São Benedito, o “Santo Mouro”

domingo, janeiro 25, 2009

SÃO BENEDITO, O "SANTO MOURO"

sao benedito santo mouro africa italia pao pobres rosas canonizacao

 

Vida de São Benedito

São Benedito nasceu em 1526, na pequena cidade de São Fratello (Sicília) Itália. Seus pais Diana Larcare e Cristóvão Manassari eram cristãos descendentes de escravos negros vindos da África.

Quando adolescente Benedito cuidava do rebanho de seu patrão e desde então, por suas virtudes foi chamado de "Santo Mouro". Com 21 anos entrou na comunidade dos eremitas fundada por Gerônimo Lanza, próximo e sua terra, e que seguia a regra de São Francisco.

uando os eremitas se transferiram para o monte peregrino, para viver em maior recolhimento, Benedito os seguiu e quando Gerônimo Lanza faleceu foi eleito superior da Ordem.

Em 1562, Pio IV retirou a aprovação que Júlio II havia dado ao seu Instituto e convidou-os a escolher outra Ordem Religiosa onde poderiam entrar. Benedito entrou na Ordem dos Frades Menores do convento de Santa Mara de Jesus em Palermo (Sicília), fundado por Mateus de Agrigento.

Inicialmente, Benedito foi designado para viver no convento de Santa Ana de Juliana, onde permaneceu por três anos. Em seguida retornou a Palermo onde permaneceu por 24 anos. Exerceu no início o humilde ofício de cozinheiro, com espírito de sacrifício sobrenatural, foram inclusive atribuído-lhes alguns milagres. Seus irmãos o consideravam iluminado pelo Espírito Santo, pois fazia muitas profecias.

Foi assim estimado que em 1578, mesmo sendo um simples leigo e analfabeto, (não havia sido ordenado sacerdote), foi nomeado superior do convento e com sabedora prudência e grande caridade guiou por três anos a sua comunidade. Por ocasião do capítulo provincial (reunião geral da Ordem Religiosa) foi a Agrigento (cidade situada na região do Vale dos Templos – Sicília) onde pela fama de santidade foi escolhido com grande festa pelo povo. Nomeado em seguida mestre dos noviços desenvolveu seu trabalho a ponto de os irmãos perceberem nele uma grande capacidade de atingir o coração das pessoas.

Ao terminar o tempo determinado como Superior, reassumiu com muita humildade mas com alegria suas atividades na cozinha do convento. Um grande número de devotos acorria a ele para consulta-lo, entre os quais sacerdotes e teólogos e até o vice-rei da Sicília.

Sempre preocupado com os mais pobres do que ele, aqueles que não tinham nem o alimento diário, retirava alguns mantimentos do Convento, escondia-os dentro de suas roupas e os levava para os famintos que enchiam as ruelas das cidades. Conta a tradição que, em uma dessas saídas, o novo Superior do Convento o surpreendeu e perguntou: “Que escondes aí, embaixo de teu manto, irmão Benedito?” E o santo humildemente respondeu: “Rosas, meu senhor!” e, abrindo o manto, de fato apareceram rosas de grande beleza e não os alimentos de que suspeitava o Superior.

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button

 

comentário(s)

  1. Pamela Cristina disse:

    eu adorei. É muito interessante saber mais das religiões.etc.

  2. analia disse:

    Adorei saber sobre sao Benedito pois nao sabia nada sobre. Espero que todos voces continuem aprendendo mais sobre os santos.

  3. Maria Terezinha Gomes disse:

    Vamos ser como São Benedito, ter a capacidade de atingir os corações das pessoas, principalmente os incrédulos, eles tem que conhecer Esse Amor que nos faz gigantes. Amém. Shalom.

  4. marco antonio disse:

    eu gostei muito deste artigo faço aula de teologia e pra mim é interesante saber sobre os santos que existen no mundo do catolocismo

  5. Cleonice disse:

    Gostei muito, pois tenho muita fé em São Benedito, e queria saber sobre sua vida, e se fosse possível gostaria de saber mto mais

  6. eu li e gostei muito da historia de sao benedito pois sou decendente de escravos, meus pais eran muito devotos desse santo e pertencia a um grupo de congo hoje com eles falecidos,eu e minhas irmas fazemos parte da congada,,desde que me conheço por gente sao benedito ja morava em minha casa

  7. gostaria de saber porque ,foi criada a congada de sao benedito

  8. Maria Zelia Libanio disse:

    Gostaria de saber mais sobre os milagres de São Benedito, pois achei lindo o milagre onde transfirma alimento em rosas, se possível puder receber mais alguns eu me sentiria muito agradecida.
    Um bom dia, que Deus os abençõem a todos.

  9. ALEXANDER TRIAQUIM disse:

    OLA!!! BOM, ADOREI ESTE ARTIGO E GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE SÃO BENEDITO E TAMBÉM SE POSSIVEL GOSTARIA DE SABER PORQUE TEMOS QUE OFERECER HA ELE SEMPRE UM COPO DE CAFÉ??? POIS MINHA MÃE ME ENSINOU ISSO, MAS TENHO CURIOSIDADE EM SABER SOBRE… GRATO

  10. cantodapaz disse:

    *** Obrigada a todos por seus comentários. Uma palavrinha especial ao Alexander: não conhecíamos este costume de oferecer café a São Benedito. Esta é mais uma prática de religiosidade e costume popular das tantas que existem no Brasil. Provavelmente manteve-se esta tradição pelo fato de São Benedito ter sido cozinheiro e de sua imagem estar nas cozinhas do nosso País, zelando para que nunca nos falte o alimento. Abraços, ***

  11. CELSA R,M. DIAS disse:

    GOSTEI MUITO DESTE ARTIGO,MUITO INTERESANTE, MINHA COMUNIDADE É SÃO BENEDITO,ESTAMOS NOS PREPARANDO P/ A FESTA DO NOSSO PADROEIRO, É UMA PENA QUE MINHA IMPRESSORA NÃO ESTA LEGAL, MAS COPIEI ALGUMAS COISAS A MÃO, MAS AINDA VOU COSERTAR MINHA IMPRESSORA E AI VOLTO ENTRAR EM CONTATO.MUITO AGRADECIDA, CELSA,CORDENADORA DESTA COMUNIDADE SÃO BENEDITO, E QUE ELE NOS ABENÇÕE.

  12. Paulo Santos disse:

    Estava procurando o cantico do Santo Benedito encontrei esta Historia Maravilhoza sou desentente de africanos.

  13. Geralda disse:

    gostei de saber algo sobre s. Benedito pois os catolicos precisa ler mais sobre os santos.

  14. zulmira Gomes disse:

    Sou devota de São Benedito a 60 anos. E tenho a certeza de que pode existir no mundo Santo igual a ele; mas melhor e mais milagreiro que ele, não nasceu ainda. O Artigo esta ótimo.
    Parabens

  15. WALDEMAR JOSE DA SILVA JUNIOR disse:

    gostei e queria receber hmeis do site ok .abraços junior

Deixe uma resposta