Quero ser coroinha

domingo, fevereiro 13, 2011

 

quero ser coroinha ritual admissao igreja catolica www.cantodapaz.com.br ordem franciscana irmas clarissas

SER COROINHA

Ser coroinha é estar a serviço: a serviço do altar e do próximo. Servir ao altar não é apenas ajudar o padre, transportar os objetos litúrgicos ou executar as funções que lhe são próprias. Servir ao altar é muito mais: é participar do Mistério Pascal de Cristo, ou seja, da Paixão-Morte-Ressureição de Cristo. Servir ao altar é estar aos pés da cruz, é contemplar o Cristo ressuscitado com os olhos da fé e viver alegremente o Evangelho.

Estar a serviço do próximo é estar pronto para a doação e a entrega, é ser amparo e consolo para os que necessitam, é saber amar e viver a caridade. A vida de Cristo foi dedicada a servir o próximo. Da mesma, forma o coroinha é chamado a servir como Cristo.

No seu serviço o coroinha deve buscar sempre a alegria e a disposição, o contato fraterno e amigo, o respeito e a dedicação às coisas sagradas. O jovem deve demonstrar que vive sua fé, que observa os Mandamentos de Deus e que procura sempre ser justo e correto. Deve continuamente dar testemunho de que Cristo é o seu Senhor e Mestre.

Na vida do coroinha a oração é fundamental. É pela oração que o jovem aprende a se relacionar com Deus, a se tornar íntimo do Senhor. Na oração recebem-se as graças de Deus, o auxílio para os momentos difíceis e a força para superar o pecado e as falhas pessoais. Sem oração não se pode servir ao altar, pois como vamos estar com Cristo se não temos intimidade com Ele? É a oração que permite ao coroinha exercer o seu serviço ao próximo e ao altar de forma digna.

Ser coroinha é viver a Eucaristia, é viver Cristo em todos os momentos da vida. A Eucaristia é a fonte de todas as graças, é alimento que fortalece a alma e nos conduz ao Pai. Ao viver a Eucaristia, o coroinha vive o seu ministério de serviço com mais dignidade, dedicação, oração e amor e, assim, santifica-se e aproxima-se cada vez mais de Deus.

ORAÇÃO DO COROINHA

Ó Jesus Adolescente,
que vivias com o Pai celeste
em profunda e filial sintonia,
aceita nossa dedicação
a serviço da liturgia.

Nosso desejo é tratar com respeito,
sem preconceito,
as pessoas da comunidade,
que contam com teu auxílio
na difícil caminhada;
dá-nos um coração repleto de amor
aos pobres e simples deste mundo.

Alimenta-nos com a tua palavra
e com os teus ensinamentos,
pois queremos te ajudar, ó Jesus,
a transformar a sociedade,
e assim celebrarmos dignamente,
com sinais, ritos e movimentos,
a salvação que ofereces
hoje e sempre
em favor da humanidade.

Amém!

(fontes: texto: www.sav.org.br / oração: www.portaldoacolito.com / foto: www.franciscanos.org.br / ritual: http://www.pastoraldoscoroinhas.com – Diocese de Santa Cruz do Sul)

  CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O RITUAL DE ADMISSAO DE COROINHAS
(Diocese de Santa Cruz do Sul – Brasil)

  CLIQUE AQUI PARA CONHECER A VIDA DE SÃO TARCÍSIO, PADROEIRO DOS COROINHAS

Share Button

 

comentário(s)

  1. Pena que no meu tempo não tinha coroinha,como queria servir o altar! Lindo servir o próprio Cristo.Amém.Shalom.

  2. jeane disse:

    Gostei mto meus filhos Guilherme 09 anose Gabriel 05 anos são coroinhas e eu assumi a coordenação dos coroinhas e meninas de Nossa Senhora por isso peço se alguém puder me ajudar com idéias pr favor eu agradeço DEUS abençoe

  3. pablo disse:

    sou coroinha e acolito a 10 anos amo muito servir a Deus sempre de coração.

Deixe uma resposta