Dois Papas vivos e dois Papas santos

sexta-feira, maio 2, 2014

canonizacao_dois_papas

Duas canonizações de dois Papas santos, tendo a presença de dois Papas vivos na Celebração.

“Papa Francisco proclama João Paulo II e João XXIII santos.  A Cerimônia contou com a presença do Papa emérito Bento XVI; foi a primeira vez na história que um Papa em exercício e um Papa emérito celebraram uma Missa juntos em público

O Papa Francisco proclamou neste domingo a canonização de seus antecessores João Paulo II e João XXIII diante mais de 800 000 pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano, numa cerimônia sem precedentes que ganhou peso histórico ainda maior com a presença do Papa emérito Bento XVI.

Foi a primeira vez na história que um Papa em exercício e um Papa emérito celebraram uma Missa juntos em público. A presença de Bento XVI reforçou a mensagem de união da Igreja Católica que Francisco pretendeu transmitir com a canonização simultânea de João Paulo II e João XXIII.

Recitando em latim, Francisco disse que, após deliberações, consultas e orações pela divina providência, “declaramos e definimos que os abençoados João XXIII e João Paulo II sejam santos e os incluímos entre os santos, decretando que eles devem ser venerados como tais por toda a Igreja”. A declaração foi recebida com aplausos da multidão que lotou a Praça de São Pedro.

O Ministério do Interior da Itália havia previsto que em torno de 1 milhão de pessoas que participaram da Missa de canonização na Praça de São Pedro, nas ruas dos arredores e em outras “piazzas” nas cercanias, onde foram instaladas telas gigantes de TV para a transmissão da cerimônia.

Reis, rainha, presidentes e primeiros-ministros de mais de 90 países participaram da Missa. Também participaram da cerimônia cerca de 20 líderes judaicos dos EUA, Israel, Itália, Argentina e Polônia, em sinal de reconhecimento dos avanços feitos nas relações entre católicos e judeus durante as administrações de João XXIII e João Paulo II e na dos sucessores que celebraram a canonização de ambos.”

(fonte do texto entre aspas: http://veja.abril.com.br)

Share Button

 

Deixe uma resposta