Santa Isabel e São Zacarias: quem são?

quinta-feira, julho 3, 2008

São José, Nossa Senhora, Santa Isabel e São Zacarias

 

Você sabe quem foi Santa Isabel e São Zacarias? Santa Isabel era prima de Nossa Senhora e São Zacarias era o seu marido e, portanto, primo da Virgem Maria por afinidade. Eles, em idade já avançada, tiveram um filho chamado de João, mais tarde conhecido como João, o Batista (São João Batista), porque batizava a todos e pregava a conversão dos pecados. Ele foi o grande anunciador da vinda de Jesus como Salvador. Portanto, Jesus e São João Batista foram primos de segundo grau.

Quando o anjo Gabriel anunciou à Virgem Maria que ela seria Mãe de Jesus, também anunciou que a prima Isabel, ainda que idosa, já estava no sexto mês de gravidez. Por isso, Nossa Senhora se apressou em partir rumo à casa de Isabel, para ajudá-la nos primeiros meses de cuidados com o filho recém-nascido. Com isso, Maria Santíssima nos deu um sublime exemplo de serviço e de humildade, pois mesmo sendo a escolhida para ser a Mãe do Salvador, soube colocar-se a serviço de sua prima. Além disso, a Bíblia nos diz que Maria permaneceu três meses em casa de Isabel, depois que ela deu à luz. Podemos imaginar a Virgem Maria ajudando-a com todo o serviço doméstico e com os cuidados com o pequeno João, apesar de também estar grávida e já com os meses adiantados. Não devia ser nada fácil a vida naqueles tempos.

Vamos, então, a uma leitura um pouquinho mais aprofundada sobre o tema:

"Embora os nomes desses santos não estejam presentes no calendário litúrgico da Igreja, há muitos séculos a tradição cristã consagrou o dia 5 de novembro à veneração da memória de são Zacarias e santa Isabel, pais de são João Batista.

Encontramos a sua história narrada no magnífico evangelho de são Lucas, onde ele descreveu que havia, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias; a sua mulher pertencia à descendência de Aarão e se chamava Isabel. Eles viviam na aldeia de Ain-Karim e tinham parentesco com a Sagrada Família de Nazaré.

Foram escolhidos por Deus por sua fé inabalável, pureza de coração e o grande amor que dedicavam ao próximo. Isabel, apesar de sua santidade, era estéril: uma vergonha para uma mulher hebréia, que era prestigiada somente através da maternidade. Mas foi por sua esterilidade que ela se tornou uma grande personagem feminina na historia religiosa do Povo de Deus. Juntos, foram os protagonistas dos momentos que antecederam o mais incrível advento da historia da humanidade: a encarnação de Deus entre os seres humanos.

Estavam velhos, com idade avançada, e como não tinham filhos, julgavam essa graça impossível de ser alcançada. Foi quando o anjo do Senhor apareceu ao velho sacerdote Zacarias no templo e disse-lhe que sua mulher, Isabel, teria um filho que teria o nome de João, que significa "o Senhor faz graça". O menino seria repleto do Espírito Santo desde a gestação de sua mãe, reconduziria muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus e seria precursor do Messias.

Zacarias, inicialmente, manteve-se incrédulo ante o anúncio celeste do nascimento de um filho pelo qual havia rezado com tanto ardor; para que pudesse crer, precisou de um sinal: ele ficou mudo até que João veio à luz do mundo. Na ocasião, sua voz voltou e ele entoou o salmo profético em que, repleto do Espírito Santo, profetizou a missão do filho.

Enquanto isso, devido à proximidade da maternidade, Isabel recolheu-se por cinco meses, para estar em união com Deus. Os dias ela dividia em três períodos: de silêncio, oração e meditação. E foi assim que Isabel, grávida de João e inspirada pelo Espírito Santo, anunciou à Virgem Maria, sua prima, quando esta a visitou: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre (Jesus)".

Após o nascimento de João, Zacarias e Isabel recolheram-se à sombra da fama do filho, como convém aos que sabem ser o instrumento do Criador. Com humildade, alegraram-se e satisfizeram-se com a santidade da missão dada ao filho (João Batista), sendo fiéis a Deus até a morte."

(fonte do texto entre aspas – com pequenas modificações para uma maior clareza: www.paulinas.org.br)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. anna gaspar disse:

    como é doce o semblante da virgem Maria!

  2. custódia da Costa Santos disse:

    O site canto da paz, está de tal ordem organizado, actualizado e diversificado, que como cristã em caminhada com e, para Cristo, encontro sempre aqui mensagens que me ajudam nessa caminhada. Os meus parabéns e que Deus vos continue a abençoar e a entrar em muitas vidas através de vós, neste mundo imenso que é a internet.

  3. Wagner Gastaldi disse:

    Há quem diga que Santa Isabel era prima da Virgem Maria, mas as traduções do evangelho que conheço dizem que eram parentas.
    Ouvi uma palestrante falar que Isabel era
    tia-avó de Maria.
    Gostaria de saber maiores informações, bem como a informação mais precisa que se tem sobre este parentesco.
    Obrigado.
    Wagner Gastaldi

  4. cantodapaz disse:

    **** Wagner, Santa Isabel era prima de Nossa Senhora, conforme nos ensina a Igreja. Um abraço. ****

  5. jacqueline disse:

    não entendi o comentario que um padre carismatico fez a meu respeito. quando entrei na humilde igreja e me apresentei a ele, seu resposta foi: pensei que era Isabel que estava entrando aqui!!!
    na verdade ela tambem esta entrando . Isabel esta muito proxima de vc.

  6. isabel disse:

    O site é muito bem feito, desde a diagramação até a linguagem fluente e clara. Parabéns pelo trabalho de pesquisa. Acessei este site para conhecer a historia de Isabel, a prima da Virgem Maria, e esposa de Zacarias. Sonho em ser mãe, apesar de ainda nao ter encontrado o meu amor. A fé e a perseverancia de Santa Isabel são uma fonte de inspiração. Obrigada pelo site.

  7. É lindo! Se comprometer com Cristo,leva-lo às pessoas,temos que mostrar nossas atitudes,para que todos creiam que Cristo está em nós.Amém.Shalom.

  8. Harabia Verena disse:

    Muito emocionante !!!!
    Minha filhinha se chama Isabel pois quando estava gravida dela(aos 5 meses), fui a missa chorei muito ao ouvir o Santo Evangelho que narra a visita de N. Sra. a sua prima, que, àquela altura, foi mais uma prova de que ” PARA DEUS NADa É IMPOSSÍVEL”

  9. Fernanda disse:

    Adorei o artigo embora gostaria de saber mais sobre Santa ISabel.
    E, hoje, 08 de julho, é comemorado seu dia.
    Vou pedir aos céus e à Santa ISabel que proteja a todos com seu amor ao próximo, sua bondande e sua fé inabalável.
    Graças a Deus.

  10. tiago disse:

    santa isabel me ajude em lagares

  11. Alexandre disse:

    Bom dia. Existe alguma igreja de Santa Isabel (prima de Maria, não rainha de portugal) no Rio de Janeiro ou estado do Rio de Janeiro? Obrigado.

  12. cantodapaz disse:

    **** Alexandre, procure no site da Arquidiocese: http://www.arquidiocese.org.br. Abraços. ****

  13. imaculada disse:

    adorei esta foto de santa isabel mais gostaria de ver uma com rosto de frente pois a minha paroquia é Santa isabel em Osasco SP

  14. marcia da silva disse:

    E-mo-ci-o-nan-te! Lindíssimo! Tudo posso naquele que me fortalece, com toda certeza!

  15. Lindo texto relata como maria e pura e soladaria a maravilhosa perante os olhos no nosso pai echeu meu coraçao de alegria a ler esse evalgelho e mostra para deus nada é impossivel.

  16. brigida machado disse:

    Que Nossa Senhora e Santa Isabel já nascerão com o dom e o designo de ser a mulher escolhida por Deus e para servir a Deus por isso nos temos o privilegio de ter uma mãe e uma tia tão admirável aos olhos de Deus eu só tenho á dizer muito obrigada as duas por fazer parte desta historia tão bonita na vida dos dois que são Jesus e João. Amém.

  17. Néia Coury disse:

    Eu adorei o artigo, era o que eu estava procurando, gosto de ler a história dos Santos e depois contar para meus alunos.

  18. Néia Coury disse:

    Que linda história de Nossa Senhora e de Santa Isabel. Adorei.

  19. fabricio disse:

    SOBRE ISABEL E ZACARIAS

  20. antonio ediberto vieira disse:

    Maria solidaria a sua prima Isabel. Exemplo de cimpricidade e Amor acima de tudo ao proximo.

  21. Cristina disse:

    Minha santa Isabel ajuda-me a conceber saberei ser-lhe grata. Amèm

Deixe uma resposta