Páscoa cairá. Como assim, cairá? A Páscoa não é comemorada num dia fixo? A resposta é não. O Natal possui um dia fixo, mas a Páscoa não. Então como se calcula o dia em que o Domingo de Páscoa cairá?

No dia 21 de março de qualquer ano sempre será o início da primavera na Europa e o início do outono na América Latina, por exemplo. Então, busca-se a primeira lua cheia (é o plenilúnio = lua “plena”, cheia = quando a lua está com luminosidade total) após o dia 21. Encontrando este dia, a Páscoa será no primeiro Domingo após o plenilúnio. Resumindo: o Domingo de Páscoa sempre acontecerá no primeiro Domingo após a primeira lua cheia, na primavera da Europa (outono, no Brasil). Devemos lembrar que a primavera na Europa tem um enorme significado de vida, pois durante o inverno toda a natureza fica morta, ressurgindo com o início desta nova estação. Podemos fazer uma analogia da primavera com a Ressurreição de Jesus (Páscoa), que vence a morte.

Bem, como estávamos falando, definido o Domingo de Páscoa, passamos a contar 40 dias (que será o Tempo da Quaresma) para trás, sem incluir os domingos. Com isso, chegaremos ao dia em será celebrada a Quarta-Feira de Cinzas, que é o início da Quaresma.

A Páscoa também define (com outro tipo de contagem de dias) o Domingo de Pentecostes, o Domingo da Santíssima Trindade, o dia de Corpus Christi, etc, enfim, todas as Solenidades móveis da Igreja Católica. Igualmente determina qual será a terça-feira de carnaval, ou seja, a terça-feira antes da Quarta-Feira de Cinzas. Depois da terça-feira de carnaval vem a Quarta-Feira de Cinzas.

Concluimos, portanto, que a Páscoa é uma data móvel, assim como a Sexta-Feira Santa, a Quinta-Feira Santa, a Quarta-Feira de Cinzas, etc, bem como o carvanal etc.

   LEIA MAIS SOBRE A QUARESMA E SOBRE A SEMANA SANTA:

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

QUINTA-FEIRA SANTA

SEXTA-FEIRA SANTA OU SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

SÁBADO SANTO OU SÁBADO DE ALELUIA

DOMINGO DE PÁSCOA

comentário(s)

  1. candida batista disse:

    Acho, muito útil estes blogues , que nos dão uns tópicos , da Quaresma , que estamos a passar e é útil, para os catequistas, tirarem as suas dúvidas , e as poderem apresentar, ás crianças , assim; como também quem pretende, fazer blogues e os motivar , para fazerem sobre este assunto

  2. Patricia Ferreira disse:

    Otimo para meu planejamento catequetico!!!

  3. edmar disse:

    e uma coisa muinto legal adorei !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Lucas Guilherme. disse:

    Adorei esse artigo,pois fala da quaresma de uma forma fácil, rápida e bem resumida.

  5. Éverton José disse:

    A quaresma é o tempo onde as pessoas podem e devem se converter ou seja mudar de sua vida pra melhor. Se arrepender, confessar seus pecados reconciliar c0m as pessoas tentando não errar mais, para ficar mais próximo de Deus.

  6. beatriz disse:

    eu adorei mi ajuda a fazer trabalhos sobre a catequese e tambem mi ajuda a saber mais sobre a quaresma !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. eulice disse:

    Gostei muito pois me aprimorei sobre a quaresma,o bom é comentar o assunto que a pessoa sabe explicar e qdo lemos entendemos o significado,parabéns…

  8. diovana disse:

    quero que coloquem mais coisas alem de queresma ta bem campanha da fraternidade e muitos outros porfavor na minha catequesepresisa muito diso para pesquisa claro eu pra pesquisar

  9. Ivoneuda F. de Assis disse:

    Acho muito importante este blog, pois com seus textos explicativos e de uma maneira simplificada, trazem somas aos meus conhecimentos, com os quais eu partilho na evangelização. Parabéns e que o Espirito Santo os ilumine. Paz e Bem.

  10. Cleia disse:

    Acho importante que sejam divulgados para todos a importância da Quaresma

  11. maria duda disse:

    e muito bom mas podia ser mais resumido

  12. ozenir alves disse:

    eu adorei me ajudou bastante

  13. carlos felipe disse:

    eu quero saber o que e quaresma

  14. carolina disse:

    gostei e é essa a mais pura verdade

  15. Ana Julya disse:

    Ler isso sobre a quaresma me fez refletir mais sobre a queresma e sobre jesus cristo,então foi muito bom…

  16. maraglai terezinha schedler disse:

    Presados Irmãos Na Fé Bem Vindos Entre Nos, se na proxima a festa mais importante para nós católicos. A PÀSCOA. precisamos nos preparar e ir passando a mensagem de Boca em Boca Pois na vespera da pascoa Jesus estava pagando nossos debitos Era vespera da Páscoa quando ele foi preso pelos soldados por uma corda e foi flagelado, busquem Jesus nesse dia e vão ao entro do mestre Deus é tudo o Omega e o Alfa. convertam-se confessem e comuguem. Deus Existe como tu e eu estamos vivos.o gloria rei o gloria rei o gloria.

  17. Laura disse:

    Adorei, me ajudou bastante!!!!!

  18. Ruan disse:

    Adorei me ajudou com trabalho s de ensino religioso

  19. kayane disse:

    muito bom aprender os ensinos de DEUS.

Deixe uma resposta