15. O primeiro presépio na celebração do Natal, em Greccio, na Itália

quarta-feira, outubro 11, 2006

Muitos não sabem, mas foi São Francisco de Assis quem inventou o presépio. Isto aconteceu em 1223, ano tão importante para o São Francisco, pois foi quando ele também pôde ver a sua Regra de Vida aprovada pelo papa Honório III.Francisco teve que percorrer um longo caminho para que esta aprovação acontecesse, porém,não tão longo quanto Clara.

Esta Regra ainda é até hoje observada pelos franciscanos de todo o mundo e os seus originais encontram-se no Sacro Convento de Assis. Como dizíamos, na noite do dia 24 de dezembro de 1223, São Francisco teve a brilhante idéia de representar materialmente o nascimento de Jesus, pois gostava muito de lembrar a humildade e o amor presentes na Encarnação do Senhor.

São Francisco tinha um grande amigo, nobre e honrado em sua terra, que morava na cidade de Greccio. Este amigo se chamava João e, apesar de nobre e rico, amava a nobreza de espírito acima de tudo. Quando faltavam quinze dias para o Natal,

Francisco mandou lhe dizer que iria celebrar o Natal em Greccio e que desejava ver com os próprio olhos como o Menino Jesus nasceu em Belém, as penúrias que passou e como foi posto sobre a palha entre um boi e um burro. Para isso, precisava que João tomasse algumas providência, o que foi feito imediatamente e no lugar indicado pelo santo. Quando chegou a noite de Natal, muitas pessoas foram chamadas, de todos os lugares, os quais prepararam tochas para iluminar a celebração.

Foram também trazidos um boi, um burro, uma manjedoura e palha. Os frades começaram a cantar, e com eles todo o povo, de modo que o bosque ficou repleto dos louvores ao Deus Altíssimo. Então, a uma certa altura dos acontecimentos, Francisco colocou-se diante do presépio e suspirou, cheio de piedade e de alegria.

Como São Francisco não era padre, pois nunca se achou digno de tal grandeza, um sacerdote celebrou a Missa do Natal ali mesmo onde o presépio tinha sido arrumado, o qual disse ter sentido uma piedade jamais experimentada antes em sua vida. No momento da proclamação do Evangelho, São Francisco vestiu a roupa própria dos diáconos (a dalmática) – pois ele era diácono – e proclamou com voz sonora a Boa Nova. Depois pregou ao povo dizendo palavras maravilhosas sobre o nascimento do Menino de Belém.

Sentia uma doçura sem igual ao pronunciar a palavra "Belém". Num dado momento, alguém teve uma visão admirável e pareceu-lhe ver um menino dormindo no presépio, que acordou quando São Francisco se aproximou. Terminada a vigília, todos voltaram para as suas casas muito contentes.

O povo aproveitou para guardar a palha da manjedoura, a fim de usá-la na cura de animais e de muitos homens e mulheres que padeciam de alguma doença, o que realmente aconteceu.

No lugar onde o presépio esteve montado foi consagrado um templo do Senhor e no local da manjedoura foi construído um altar em honra de São Francisco e uma igreja. Deste modo, onde os animais comeram feno, os homens passaram a alimentar os seus espíritos com o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo.

 

 

Convento franciscano de Greccio

 

Capela situada no Convento franciscano onde São Francisco representou pela primeira vez o presépio

 

 

Local da celebração do primeiro presépio

 

CLIQUE AQUI PARA SABER O SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS DO NATAL

Share Button

 

comentário(s)

  1. leticia e rayssa disse:

    Nós queremos saber o que o presepio representa? Quem inventou? E Quando? Ta um bjs….

  2. cantodapaz disse:

    O presépio foi inventado por São Francisco em 1223 e representa o momento do Nascimento de Jesus. Leia o artigo acima.

  3. ana disse:

    como e k s. francisco de assis teve a ideia do presépio no dia 24 de dezembro de depois no texto abaixo depois diz k faltavam 15 dias para o natal ?

  4. ruygandra disse:

    ola irmãos franciscanos, é com muita humildade que vos desejo de todo o coração. a irem visitar este lugar santo . onde nosso querido Pai Francisco, fez o presépio em grécio,,
    é duma beleza sem igual, o sentir a presença constante de nosso Pai Francisco, e do próprio menino jesus. não tem explicação ,, devem ir quem puder,,,e sentir , aquela paz interior a paz de espírito,,,como eu senti quando la estive,, a todos muitas benções franciscanas, PEREGRINO DO AMOR,,PAZ E BEM

  5. MARTA OYAMA disse:

    Excelente, vou enviar o artigo aos meus amigos catequistas, lógico, fazendo referencia à fonte. Obrigada.

  6. ELIZABETE ANGELA PROCOPIO disse:

    O ARTIGO É UMA AULA,LI ALGUNS COMENTARIOS,ATRAVEZ DELES DA PRA VER COMO TEM PESSOAS INCREDULAS,QUEREM SABER DIA,MES HORA,COMO VEIO A INSPIRAÇÃO,E MAIS BLA,BLA BLA,Ñ TEM COMO Ñ ACREDITAR,EM COISAS BOAS,SE ACREDITAMOS NAS RUINS,E AS BOAS COMO ESTA HISTORIA DO PRESEPIO,É PRA LER E ADORAR OBRIGADO PELO ARTIGO,

  7. Acho que algo realmente especial neste site internet.

Deixe uma resposta