Quarta-Feira de Cinzas: entenda

quarta-feira, março 1, 2017

quarta_de_cinzas_

A Quarta-Feira de Cinzas é dia de ir à Missa e também de Jejum e de Abstinência de carne. A Igreja só pede esta prática aos católicos duas vezes no ano: na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa.

As Cinzas que recebemos neste dia são os ramos do Domingo de Ramos do ano anterior. Leia mais aqui.

“A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma

A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja; marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa.

Para os antigos judeus se sentar sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As Cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer; que somos pó e que ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19) para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa para não mais perecer.

A intenção deste sacramental é levar-nos ao arrependimento dos pecados, marcando o início da Quaresma; e fazer-nos lembrar que não podemos nos apegar a esta vida achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. É uma ilusão perigosa. A morada definitiva é o céu…

(texto entre aspas retirado de:  http://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/quaresma/qual-o-sentido-da-quarta-feira-de-cinzas/)

  DE ONDE VEM AS CINZAS?

  QUARTA-FEIRA DE CINZAS: NEM CARNE E NEM PEIXE

  O QUE É A QUARESMA?

  JEJUM E ABSTINÊNCIA: O QUE É ISSO?

  QUARESMA: TEMPO PENITENCIAL

  JEJUM E ABSTINÊNCIA: O QUE É ISSO?

  JEJUM DA QUARESMA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta