Jesus, Bom Pastor – Evangelho Comentado

sábado, maio 11, 2019

  No final deste artigo: folheto da Missa e vídeo explicativo.

“Eu sou o Bom Pastor” (Jo 10, 27-30) – Jesus disse: “Minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna e elas nunca morrerão, e ninguém as arrancará de minha mão. Meu Pai que me deu as ovelhas é maior do que todos, e ninguém poderá retirá-las da mão do meu Pai. Eu e o Pai somos um”.

COMENTÁRIO

Celebramos no dia de hoje as nossas mães. Parabéns para você mamãe que, como o Bom Pastor, também ama e é capaz de doar sua vida pelas ovelhas que Deus lhe confiou, em seu lar. Na liturgia de hoje, nós comemoramos o Bom Pastor, aquele que conhece, que guarda e que ama suas ovelhas.

A figura do pastor é bastante mencionada nos textos bíblicos. Sabemos que Moisés, Jacó, Davi, Amós, também Abel, o filho de Adão e Eva e muitos outros personagens eram pastores. O próprio Messias é profetizado como um pastor. O Pastor que vem para unir o rebanho, trazer a paz e a justiça para o povo.

De fato, Jesus se apresenta como o Bom Pastor e, no evangelho de hoje, com muito carinho, Jesus fala das suas ovelhas. Diz que conhece uma por uma e que elas conhecem a sua voz, por isso confiam nele e o seguem aonde quer que ele vá.

Jesus diz ainda: Eu dou a vida eterna para as minhas ovelhas, elas nunca morrerão. O mundo perverso e pecador pode perseguir e martirizar as minhas ovelhas, mas nunca conseguirá destruí-las. Elas jamais se perderão!

As ovelhas de Jesus somos todos nós, é a própria Igreja. Essa Igreja é eterna e jamais as portas do inferno prevalecerão sobre ela. O rebanho de Jesus está seguro. Se permanecermos próximos Dele, nenhum mal poderá nos atingir.

Eu e o Pai somos um! Esta afirmação de Jesus pode ser complementada assim: “temos a mesma natureza divina, somos um só Deus”. Neste evangelho Jesus dá um claro testemunho de sua divindade.

Eu amo as minhas ovelhas e elas serão minhas para sempre. Essas palavras de Jesus são de fato, uma promessa de vida plena para quem se deixar amar e seguir os passos do Bom Pastor, nesta caminhada terrena.

O Bom Pastor é a essência do amor. É capaz de dar a vida por suas ovelhas. No entanto, existem também os pastores profissionais, pessoas que não fazem seu trabalho por amor, mas sim por conveniência, por dinheiro, por interesses pessoais ou de grupos empresariais e políticos.

Quantos falsos pastores encontramos no nosso dia a dia. São mercenários disfarçados de pastores. Na verdade são os aproveitadores que fazem da religião sua fonte de renda. São lobos disfarçados de cordeiros que, em nome de Jesus vendem saúde, emprego e vida farta. Vendem uma cruz mais leve. Por preços módicos, oferecem até cruzes leves, moldadas com “isopor”.

Cuidado com esses pastores! O verdadeiro Pastor anuncia um Reino de paz, de justiça e de fraternidade. Em seus ombros Ele carrega os pobres, os pequenos e os excluídos. Seguir o Bom Pastor é uma questão de opção e renúncia. A vida eterna não depende de talão de cheque ou da conta bancária. A Glória Eterna está reservada para quem viver o amor.

A verdade é que os caminhos do Bom Pastor são difíceis, estreitos e pedregosos. Não é fácil segui-lo e chegar às verdes pastagens, porém, foi isto que Ele disse: “Quem quiser ganhar a vida eterna tome sua cruz do dia a dia e me siga”.

O verdadeiro cristão sabe que o dinheiro é necessário para a sua subsistência e da comunidade, mas deve saber também que o dinheiro não é capaz de amenizar e, muito menos, de eliminar o peso da cruz. Por tudo isso, abra bem os olhos e tape seus ouvidos, quando quiserem vender-lhe Jesus.

(fonte do texto: www.miliciadaimaculada.org.br – autor: Jorge Lorente / vídeo: TVFranciscanos)

BAIXAR OS FOLHETOS DA MISSA:

  Folheto da Missa – 4° Domingo da Páscoa – Dia Mundial de Oração pelas Vocações / Dia das Mães 2019

  Folheto da Missa do Presidente da Celebração – 4° Domingo da Páscoa – Dia Mundial de Oração pelas Vocações / Dia das Mães 2019<

(O folheto foi disponibilizado na internet pela Arquidiocese do Rio de Janeiro)

#JesusBomPastor

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta