Mensagem de Otimismo: O Carro e a Bíblia

sábado, dezembro 13, 2014

chave_biblia_mensagem_otimismo

Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola. Suas notas e comportamento era uma decepção para os seus pais, que sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido na vida. Um belo dia, o pai veio lhe propor um acordo:

Um dia o pai lhe disse: – Se você, meu filho, mudar o seu comportamento, dedicar-se aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a Faculdade de medicina, eu então lhe darei um carro de presente.

Por causa do carro, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar. O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação: sabia que a mudança do filho não era fruto de uma conversão sincera, mas apenas o interesse de ganhar o automóvel. Isso não era bom.

Apesar disso, o rapaz prosseguiu nos estudos e, no último ano, fez todas as provas exigidas, aguardando o resultado de seus esforços. Depois de alguns dias de espera, veio o resultado: fora aprovado para o curso de medicina. Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma grande festa de comemoração. O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel. A uma certa altura da festa, o pai pediu a palavra e elogiou o resultado obtido pelo seu filho. Em seguida, entregou-lhe uma caixa de presente. Crendo que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriu emocionado o pacote. Para a sua surpresa, ela continha uma linda Bíblia. A se deparar com o conteúdo da caixa, o rapaz ficou visivelmente decepcionado, mas nada disse. Porém, a partir daquele momento o silêncio e a distância separaram pai e filho. O jovem sentia-se traído e agora lutava para ser independente: deixou a casa dos pais e foi morar no campus da Universidade. Raramente mandava notícias para a família. Isolou-se.

O tempo passou e ele se formou, conseguiu um emprego em um bom hospital e se esqueceu completamente do pai, da mãe e dos familiares. Todas as tentativas do pai para reatar os laços de amor e amizade foram em vão.

Um dia, já bem idoso e ainda muito triste com a tal situação, adoeceu e não resistiu, vindo a falecer. No enterro, a mãe entregou ao filho, indiferente, o último presente que fora dado pelo pai, e que havia sido deixado para trás, a Bíblia. De volta para a sua casa, o rapaz que nunca perdoara o pai, quando colocou a bíblia numa prateleira, notou que havia um envelope dentro dela. Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque. Na carta estava escrito:

– “Meu querido filho, sei o quanto você deseja ter um carro. Eu prometi e aqui está o cheque, para você escolher aquele que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor, a Bíblia, pois ela nela, você aprenderá o amor de Deus, e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever da sua consciência tranquila.”

ENSINAMENTO: Antes de julgarmos é preciso analisar bem todos os acontecimentos. Talvez naquilo em que nós acreditamos ter sido um mal, exista algo escondido de muito bom. Vamos pedir a Deus a graça do discernimento!

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Ir. Rufina Mª Ferreira disse:

    Sou missionária sem fronteiras e no meu campo de evangelização uso bastante das mensagens que vou recebendo. São muitíssimas úteis para mim e para os outros. Rezo pelos realizadores e muito agradeço.
    Ir. Rufina Maria Ferreira mc

  2. Isabel Cristina Rocha disse:

    Essa mensagem é um verdadeiro ensinamento, para todos nós.

Deixe uma resposta