Imagem de Santa Clara: significado

sábado, fevereiro 9, 2019

Santa Clara com a custódia

Santa Clara de Assis, filha espiritual de São Francisco de Assis, foi a fundadora da Segunda Ordem Franciscana ou, como é conhecida, da Ordem das Irmãs Clarissas.

Santa Clara nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1193. Era de uma família nobre. Quando sua mãe Hortolana estava grávida teve uma revelação de que daria à luz uma menina que seria mais brilhante do que a própria luz e que iluminaria o mundo inteiro. Assim, foi batizada com o nome de Clara.

Em 1211 Clara abandonou a sua família e se consagrou a Deus, seguindo os mesmos passos que São Francisco de Assis havia trilhado. No entanto, viveu a vida de pobreza em clausura, ou seja, dentro do convento de São Damião.

Em 1230, os sarracenos (muçulmanos) invadiram o convento. Assustadas, as irmãs correram até a santa que se encontrava acamada, doente, para pedir-lhe socorro. Imediatamente santa Clara levantou-se e buscando Jesus Sacramentado que estava numa custódia (pequeno ostensório), elevou-O em direção aos invasores, pedindo a ajuda do céu para suas filhas. Então, da custódia saiu uma voz que lhe disse: “Eu sempre vos guardarei!” Naquele exato momento os sarracenos bateram em retirada, fugindo do convento.

Por este motivo, a representação de santa Clara trazendo nas mãos um ostensório com a Eucaristia não é a mais correta. Melhor seria representá-la com uma custódia, já que no tempo da santa ainda não existiam os ostensórios.

Santa Clara com o ostensório

 

#ImagemSantaClaraSignificado

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta