Ano Paulino: sugestões da CNBB para a celebração

domingo, junho 29, 2008

(São Pedro e São Paulo)

A Igreja, através da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) nos oferece sugestões para a Celebração do Ano Paulino. Clique aqui para ler e imprimir o documento.

Hoje celebramos a Solenidade de São Pedro e São Paulo, apóstolos, e também o Dia do Papa e o início do Ano Paulino.

Abaixo segue o texto da CNBB para a celebração do Ano Jubilar:

"Convocado pelo papa Bento XVI, o Ano Paulino tem início hoje, 28 de junho, com o objetivo de comemorar o segundo milênio do nascimento do Apóstolo São Paulo.

Segundo o assessor da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética, padre Videlson de Meneses, as atividades desenvolvidas durante o Ano Paulino se voltarão para a redescoberta da figura do Apóstolo Paulo por meio da releitura de suas cartas.

“O Ano Paulino deseja ainda aprofundar os ensinamentos do Apóstolo das Nações, mergulhando em sua espiritualidade e revitalizando a nossa fé”, explica o presbítero.

Para alcançar tais objetivos, serão publicados no site da CNBB (www.cnbb.org.br) diversos artigos, que abordarão a pessoa, vida,obra e missão de São Paulo. Também será publicado um subsídio com roteiros para círculos bíblicos e grupos de reflexão intitulado “1ª Carta aos Coríntios”. O subsídio apresentará  a proposta de vinte encontros e será o livro de estudo do mês da Bíblia deste ano. “Será uma oportunidade para conhecer melhor esta carta paulina, que tem muita coisa em comum com a vida de nossas comunidades cristãs”, diz padre Videlson.

Outra iniciativa, conforme o assessor, é incentivar bispos, presbíteros e diáconos a usar mais textos litúrgicos paulinos em suas homilias. “Os ministros leigos da Palavra são também convidados a fazer suas reflexões, tendo presentes os escritos paulinos”, acrescenta.

Dimensão ecumênica

O Ano Paulino prosseguirá até o dia 29 de junho de 2009. Foi convocado pelo papa Bento XVI em junho do ano passado. Na ocasião, o pontífice ressaltou a dimensão ecumênica do Ano Paulino. “O apóstolo dos povos, particularmente comprometido a levar a Boa Notícia a todos os povos, entregou-se totalmente pela unidade e a concórdia de todos os cristãos”.

“Por isso, rezar e trabalhar pela unidade é outro objetivo deste evento”, afirma padre Videlson.""

(fonte: www.cnbb.org.br)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Bernadete disse:

    Minha cidade foi dividida em setores, o meu bairro recebeu o nome de Setor Paulo Apóstolo . Vamos iniciar as celebrações do ano Paulino e desejamos contar com a sua colaboração no sentido de receber sugestões para os encontros como também artigos da vida de São Paulo.Agradecemos, Maria Bernadete Barros-Rua Raimundo Coimbra-20- Bairro Paulo Guerra- Santa Maria da Boa Vista- PE- 56380000, Fones-087-38691537-96035470-88221500.

  2. Ignez R. Almeida disse:

    katia, este site é 10 bjs no seu coração.

  3. Cleusa Souza disse:

    O site está maravilhoso. PA R A B É N S.

  4. Raquielle disse:

    Gostei muito deste site. È um meio eficaz de evangelização. Deus o abençoe.

  5. ademir miranda disse:

    Que a paz de jesus estejam com vocês, gostei muito do site e das musicas e clipes catolicas parabéns.

  6. anna gaspar disse:

    É sempre bom vermos sites dedicados à religião católica. Este é um dos melhores.

  7. Edna Coutinho disse:

    Parabens aqui consegui subsidios de estudo para o ano Paulino.Tentaremos montar um roteiro de estudo dentro das orietaçãoes oferecidas.

  8. erta maria disse:

    gostaria de um modelo para a celebração do dia da bíblia, inserindo ano paulino e ano catequético

  9. mariade lourdes santos disse:

    Eu gostei porque gosto de ler, e estou fazendo um trabalho sobre o ano paulino.
    E tudo que é da nossa religião eu gosto de estar informada

  10. maria ines disse:

    boa noite,a paz de jesus e o amor de maria
    gostaria de dar uma opiniaõ sobre as bíblias,pois sou logista e cliente de voces,aqui em petropolis esta chegando as bíblias com força total mas os jovens pedem uma bíblia como é a de capa de couro ,sendo um tamanho de bolso e as oraçoes do cristão,a traduçao é ótima.
    grata
    maria ines

Deixe uma resposta