Jovem Santa: Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face

terça-feira, dezembro 12, 2006

Teresa Martin nasceu em Alençon, França, em 2 de janeiro de 1873. Dois dias mais tarde foi batizada na Igreja de Notre-Dame, recebendo o nome de Maria Francisca Teresa. Seus pais foram Luis Martin e Celia Guérin, ambos veneráveis na atualidade. Apósa morte de sua mãe, em 28 de agosto de 1887, Teresa mudou-se com toda a sua família para Lisieux.

Santa Teresinha quando menina No final de 1879 recebeu pela primeira vez o sacramento da penitência. No dia de Pentecostes de 1883, recebeu a graça especial de ser curada de uma grave enfermidade pela intercessão de Nossa Senhora das vitórias (A Virgem do Sorriso). Educada pelas Beneditinas de Lisieux, recebeu a primeira comunhão no dia 8 de maio de 1884, depois de uma intensa preparação, culminada por uma forte experiência da graçada íntima comunhão com Cristo. Algumas semanas mais tarde, em 14 de junho do mesmo ano, recebeu a Confirmação, com plena consciência de acolher o Espírito Santo mediante uma participação pessoal na graça de Pentecostes.

Seu desejo era abraçar a vida contemplativa, igual as suas irmãs Paulina e Maria, no Carmelo de Lisieux, porém sua tenra idade a impedia. Durante uma viagem a Itália, depois de visitar a Santa Casa de Loreto e os lugares da Cidade Eterna, em 20 de novembro de 1887, na audiência concedida pelo Papa Leão XII aos peregrinos da diocese de Lisieux, pediu ao Papa, com audácia filial, autorização para poder entrar no Carmelo aos 15 anos. Em 9 de abril de 1888 ingressou no Carmelo de Lisieux. Recebeu o hábito em 10 de janeiro do ano seguinte e fez sua profissão religiosa em 08 de setembro de 1890, festa da Natividade da Virgem Maria.

Santa Teresinha no Carmelo No Carmelo começou o caminho da perfeição traçado pela Madre Fundadora, Teresa de Jesus, com autêntico fervor e fidelidade, cumprindo os diferentes ofícios que lhe foram confiados (foi também mestra de noviças).

Santa Teresinha ainda noviça

 

Iluminada pela palavra de Deus, e provada especialmente pela enfermidade de seu querido pai, Luis Martin, que faleceu em29 de julho de 1894, iniciou o caminho para a santidade, inspirada na leitura do Evangelho e pondo o amor no centro de tudo.

Teresa nos deixou em seus manuscritos autobiográficos não só as lembranças de sua infância e adolescência, mas também o retrato de sua alma e a descrição de suas experiências mais íntimas. Descreve e comunica a suas noviças, confiadas aos seus cuidados, o caminho da infância espiritual; recebe como dom especial a tarefa de acompanhar com a oração e sacrifício os irmãos missionários(o Padre Roulland, missionário na China, e o Padre Belliére).

Santa Teresinha já carmelita professa

 

Aprofunda-se cada vez mais no mistério da Igreja e sente crescer sua vocação apostólica e missionária para levar consigo os demais, movida pelo amor de Cristo, seu único Esposo. Em 9 de junho de 1895, na festa da Santíssima Trindade,ofereceu-se como vítima imolada ao Amor misericordioso de Deus. Nesta época escreve o Primeiro Manuscrito Autobiográfico que entregou a Madre Inês no dia de seu onomástico, em 21 de janeiro de 1896. Alguns meses mais tarde, em 3 de abril, durante a noite de quinta para sexta-feira santa, teve uma hemoptise, primeira manifestação da enfermidade que a levaria a morte, e ela a acolheu como uma misteriosa visita do Esposo Divino. Então, entrou em uma prova de fé que duraria até o final de usa vida, e dela oferece um testemunho emotivo em seus escritos. Durante o mês de setembro conclui o Manuscrito B, que ilustra de maneira impressionante o grau de santidade ao qual havia chegado, especialmente pela descoberta de sua vocação no coração da Igreja.

Enquanto piora sua saúde e continua o tempo de prova, no mês de junho começa o Manuscrito C, dedicado a Madre Maria de Gonzaga; entretanto, novas graças a levam a amadurecer plenamente na perfeição e descobre novas luzes para a difusão da mensagem na Igreja, para o bem das almas que seguirão seu caminho.

Em 08 de junho é transferida para a enfermaria, onde outras religiosas recolhem suas palavras quando suas dores e provações se tornam mais intensas e enquanto suporta com paciência atéa chegada de sua morte, acontecida na tarde de 30 de setembro de 1897. "Eu não morro, entro na vida", havia escrito a seu irmão espiritual, o missionário P. Mauricio Belliére. Seus últimas palavras, "Deus meu, te amo" , selaram uma vida que se extinguiu da terra aos 24 anos, para entrar, segundo seu desejo, em uma nova fase de presença apostólica em favor das almas, da comunhão dos Santos, para derramar uma "chuva de rosas" sobre o mundo (chuva de favores e benefícios, especialmente para amar mais a Deus).

Foi canonizada por Pio XI em 17 de maio de 1925, o mesmo Papa em 14 de dezembro de 1927, a proclamou Padroeira Universal das Missões, junto com São Francisco Xavier. Sua doutrina e seu exemplo de santidade têm sido recebidos com grande entusiasmo por todas as categorias de fiéis deste século,e também além da Igreja Católica e do Cristianismo. Por ocasião do Centenário de sua morte, o Papa João Paulo IIa declarou Doutora da Igreja, pela solidez de sua sabedoria espiritual inspirada no Evangelho, pela originalidade de suas intuições teológicas, nas quais resplandece sua eminente doutrina, e pela acolhida em todo o mundo de sua mensagem espiritual, difundida através da tradução de suas obras em mais de cinqüenta línguas diversas. A cerimônia da Declaração ocorreu em 19 de outubro de 1997, precisamente no Domingo em que se celebra o Dia Mundial das Missões.

Frases de Santa Teresinha

  • "Para mim, a oração é um impulso do coração, um simples olhar dirigido para o céu, um grito de agradecimento e de amor, tanto do meio do sofrimento como do meio da alegria. Em uma palavra, é algo grande, algo sobrenatural que me dilata a alma e me une a Jesus."
  • "Não possuo o valor buscar orações formosas nos livros, como não sei como escolher, penso como as crianças e digo simplesmente ao bom Deus o que necessito, e Ele sempre me compreende."
  • "O que me impulsiona a ir para o céu é o pensamento de poder acender no amor de Deus uma multidão de almas queo louvarão eternamente."
  • "Meu caminho é o caminho da infância espiritual, o caminho da confiança e da entrega absoluta".
  • "Quisera eu encontrar também um elevador que me elevasse até Jesus, porque sou demasiado pequena para subir a dura escada da perfeição".
  • "Na lavanderia minha companheira de trabalho sacudia a roupa com tanta força que me salpicava o rosto de sabão. Isto me fazia sofrer, porém jamais lhe disse nada a respeito, e assim sofria este pequeno sacrifício pelos pecadores".
  • "Eu nunca aconselho nada a ninguém sem antes recomendar-me à Virgem Santíssima. Ela é que faz que as palavras que digo tenham eficácia nos que as ouvem."
  • "A vida é um instante entre duas eternidades."
  • "Como é grande o poder da oração! É como uma rainha que em todo o momento tem acesso direto ao rei e pode conseguir tudo o que lhe pede."
  • "A Santíssima Virgem demostrou-me que nunca deixou de proteger-me. Logo quando a invoco, quando me vem uma incerteza, um aperto, imediatamente recorro a ela, e sempre cuida de meus interesses como a mais terna das Mães."
  • "Sabe-se muito vem que a Santíssima Virgem é a Rainha do Céu e da Terra, porém é muito mais Mãe que Rainha".
  • "Oh! Maria! Se eu fosse Rainha do Céu e Tu fosses Teresa, eu queria ser Teresa a fim de que tu fosses a Rainha do Céu."
  • "Depois de minha morte, farei cair uma chuva de rosas".
  • "Vou passar meu céu fazendo o bem na terra",
  • "Eu não morro, entro na vida".

Oração à Santa Teresinha para obter uma graça

"Oh! Santa Teresinha do Menino Jesus, modelo de humildade, de confiança e de amor! Do alto dos céus despeje sobre nós estas rosas que levas em teus braços: a rosa da humildade para que vençamos nosso orgulho e aceitemos o jugo do Evangelho; a rosa da confiança, para que nos abandonemos à vontade de Deuse descansemos em sua Misericórdia; a rosa do amor, para que abrindo nossas almas sem medida à graça realizemos o único fim para o qual Deus nos criou a sua Imagem: Amar-Lhe e fazer- Lhe amar, Tu que passas teu Céu fazendo o bem na terra, ajuda-me nesta necessidade e concede-me do Senhor o que te peço, se for para glória de Deus e para o bem de minha alma. Amém."

(retirado do site: www.paroquiasantateresinha.com.br/indexpa.htm – com a devida autorização)

LEIA SOBRE A BEATIFICAÇÃO DOS PAIS DE SANTA TERESINHA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. ligia maria baku disse:

    Santa Teresinha é a santinha do meu coração.

  2. vanessa paiva disse:

    Olá… a paz! Gostei mto do site, parabéns! Gostaria de receber diariamente as frases de sta Teresinha, se possível! Espero resposta… Deus abençoe vcs!!!

  3. Paz e bem. o site ests lindo com bastante informação. gostaria tanbem de receber as frases
    diariamente de Santa Terezinha , aguardo resposta

  4. cantodapaz disse:

    **** Queridos amigos(as), Obrigada por seu comentário.
    No momento é impossivel atendê-lo, pois temos várias matérias sendo preparadas para ir ao ar. Quem sabe em um futuro próximo? Um abraço, ****

  5. debora disse:

    Hoje sai do consultório rezando a novena de Sta. Terezinha e fui direto para casa de um amigo. Ao chegar lá ele me entregou uma rosa e disse. Esta aqui que santa terezinha mandou te entregar. Para mim foi muito forte. Atá agora estou sem palavras para descrever a emoção. Ela é muito especial.

  6. Maria Terezinha Gomes disse:

    Eu conheço a história dessa Santa maravilhosa, ela sempre está comigo,pela internet,um dia vou receber uma rosa, fiz a novena duas vezes, talvez Deus viu que não seria bom pra mim o que pedi, tenho que rezar mais. Amém. Shalom.

  7. Recebo sempre o boletim de vocês e gosto muito.

    Gostei muito da matéria focalizando Santa Terezinha. Sugiro que façam uma matéria sobre Santa Maria Goretti.
    Abraços a todos especialmente para a Katia.

  8. cantodapaz disse:

    **** Antônio, Já temos um artigo sobre Santa Maria Goretti. Basta pesquisar em nosso site. Abraços. ****

  9. Aldino Daniel disse:

    Santa Teresinha não é apenas uma simples mulher, mas tambem uma grande Santa e intercessora junto de Jesus Nosso Senhor e, como disse Santa Terezinha do menino Jesus: “fazer sacrificio de sofrer pelos pecadores, assim como Jesus sofreu por nós”. Graças sejam dadas ao Senhor Nosso Deus. Paz e Bem para todos que estam sempre de olhos neste site que é muito maravilhoso.

  10. Elizete Rosa Oliveira disse:

    Olá! Paz e Bem, agradeço a Deus por vocês existirem e nos ensinarem sempre as coisas do céu. Os textos sobre santos e santas são ótimos, gosto muito do Evangelho comentado. Boa semana.

  11. Eliana disse:

    Chuva de Rosas na vida de todos. Eu fiz várias vezes a Novena das Rosas e em todas as vezes, de forma inesperada,recebi uma rosa. É encantadora essa Santa, é emocionante a maneira como Ela nos dá uma resposta para os nosso pedidos. Me emociono todas as vezes que falo nessa Santa maravilhosa.

  12. Isabel disse:

    Santa Terezinha é muito linda e tem uma história muito bonita, já alcançei várias graças por intermédio desta sata, espero ardentemente alcançar a que estou pedindo no momento, com fé em Santa Terezinha, Nossa Senhora e Deus espero alcançar esta graça.Feliz Ano- Novo a todos vocês.Isabel

  13. Santa Teresinha é uma grande protetora e intercessora das nossas vidas , junto de Nosso Senhor Jesus Cristo é pela primeira vez e gostei muito deste site maravilhosso.

  14. BETH FRAGA disse:

    SOU DEVOTA DE SANTA TERSINHA DAS ROSAS FAÇO SEMPRE A ORAÇÃO E SEMPRE QUE POSSO DEPOSITO AOS PES DELA PETALAS OU A ENFEITO COM ROSAS POIS JA RECEBI UM MILAGRE DELA NAO RECEBI ROSAS MAS SIM JASMIM DADO POR UMA FREIRA. FIQUEI MUITO FELIZ. ESTOU FAZENDO A TREZENA DELA, NAO SEI SE VOU CONSEGUIR POIS SEMPRE HA ALGO QUE ME INTERROMPE MAS NAO VOU DESISTIR POIS SEI QUE ALCANÇAREI A GRAÇA QUE TANTO PEÇO PRECISO TAMBÉM CUMPRIR COM A PROMESSA QUE FIZ A ELA E AINDA NAO CUMPRI TOTALMENTE SEI QUE JESUS VAI ME PERDOAR POR ISSO POIS ELES SABEM O QUE ESTOU PASSANDO O PROBLEMA NAO E TAO GRANDE PERTO DE OUTROS MAS E UMA CURA INTERIOR A QUAL O MEU NAMORADO ESTA PRECISANDO.

  15. Sempre procuro sites sobre Sta Tereziha foi muito bom encontrar este. Faço a novena com frequencia e divulgo sempre que posso. Várias pessoas já vi alcançarem graças. Peço a ela uma graça especial!Creio que em breve ela atenderá.

  16. maria w. costa cavalcanti disse:

    gostei muito ler sobre santa terezinha sinto pertinho dela obrigado por me proporcionar este momento deus abençoe vcs

  17. Almeriza Pereira Teixeira disse:

    Como é agradável penetrar no amor de Deus através do universo do coração de Santa Teresinha do Menino Jesus. Quando penetro nas Memórias e leituras de Santa Teresinha,minha alma se envolve e me leva a tocar o céu pelo infinito amor de Deus por nós vivido por tão grande Santa.

  18. Poli disse:

    Minha avó me ensinou o poder de Santa Teresinha, já fiz a novena e não recebi a graça talvez por não ser merecedora, mas isso não diminiu minha fé nela.

  19. Francilene disse:

    santa terezinha é a santinha do meu coreção e das minhas dividas mim ajude santinha eu creio

  20. nice bolós disse:

    é maravilhoso receberinformações que só nos edificam como pessoa e no campo espiritual.grata nice

  21. Danielli disse:

    Olá pessoal!
    Só queria dizer que vale a pena fazer as novena das rosas. Essa santinha é uma poderosa intercessora heim?! Vi isso muitas vezes em mim vida. Façam a experiência, não iram se arrepender.

  22. Andreia disse:

    Eu amo Santa Terezinha, achei o maximo como vcs fizeram um resumo da vida da amada Terezinha,continuem levando almas pra Deus atravez do testemunho da vida dos Santos. Que Terezinha continue derramando uma chuva de rosas sobre vcs,pois tenhocereza q ja a derrama.Não esqueçam de m enviar coisas sobre ela.

  23. vania disse:

    precisamos sempre de artigos como este que inaltece nossa alma e eleva nosso espírito para juntinho de Deus,salvando almas,cumprindo assim nossa missão.precisamos gritar ao mundo nossa cristandade!o céu existe e é para lá que eu vou!!pois vimos de Deus e para Ele voltaremos.

    parabéns por este artigo tão bom para o caminho da nossa salvação.

  24. Mari disse:

    Fiz a novena e recebi duas rosas num mesmo dia.. tb acabei de receber um email de uma amiga enviando um bouquet de rosas… acho q isso é um grande sinal q vou alcançar minha graça… estou com muita fé no coração!

  25. luzia maria disse:

    Estou aproveitando este espaço p/ encontrar uma novena de Nª.Srª de Loreto q. começa assim:
    ” Virgem Smª. Mãe sempre solicita da sorte e felicidade de vossos filhos.A vos recorremos nesta necessidade que atualmente passamos de encontrar uma moradia p/ nossa familia. Lembramos de V. casa tão pobre e feliz de Nazaré, q. Deus quia se conserve ainda hoje em Loreto, pela vossa felicidade e alegria q. tiveste nesta casa, valei nos e fazei nos encontrar uma moradia p/ nossa familia. Etc..”
    É com essa novena q. comprei nossa primeira casa. Agora temos q vender e comprar outra sem escada, com garagem, num lugar tranquilo e seguro. Por faver quem tiver envie p/ meu e-mail
    Nª Srª de Loreto lhe traga mais alegrias.

  26. natalia disse:

    adoro muito santa terezinha q ela continue nos protegendo amem.

  27. Luzia Martins Borges disse:

    Santa Terezinha do Menino Jesus,é a protetora dos meus filhos,em 1.997 eu estava enfrentando problemas com meu filho Charles,e eram coisas graves,então procurei as Irmãs Carmelitas do Convento em minha cidade Divinópolis p/pedir orações para nós,e la a Irmã q/me atendeu disse-me p/invocar a Santa pois ela era protetora dos jovens e q/meu filho seria protejido por ela,então pedi a ela q/protejesse minhas Renata e Ana Flávia,a partir dai ela passou a ser a protetora dos tres.Os problemas com meu filho acabou graças a Deus e a Proteção de Santa Terezinha.Obrigada minha Santa por Protejer meus filhos e esta juventude q/precisa tanto de sua proteção.Obrigada Santa Terezinha!

  28. Regiane oliveira disse:

    Amo tudo sobre santa teresinha.tenho varios livros sobre ela.

  29. olá sou devoto de santa terezinha do menino Jesus/ e espero receber desta grande santa em sua intercessão 4 grandiosos milagres/ para a minha alegria e minha felicidade… estou em novena pedindo sem cessar tão grandiosas graças, e esperando receber uma rosa como sinal das graças que espero… peço a ela que aumente a minha fé/ e me conceda todas as graças que peço: oh amada e gloriosa santa, terezinha do menino Jesus; vem em meu socorro venha em meu auxilío e me conceda as graças por vossa intersessão diante de Deus! obrigado santa terezinha do menino Jesus; me ajude/ eu confio em vós…

  30. analucia disse:

    ame muito pois gosto muito de santa terezinha espero receber mensagens

  31. Rosangela disse:

    Amo Santa Terezinha, tenho feito sua novena desde que a conheci. Estou pedindo a ela uma graça muito difícil, sei que vou alcança-la, pois para Deus nada é impossível. Fiz três meses rezando todos os dias, está difícil, mas estou a espera de um grande milagre. Tenho ganhado muitas rosas, até em sonhos. Santa Terezinha é muito maravilhosa, sei que ela está conversando com o Pai, intercedendo por mim. Obrigada Santa Terezinha.

  32. Marília Kairós disse:

    Santa Teresinha é minha madrinha!!!!!!
    amo ela!!!!!

  33. léo disse:

    Queridos irmãos, alegremo-nos!
    Pois além de nossa Rainhazinha ser santa, maravilhosa e poderosa, ela é grande amiga, consolo do Pai! E eis também nossa alegria, um dia a conheceremos face a face e desfrutaremos de todo seu coração dentro de todas as delícias de nosso amado Jesus! Vem amiga do céu!
    Paz e Bem!

  34. Rosana disse:

    Gostei muito. Sou devota de Santa Terezinha, e fiquei muito feliz de encontrar um artigo só para ela. Normalmente se acha muita coisa de Santa Terza de Ávila, e não da NOSSA PEQUENINA,
    Parabéns!!!
    Deus conserve.
    Rosana

  35. Ana Paula disse:

    Começei a Novena a Santa Terezinha do Menino Jesus ontem, na esperança de receber uma rosa, pois sei que vou ficar estasiada neste momento,e se for da vontade de Deus e por intermedio dessa Santa tao maravilhosa vou alcançar a graça pedida. Que O Senhor esteja conosco.

Deixe uma resposta