Nós vimos a sua estrela – Evangelho Comentado

quarta-feira, janeiro 1, 2014

EPIFANIA DO SENHOR (FESTA DOS REIS MAGOS)

   Clique em CONTINUAÇÃO para baixar o FOLHETO DA MISSA e para ver o VÍDEO EXPLICATIVO sobre o Evangelho.

Evangelho: (Mt 2, 1-12) – “No tempo do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. Ao ouvir isso, o rei Herodes ficou alarmado e com ele toda Jerusalém. (…) Chamou, então, secretamente os magos e informou-se com eles sobre o tempo exato em que a estrela tinha aparecido. Depois, mandou-os a Belém e disse: “Ide e investigai bem sobre o menino e, quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também possa ir adorá-lo”. Eles partiram. (…) Quando viram a estrela, encheram-se de grande alegria. Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe e, prostrando-se, o adoraram. Abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes, ouro, incenso e mirra. Depois, avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para sua terra por outro caminho.”

COMENTÁRIO

Estamos iniciando um novo ano, um novo mês e, como sempre, estão aí os novos anseios, os novos planos e aquele desejo enorme de mudar. Estamos ainda em clima de festa, respirando confraternização e esperando que os tradicionais votos de paz se tornem realidade.

Todos nós almejamos mudanças, porém, as propostas não podem ficar somente no desejo, é preciso fazer acontecer. Para o mundo mudar, precisamos mudar com ele. Paz se traduz em partilha e solidariedade, coisas que não dependem de dinheiro, dependem somente do amor que estivermos dispostos a dar.

Pois foi justamente para distribuir amor e promover a unidade que Jesus veio. Jesus quis nascer pobre para mostrar que fraternidade, igualdade e felicidade não são privilégios reservados aos abastados. Já dizia o poeta: “a felicidade não está relacionada com o tamanho da casa em que se vive, mas sim, com o tamanho do amor que se vive nessa casa”.

A Família mais feliz do mundo era pobre. Não morava em castelo e sua doação no templo, resumiu-se a um par de rolas. No entanto, através de uma Grande Estrela, pudemos testemunhar a alegria daquele casal ao apresentar o Salvador do Mundo, embalado numa manjedoura e abrigado num humilde curral.

Epifania quer dizer manifestação do Senhor. Com o nascimento de Jesus, Deus manifesta o seu desejo a todos os homens. Sua vontade de ter novamente seus filhos ao seu lado, vontade de por em prática o seu Plano de Amor e Salvação.

Vemos que os Magos vêm de longe, guiados por um sinal luminoso. Antigamente eram chamados magos os sábios, os conhecedores de medicina, astrologia e outras ciências. Os magos representam os povos de todas as nações, raças e línguas, que se deixam guiar pela mensagem de paz e amor de Jesus.

Não eram reis, mas provavelmente eram chefes de tribos. Devido seus conhecimentos científicos, os magos, tornavam-se conselheiros de reis e exerciam muita influência em seus países. O evangelho não menciona quantos eram nem seus nomes, mas a tradição popular supõe que os magos eram três e lhes atribuiu os nomes de Gaspar, Melquior e Baltazar.

Os nomes atribuídos aos magos são bastante significativos: Gaspar quer dizer aquele que vai inspecionar, ou seja, aquele que vai verificar e confirmar a vinda do Messias. Melquior quer dizer Meu Rei é Luz, é a grande confirmação da Realeza de Jesus, a Luz do Mundo. E, Baltazar quer dizer; Deus manifesta o Rei.

Os magos ofereceram a Jesus presentes típicos de suas regiões; ouro, incenso e mirra. Também os presentes têm o seu significado. Com o ouro reconheciam a realeza do Menino, o ouro quer dizer que Jesus é Rei. O incenso é algo que se oferece a Deus nos altares. Com o incenso a humanidade reconhece a divindade de Jesus, significa que Jesus não é somente Rei, mas também Divino.

Conforme costume oriental, misturada com outros perfumes, a mirra era usada para perfumar corpos, vestes e casas. A mirra representa o lado humano e o sofrimento do Messias. Significa que o Menino Deus e homem será levado ao martírio e à morte.

Mateus nos diz que os magos mudaram o rumo e voltaram para suas terras por outro caminho. Mudar o caminho significa converter-se. Conversão é o apelo forte da celebração da Epifania. A boa notícia de hoje é poder dizer que, a Paz está ao alcance de todos, vai encontrá-la quem mudar seus caminhos e seguir a Verdadeira Luz.

(fonte do texto: www.miliciadaimaculada.org.br  –  autor: Jorge Lorente / Vídeo: apresentado pelo Arcebispo de Campinas Dom Airton; produzio pela emissora Rede Século 21.)

   Clique aqui para baixar o FOLHETO DA MISSA deste Domingo

(O folheto foi disponibilizado na internet pela Arquidiocese de São Paulo – Brasil)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta