Tempo do Advento A (2007)

Você conhece a Coroa do Advento? Sabe o seu significado?

  CLIQUE AQUI – PARA SABER MAIS SOBRE A COROA DO ADVENTO

Transcrevemos abaixo um texto dos capuchinhos de Portugal para que você possa compreender melhor.

O Tempo do Advento, são quatro semanas que antecedem o Tempo do Natal e nos preparam para melhor vivermos as alegrias do nascimento do Menino Jesus, que nos trouxe a Salvação com Seu Santo Natal.

coroa advento natal presentes criancas igreja catolica liturgia canto da paz

 

Liturgicamente também podem ser escolhidas 03 velas roxas (para serem acesas no 1º, no 2º e no 4º Domingo do Advento) e 01 vela rosa (para ser acesa no 3º Domingo do Advento, o Domingo da Alegria).

COROA DO ADVENTO

(esta pequena celebração, para acender cada uma das velas da Coroa, pode ser inserida pelo Celebrante logo no início da Santa Missa, após a acolhida inicial)

Bem, vamos ao texto:

“A coroa do Advento, com o progressivo acender das quatro velas, domingo após domingo, até à solenidade do Natal, é memória das várias etapas da História da Salvação antes de Cristo e símbolo da luz profética que, pouco a pouco, iluminava a noite da espera expectante até ao nascimento do Sol de justiça.

I Domingo do Advento – Coroa do Advento

II Domingo do Advento – Coroa do Advento

III Domingo do Advento – Coroa do Advento

IV Domingo do Advento – Coroa do Advento

Em casa ou na igreja, dispor uma Bíblia e um arranjo ou suporte com 3 velas roxas (a serem acesas no I, II e IV Domingos do Advento), uma cor-de-rosa (a ser acessa no III Domingo ou Domingo da Alegria) e outra branca (para ser acesa no Natal).

A partir da II Semana, as velas da Semana anterior já estão acesas no início da Celebração ou do Encontro do grupo ou da família.

 

ESTE ARTIGO CONTINUA

comentário(s)

  1. GOSTARIA DE SABER QUAL A VELA QUE SE ACENDE NO: I DOMINGO DO ADVENTO, II DOMINGO DO ADVENTO, III DOMINGO DO ADVENTO, IV DOMINGO DO ADVENTO.

  2. cantodapaz disse:

    As velas roxas no I, II e IV Domingos do Advento, a vela rosa no III Domingo do Advento, que é o Domingo da Alegria. O rosa é uma cor intermediária entre o roxo da penitência do Advento e o branco do Natal. Por último, a vela branca no Natal.

  3. elma sueli dias disse:

    Quando acendo a 1ª vela no domingo tenho que deixa-la acesa até o proximo domingo? Em caso afirmativo, a vela seria de setimo dia? ou faço as oraçoes em familia e depois apago e acendo no proximo domingo? Atenciosamente…

  4. cantodapaz disse:

    **** Elma, na segunda semana você acende a primeira vela novamente e a segunda vela. Na terceira semana, acende a primeira, a segunda e a terceira e assim por diante. É bom escolher sempre uma vela mais grossa porque terá mantê-la acesa por vários minutos. Assim, durará um pouco mais. Abraços. ****

  5. kamylla disse:

    achei maravilhoso essa linda historia do advento…

  6. ana maria disse:

    Muito obrigado pelo esclarecimento. Ontem à noite fomos à Missa em nossa paróquia e para surpresa nossa a coroa do advento estava exatamente como a imagem acima. Nos questionamos e ficamos curiosos pq. 3 velas roxas e mais ainda uma 5ª vela no centro, se para nós a coroa do advento tinha apenas 4 velas.

  7. Gostei muito do artigo sobre o advento, embora tenha lido em alguns artigos sobre as cores das velas e diz que a 1 é roxa 2 vermelha 3 branca e 4 verde qual é o significado?

  8. maciel lopes da silva disse:

    eu amei esse texto pois fala de coisas muito interessante

  9. eu queria saber o que é advento?

  10. Catia Cristina disse:

    Gostaria de saber quais musicas devem ser usadas no tempo do advento quando a igreja católica não é renovada é tradicional?

  11. Anderson Machado disse:

    Achei muito interessante a matéria sobre o “advento”. É muito importante para todos nós católicos nos inteirarnos sobre o nosso calendário litúrgico.
    Parabéns!

  12. Fidel disse:

    gostei do site, precisamos de coisas liturgicas na internet, católicas. Capuchinhos estão de parabéns.

  13. Edson Cassimiro da Silva disse:

    Parabens, amei este maravilhoso trabalho. Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

  14. Anônimo disse:

    estou com duvidas sobre as cores da coroa do advento,quero saber se é a roxa,vermelha,rosa e verde. ou se a coroa tem outras cores.

  15. gostei muito.
    esta facil de uma boa reflexão.
    obrigada por poder parilhar estas palavras maravilhosas.
    Parabens.
    Mariete.

  16. ana maria disse:

    gostei muito do artigo; obrigada!

  17. astarute disse:

    Muito in teressante e dinâmico.
    Uma forma simples e prática de evangelizar.
    Parabéns pelos site.
    Um grande abraçi,
    Astarute Ferreira

  18. Angela Maria Dantas dos Santos disse:

    Amei a sugestõa das velas, sou catequista e animadora da minha comunidade Nossa Senhora do Perpètuo Socorro na Diocese de Alagoinhas,Bahia sempre preparo a coroa do advento e o que é interessante que nunca colco três velas iguais,coloco 4 mais de cores diferente. Amei este artigo e parabens pela equipe.Feliz Natal.

  19. Neli Braga disse:

    Amei, achei explicativo e apesar da singeleza foi de uma luz de fé muito grande…importante para meu aprendizado. Parabéns!

  20. maria de lourdes disse:

    qual é a ordem das cores
    1° domingo cor ….
    2° domingo cor ….
    3° domingo cor ….
    4° domingo cor ….

  21. márcia disse:

    qual é a ordem das cores
    1° domingo cor ….
    2° domingo cor ….
    3° domingo cor ….
    4° domingo cor ….

  22. cantodapaz disse:

    CANTO DA PAZ – Obrigada a todos pelos seus comentários.

    Márcia, o tempo de preparação para o Natal é o Advento que são quatro domingos, sendo o terceiro domingo do advento, o Domingo Gaudete. Em todos os domingos usa-se o roxo. No Domingo Gaudete usa-se o rosa e no Natal e tempo de Natal, o branco.

  23. Ângela disse:

    Gostaria que nos esclarecessem a respeito das cores das velas do advento na Igreja, pois aqui a primeira a ser acesa foi a roxa e as outras cores q colocaram na coroa do advento foram vermelha, verde e branca. Qual será a próxima sequência a ser acesa?

Deixe uma resposta