Nosso apoio ao Cardeal Dom Orani: igrejas permanecem fechadas

domingo, maio 31, 2020

Manifestamos aqui o nosso total apoio à decisão do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro de manter as igrejas fechadas no Rio de Janeiro, apesar do decreto de abertura do prefeito Crivella.

Nem precisamos ser especialistas em saúde pública para chegar à conclusão de que sequer chegamos no pico de disseminação desta pandemia. Para isto, basta observarmos os gráficos que o próprio Ministério da Saúde publica. Neles vemos que a curva de contaminação está subindo aceleradamente. Vale dizer  aqui que a igreja católica visa em primeiro lugar a vida e a saúde de todos.

Por este motivo, “a Arquidiocese do Rio de Janeiro decidiu manter as celebrações realizadas a distância, mesmo após o prefeito Marcelo Crivella ter liberado o funcionamento de templos religiosos de qualquer natureza. A decisão foi tomada em reunião do governo arquidiocesano, composto por sete bispos auxiliares e os vigários episcopais, responsáveis pelas regiões da diocese na cidade.

Após encontro realizado ontem (26/05/20), em mensagem aos fiéis, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, disse que a reabertura vai ocorrer em momento oportuno. “Temos preocupação com a vida humana e espiritual. Queremos bem às pessoas e, por isso, queremos ajudar para que se convertamcada vez mais à vida cristã, mas que tenham saúde.”

A mensagem foi divulgada na página da arquidiocese na internet, na rádio Catedral, em mídias sociais e paróquias. “A arquidiocese tem essa preocupação com a vida e a salvação de todos. Por enquanto, vamos adiante na caminhada, como temos feito até agora.”

O cardeal informou ainda que na reunião também foram discutidos os protocolos que vem sendo trabalhados pela arquidiocese, para o retorno às celebrações presenciais.

O texto com as orientações será encaminhado às paróquias para que se prepararem para a adoção das medidas necessárias. “As paróquias devem treinar pessoas e adquirir os meios necessários para a higienização das igrejas. Quando chegar o momento em que a pandemia tomar outro rumo, poderemos voltar às celebrações presenciais”, disse dom Orani.”

(fonte do texto entre aspas: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/arquidiocese-do-rio-mantem-igrejas-fechadas-no-rio-de-janeiro)

#ApoioCardealOrani

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta