Quero o batismo: o que fazer?

sexta-feira, maio 1, 2009

QUERO O BATISMO: O QUE FAZER?

SÍMBOLOS DO BATISMO (popularmente conhecido como batizado)

1- O que significa o sinal da cruz que o padre traça na testa da criança?

* Cruz – É o primeiro dos símbolos a ser usado na cerimônia do batismo. O sinal da cruz é traçado na fronte do catecúmeno ou da criança que será batizada, pelo sacerdote, por seus pais e padrinhos. A cruz é o maior símbolo do cristianismo, pois ela nos lembra o motivo da nossa redenção e salvação, que foi a morte de Cristo.

2- O que significa o óleo que o padre coloca no peito e na testa da criança?

* No batismo o catecúmeno é ungido duas vezes. É usado o óleo do Crisma e do Batismo.

A primeira unção é no peito, com o óleo do Batismo. E significa que o cristão é revestido de força para viver a fé e de coragem para enfrentar as lutas e perseguições por causa da fé.

A segunda unção é na fonte ou na testa, com o óleo do Crisma. É sinal de consagração a Deus e a comunidade. O batizado é ungido na testa, lugar de honra e destaque. Não deve envergonhar-se de ser discípulo de Jesus Cristo. Pelo batismo assumimos a responsabilidade de prestar serviços a Deus e a comunidade.

3- O que é a pia batismal?

* Pia Batismal – Nas igrejas antigas (e até em igrejas modernas, pois este costume está sendo retomado) a Pia Batismal era colocada na porta de entrada do Templo Sagrado, para mostrar que o Batismo é de fato o Sacramento que nos introduz o fiel na vida da Igreja. Podemos comparar a Pia Batismal ao útero da mulher. O útero é o lugar onde se gera e se desenvolve a vida humana. É o lugar onde por meio do período da gestação o feto se desenvolve até a sua completa formação. Da mesma forma a Pia Batismal é o lugar aonde se gera filhos para Deus Pai e para a Mãe Igreja.

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button

 

comentário(s)

  1. Geraldo Mangelo dos Reis disse:

    É que precisamos investir com mais vigor na catequese do batismo.Ensinar mais os pais e padrinhos que participa pela primeira vez deste encontro.

  2. Ruth disse:

    ola bom dia, tenho 19 anos e não sou batizada mais gostaria de me batizar, quero saber se ainda posso

  3. Maria das Dores de carvalho disse:

    Bom dia gostei muito deste artigo,gostaria q me enviase mais novidades sobre batismo,faço parte da pastoral do batismo em minha paroquia..Gostaria de receber dinamicas sobre as palestras desde já muito obrigada abraços paz e bem!!!

  4. edgar bonatto disse:

    eu particularmente gostei porque as colocações são bem simples e precisas. sou palestrante e coloco sempre para os irmãos o dever do batizado em relação responsabilidade tão grande.

  5. Simone Soares disse:

    Olá, Boa tarde, eu gostei muito da matéria, porém ainda tenho dúvidas, eu tenho 24 e não sou batizada, quero me batizar pois me indentifico muito com essa doutrina,mais ñão tenho um padrinho e nem madrinha, eu gostaria de saber se eu posso me batizar na igreja católica mesmo ser tem padrinhos e se eu preciso fazer a catequeze antes? Eu pretendo me casar em breve na igreja qual é o melhor caminho a seguir?o que eu devo fazer? Obrigada!

  6. cesar disse:

    gostei tanto , aque em marromeu sofala-mocambique os temas ajudaram bastente a minha igreja

  7. valeria beralda disse:

    quero batizar minha filha mas nao moro com pai dela me oriente o que devo fazer para batizala quais os documentos necessario .

  8. maria disse:

    tenho 25 anos, não sou batizada e quero me batizar,pois sinto que não tenho paz no meu espirito santo,e tenho um grande sonho que e ser mãe,mas tenho vergonha pois não sou batizada

  9. cantodapaz disse:

    CANTO DA PAZ – Maria, que beleza este seu desejo de ser batizada! Que Deus continue colocando bons desejos no seu coração. Não existe vergonha alguma de não ter sido batizada quando criança. Vá na igreja mais próxima da sua residência e converse com alguém da secretaria para saber como você deve proceder. Se preferir, converse com o padre. Você não deve ter vergonha de nada. Deve sim ter uma santo orgulho de querer se tornar cristã e filha da Igreja. Parabéns! Abçs.

  10. Anilton Abisalão disse:

    Bom Dia Eu tenho 54 anos e não sou Batizado… Gostaria de saber o que eu devo fazer para ser Batizado… Fico aguardando uma resposta… Desde já Agradeço…

  11. cantodapaz disse:

    CANTO DA PAZ – Anilton, procure a igreja mais próxima da sua residência e informe na secretaria ou diretamente para o padre, que você deseja se batizar.
    Lá você receberá as informações necessárias, pois o passo-a-passo é diferente para cada igreja.

Deixe uma resposta