Novena de Natal 2013 – para baixar

sábado, dezembro 7, 2013

NOVENA DE NATAL 2013 COM ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA NOVENA E ENTRONIZAÇÃO DO PRESÉPIO

novena_natal_2013

Antes de mais nada, o que é “entronização“? É o ato de exaltar, pôr nas alturas, enaltecer; colocar (o presépio) em um lugar apropriado, de destaque.

  Clique em CONTINUAÇÃO para baixar o NOVENA DE NATAL 2013

A NOVENA DE NATAL 

“Durante o Advento, tempo de se preparar para as celebrações natalinas, muitos fiéis organizam e participam da Novena de Natal. São realidades heterogêneas, variadas faixas etárias, diferentes classes sociais, todos mobilizados para gestar o nascimento de Jesus.

Em cada Arquidiocese e Diocese, a Novena de Natal já é esperada pelos fiéis das diversas comunidades paroquiais, que organizam grupos nas casas, nas famílias e até mesmo nos trabalhos.

Em entrevista ao jornal “Testemunho de Fé”, o coordenador arquidiocesano de Pastoral da Arquidiocese do Rio de Janeiro, monsenhor Joel Portella Amado, falou, dentre outras coisas, sobre a preparação dos encontros.

TF – Qual a importância das pessoas organizarem grupos para fazer a novena? Como mobilizar as famílias?

Monsenhor Joel – A novena, por tradição, é essencialmente missionária. Ela é um jeito muito concreto de se vivenciar o que hoje se chama de rede de comunidades. Cada pequeno grupo se torna uma dessas pequenas comunidades. Ali se vive a fraternidade, a ajuda mútua, a prática da caridade. Na medida em que estes grupos envolvem outras pessoas, que não as que habitualmente participam da vida da paróquia, a missionariedade começa a acontecer. Atualmente, precisamos investir na reunião familiar. Em 2014, teremos um Sínodo sobre a família. Por isso, é importante que as famílias se encontrem também para a novena. Há alguns anos, a novena tem sido feita também por vizinhos, por grupos de moradores de uma mesma região e até mesmo por colegas de trabalho. O maior de todos os desafios é reunir as pessoas.

(fonte do texto entre aspas: http://arqrio.org. O trecho do texto original, aqui publicado, sofreu algumas adaptação, sem alterar seu significado)

  Clique aqui para baixar a NOVENA DE NATAL 2013

(A Novena de Natal foi disponibilizada na internet pela Arquidiocese de São Paulo – Brasil)

Share Button

 

comentário(s)

  1. Lygia Margarida disse:

    Querida Kátia.
    Maravilhosa a publicação desta semana. Já salvei a Novena de Natal com as explicações preciosas que estão nela. Dia 14 faremos a Confraternização da nossa Fraternidade e do Abrigo e teremos antes na capela uma Celebração de Natal com Presépio vivo e tudo que as vovós e irmãos tem direito.
    Um grande abraço com todo o meu carinho.

Deixe uma resposta