Belém significa “Casa do Pão”: você sabia?

sábado, novembro 29, 2008

BELÉM SIGNIFICA "CASA DO PÃO": VOCÊ SABIA?

SIMBOLISMO EUCARÍSTICO DO NATAL

belem casa do pao jesus cristo pastores maria natal anjo

(Um pastor e o Menino Jesus – pintura de Jenifer Swindle – www.meridianmagazine.com/arts/060503spirit.html)

Vários autores relacionam a manjedoura onde Jesus foi colocado ao nascer com um altar. A presença do altar nas cenas da natividade significam a ligação entre a Encarnação de Cristo e a sua morte sacrifical. Sacrifício expresso evidentemente, em termos de simbolismo Eucarístico.

Muitas pessoas não sabem, mas Belém (pequena cidade de Judá, a 9 Km de Jerusalém, onde Jesus nasceu) significa, em hebraico, “Casa do Pão”.

São Jerônimo narra que o apóstolo São Paulo, quando entrou na gruta exclamou: “Te saúdo, Belém, casa do pão, na qual nasceu o pão descido do céu”.

Esta associação entre o Menino e o “Pão da Vida”, tem a seu favor o testemunho dos Santos Padres. Além disso, o próprio Jesus disse que era o "Pão vivo descido do Céu".

Nascimento, Morte e Eucaristia unidos entre si, é a única explicação aceitável desta inesperada construção que serve de Berço e, ao mesmo tempo, de Altar: a manjedoura (recipiente onde se colocava o feno e a comida para os animais se alimentarem).

“Jesus foi colocado na manjedoura, disse São Cirilo de Alexandria, a fim de que nós, deixando a nossa vida de animais voltássemos para a razão, que é própria dos homens; e no aproximar-se da mesa de seu estábulo não encontrássemos mais o feno, mas o Pão descido do Céu: o Corpo da Vida”.

Assim, Natal e Eucaristia relacionam-se entre si.

(Texto elaborado com base no conteúdo do site www.catedralsaomiguel.org.br)

Share Button

 

comentário(s)

  1. Matia Terezinha Gomes disse:

    Que lindo! Não sabia que era Casa do Pão, que esse Pão nunca sáia das nossas vidas. Amém. Shalom.

  2. carol disse:

    É muito bom.

Deixe uma resposta