Entenda: qual a diferença entre Padre e Frade

domingo, fevereiro 10, 2019

Todos os frades são padres? Todos os padres são frades?

Os frades fazem parte de uma Ordem Religiosa, aqui no caso a Ordem Franciscana, e fazem os 3 votos: pobreza, castidade e obediência.

Um rapaz que entre para a Ordem dos Franciscanos primeiro se tornará frade, fazendo os 3 votos, e depois de um tempo, se for a sua vocação, se ordenará padre franciscano. Se não for a sua vocação, ficará como frade, irmão, e não desempenhará as funções de um padre. Aliás, São Francisco de Assis, não se ordenou sacerdote, porque considerava-se indigno de tal honra.

Por outro lado, o padre diocesano é aquele que está incardinado numa Igreja particular (Diocese), ou seja, ligado à Diocese. Ele tem uma área territorial bem específica e definida. Assim, se é padre diocesano no Rio de Janeiro, atuará nos limites do Rio de Janeiro. Está sob os cuidados e orientação direta do Bispo diocesano, daquele que é o responsável pela Diocese (Cardeal Arcebispo ou Bispo). Tem como missão primordial o trabalho paroquial e a comunhão com o clero local. Podem ter propriedade, salário, não vivem em comunidade, e dependem apenas de seu Bispo.

Concluindo, os padres religiosos (frei, dom, monge), antes de assumirem o sacerdócio, assumem a vocação à vida religiosa consagrada e fazem os votos evangélicos de pobreza, obediência e castidade. Sua obediência está diretamente ligada ao superior da Ordem religiosa à que pertence (redentorista, franciscana, agostiniana, etc). O território da missão do religioso consagrado padre é mais ampla que uma diocese, visto estar a serviço da sua Ordem ou Congregação. Deste modo poderá trabalhar em vários lugares do Brasil e inclusive no Exterior, se a Ordem tiver casas fora do País. Porém, quando estiver exercendo seu sacerdócio dentro de uma determinada Diocese (Rio de Janeiro, São Paulo etc) deve seguir as orientações do Bispo local. Os religiosos assumem os trabalhos em fraternidade.

#DiferençaFradesPadres
#DiferençaFradesPadresCantoDaPaz

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta