Campanha da Fraternidade 2009 – Segurança Pública

terça-feira, fevereiro 10, 2009

CONTINUAÇÃO

Os temas da Campanha da Fraternidade são escolhidos pelo menos dois anos antes de sua realização para dar tempo de preparar o texto base, cartazes, os vários subsídios, filmes e as motivações midiáticas. É escolhido dentre as centenas de ideias que chegam das comunidades que refletiram sobre o tema do ano e dão suas sugestões e motivações de temas para serem considerados nos próximos anos.

Neste ano o tema será sobre a “Fraternidade e Segurança Pública”, e terá como lema “A Paz é fruto da justiça”. A Campanha será lançada oficialmente à imprensa na Quarta-feira de Cinzas, tanto na CNBB como em cada Diocese do Brasil, e depois a abertura popular acontece normalmente no domingo seguinte com manifestação popular de motivação para o início da Campanha da Fraternidade. Essa tem sido nossa praxe aqui em Belém.

Porém, para que tudo isso ocorra é necessária uma grande preparação tanto da população como dos agentes. Tivemos a grata alegria de já no final do ano passado explicitar o texto base dessa campanha para vários segmentos ligados à segurança pública em nosso estado. Foram mais de seis reuniões, em que tivemos a oportunidade de falar e de escutar sugestões para o trabalho da Campanha da Fraternidade. Eis que surge agora o momento da preparação das comunidades. Nesta semana, de 2 a 6 de fevereiro, no Centro Social Nazaré, a partir das 19:30 horas, teremos os nossos encontros para o estudo sobre o Tema deste ano, para que depois todos os que participarem multipliquem o tema e seu conteúdo para suas comunidades e paróquias.

São sempre oportunidades de ouvir, discutir, sugerir e encaminhar assuntos que são de interesse de todos. É importante a participação!

Nesses dias, em uma das tendas do Fórum Social Mundial escutamos um padre de outra região do país reclamar da não participação da Igreja em alguns assuntos ligados à ecologia. Um irmão bispo que estava ao meu lado fez logo uma intervenção, demonstrando com documentos a preocupação da instituição com aquele assunto que a pessoa reclamava. Às vezes as pessoas ignoram as questões e têm coragem de acusar sem saber. Isso acontece muito nesse tipo de encontros. Lembro disso para que as pessoas procurem aproveitar esses momentos de aprofundamento para dar suas sugestões e conhecer melhor as propostas desta Campanha da Fraternidade e empenhar-se a fundo nesse tempo que é de interesse de toda a população.

(fonte: www.cnbb.org.br  –  autor: Dom Orani João Tempesta)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Andre Leitao de Almeida disse:

    Quero agradecer pelo site que está ajudando o ministerio da qui do bairro de cidade nova na cap. são jose (paroquia n. s. da esperança) a ter uma esperança pra tocar as musicas da campanha desse ano.as musicas são lindas.parabens por vcs estarem disponibilizando o audio e as cifras. PARABENS.ISSO É MUITO BOM. Fico muito feliz. Ministerio do grupo Jesus Amado de Cidade Nova- Capela São José.

  2. Wilson Meira disse:

    Caros irmãos e irmãs,A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009 tem um amplo espaço para discutir,debater e acima de tudo, refletir,pois muitos estão associando a CF-2009 com bandidos,cadeias,menores em situação de risco e influenciados por programas televisivos nada sugestivo,uma vez,que não informam, mas estimulam a violência.É bom que saibamos, que CF-2009 que o TEMA E LEMA CENTRAL É A VIDA E A JUSTIÇA.A VIDA, O MAIOR DOM DE DEUS,inclusive com aqueles que estão na marginalidade e são nossos irmãos e irmãs,uma vez,que somos filhos e filhas de um MESMO PAI.Ao participar do seminário da CF-2009 aqui na Diocese de São Salvador,discutimos o VER,JULGAR E AGIR,me chamou atenção,quando o Pe. Fellipe ao fazer sua reflexão,lembrou do MOMENTO QUE JESUS PEDE ÁGUA PARA SAMARITANA,primeiro momento para não dividirmos,pois o DEUS É UM, A CASA É UMA,agora nós CATÓLICOS seguindo nossa Liturgia,respeitando o direito do próximo.
    Outro ponto,que chamou-me atenção no artigo,foi questão ecológica,pois é justamente na Região da Amazônia, que temos Bispos católicos ameaçados de MORTE por defender a não destruição da nosso VERDE,outro fato a acontecer ainda este ano,é 12.Interclesial da CEB’s Comunidades Eclesiais de Base em Porto Velho, tudo em nome da defesa da AMAZÔNIA.Para a CF-2009 são sugeridas as leituras de Ex 20,13 e Is 32,17, e veremos o verdadeiro sentido da CF-2009.Bem como o nosso momento de recolhimento espiritual,para que possamos identificar nossos erros e faltas.O que fizemos que desagradou nosso PAI?Estamos sendo discipulos e discipulas de JESUS CRISTO? São muitas reflexões em nosso recolhimento no período QUARESMAL QUE ESTÁ A CHEGAR…Que façamos e doamos o melhor de nós para DEUS.

  3. Maria Clara disse:

    Gostei muito desse artigo. Era exatamente o que estava procurando.
    O Tema e o Lema é muito sério e importante mas, não estou vendo muita divulgação por parte da Igreja principalmente na minha paroquia.

  4. jessica disse:

    esse artigo é muito importante para aquelas pessoas que tem para ajudar a quem nao tem e precisa.

  5. Maria Terezinha Gomes disse:

    Temos que dobrar nossos joelhos e pedir aos governantes,que tenham o olhar fixo em Cristo,só assim o país deixa de ser dominado pelo inimigo. Amém. Shalom.

  6. maria luizat disse:

    eu adorei esse texto e adoro a campanha da fraternidade so assim podemos mostrar o mundo coisas inportantes

Deixe uma resposta