Mensagem de Otimismo: A Semente de Maçã

sexta-feira, fevereiro 6, 2015

semente_de_maca

Certa vez, na antiguidade, um homem foi surpreendido roubando alimentos em um mercado, e por isso foi condenado à forca. Até o dia da execução, o condenado foi encerrado em uma masmorra escura.

No dia da execução, os guardas conduziram-no até o cadafalso e lhe perguntaram se gostaria de dizer algo antes de morrer. Ele disse:

– “Diga ao rei que tenho algo muito valioso que recebi de presente de meu pai, que havia ganhado de meu avô. É uma semente de maçã que, se plantada, em um dia é capaz de tornar-se uma árvore robusta e produzir saborosas maçãs. Dá-me pena que algo tão especial vá comigo para o túmulo. Sendo assim, quero presentear o rei com a semente”.

Uma vez informado, o rei consentiu em receber o prisioneiro. Depois de escutá-lo, deu-lhe consentimento para que plantasse a semente mágica antes de ser enforcado. Mas o réu explicou:

– “Acontece que a semente só pode ser plantada por alguém que nunca tenha roubado nem sido desonesto. Isso me exclui”.

O rei convocou seu primeiro ministro para plantar a semente. Mas este, envergonhado, admitiu que uma vez se apropriara de algo que não era seu.

O rei mandou chamar seu tesoureiro. Este ficou vermelho ao confessar que algumas vezes não havia lidado honestamente com as contas do reino.

– “Em minha opinião, majestade, vós é que devíeis plantar a semente”, sugeriu o tesoureiro.

Como os ministros, também o rei sentiu o sangue subir à cabeça. Lembrou-se das vezes que tinha sido infiel à rainha, sua esposa. Por isso lhes anunciou, cabisbaixo, que também ele não poderia plantar a semente.

– “Os senhores são as pessoas mais poderosas do reino”, disse o prisioneiro. “No entanto, nenhum está livre do erro. E eu, um faminto que roubei um pouco de comida, devo enfrentar a forca?”

Envergonhado, o rei libertou aquele pobre ladrão.

ENSINAMENTO:  “Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!” (Jo 8,1-11).

(fonte: www.a12.com – autor: Padre Queiroz)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. sidney souza lima disse:

    vivemos numa época que tudo é normal, onde ser digno, justo, verdadeiro é uma ofensa. perdemos a sentido da moral e agora ” se não faço o outro vai fazer, por isso faço o que é errado”. e muitas das vezes com uma mascara quando alguém comete um delito caímos em condenar, julgar, e não olhamos nossa costa que é difícil, mas é mais fácil apedrejar, matar, roubar, mentir, prejudicando o outro, sempre o outro que é errado. e você é fiel?

  2. luiz carlos f. mian disse:

    vergonha…..gostei da mensagem….

  3. elzaprates da cruz silva disse:

    uma liçaõ de vida,passar
    ei para frente

  4. João Diógenes de Oliveira disse:

    Esta passagem nós conhecemos quando Jesus Cristo testou todos aqueles infiéis, mas, hoje não mudou nada, pois o que vemos e ouvimos é um absurdo. Não sei quem de nós não errou um dia de alguma maneira.
    Sómente Deus para ter misericórdia de seus filhos.

Deixe uma resposta