São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

domingo, junho 25, 2017

#SãoPedro, #SãoPaulo, #FestaJunina

No final deste artigo: folheto da Missa e vídeo explicativo.

Este dois grandes Apóstolos, colunas da Igreja Católica, são comemorados no dia 29 de junho. No Brasil, porém, a Solenidade é transferida para o primeiro domingo após o dia 29 de junho, para facilitar o comparecimento dos fiéis à Santa Missa.

São Pedro, o grande líder entre os apóstolos, foi o escolhido por Jesus para conduzir os passos iniciais de sua Igreja. Pescador da Galiléia, morador de Cafarnaum, Simão, nome original de Pedro, foi apresentado para Jesus por André, seu irmão, que era discípulo de João Batista (Jo 1, 35-42)…

… Nesse momento Jesus olhou para Simão e disse: “Tu és Simão, filho de Jonas: Tu serás chamado Cefas, que quer dizer Pedro.” Cefas, Kephas, Kepha ou Cephas, em aramaico, língua comumente falada por Jesus, significa Petra em grego, feminino de Petros, nome com o qual Simão ficou conhecido e que tem o significado de pedra ou rocha. Pedro passa a ser um discípulo de Jesus, após ser chamado em seu barco (Mc 1, 14-17) e um dos doze apóstolos, conforme escolha de Jesus (Lc 6, 13-16).

ORAÇÃO EM HONRA DE SÃO PEDRO

Glorioso Apóstolo São Pedro, reconhecemos a insigne que Deus vos concedeu, escolhendo-vos como seu Sucessor e Primeiro Chefe da sua Igreja. Bendizemos e louvamos o Senhor por todas as graças que vos tem concedido. Glorioso São Pedro, assim como vós reconhecestes Cristo como Filho de Deus e Messias prometido, e deixastes tudo para segui-Lo até o martírio, fazei que nós também sejamos fiéis à Ele, nos alegremos por sermos seus discípulos e tudo façamos pela Igreja e pela difusão da verdadeira fé. Alcançai-nos de Deus a graça de confessarmos a Cristo por toda a parte, sem respeito humano; de anunciarmos seu Evangelho, a tempo e fora de tempo, e jamais nos envergonharmos do nome de cristãos. Protegei a Igreja! Abençoai ao Papa e aos Bispos! Concedei-nos a força de vivermos com alegria nossa fé até a morte. Amém.”

(fonte: http://www.paroquiasaopedro.org/paroquia/padroeiro)

São Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada “aos pés de Gamaliel”, um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.

Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério.

Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação. Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o “Apóstolo dos gentios”.

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!”

(fonte: http://santo.cancaonova.com/santo/sao-pedro-e-sao-paulo-apostolos-principais-lideres-da-igreja-crista/)

  Clique aqui para BAIXAR O FOLHETO DA MISSA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta