Papa Francisco: O Matrimônio é caminhar de mãos dadas

sexta-feira, novembro 15, 2013

CONTINUAÇÃO

“Os esposos cristãos não são ingênuos, conhecem os problemas e os perigos da vida. Mas não têm medo de assumir a própria responsabilidade, diante de Deus e da sociedade”, porque confiam na fidelidade de Deus, disse o Papa, assegurando que é por isso que existe a graça do sacramento, que não é só festa, cerimônia, “Os sacramentos não servem para decorar a vida; o sacramento do Matrimónio não se reduz a uma linda cerimónia! Os cristãos casam-se sacramentalmente, porque estão cientes de precisarem do sacramento!”. Disse de forma espontânea: “A graça não é pra decorar a vida, mas é pra fazer-nos fortes, para seguirmos adiante”.

Deixando de lado o texto, o Papa lembrou as três palavras necessárias para se construir uma família: “Por favor, obrigado, desculpa. Três palavras para poder levar adiante uma família”.

Uma família tem muitos momentos felizes, “Mas, se falta o amor, falta a alegria, falta a festa; ora o amor é sempre Jesus quem no-lo dá: Ele é a fonte inesgotável, e dá-Se a nós na Eucaristia”.

Reforçando a importância do encontro das gerações, da valorização das gerações anteriores, disse Francisco que  “Os avós são a sabedoria da família, de um povo. Um povo que não escuta os avós é um povo que morre”. E olhando para o ícone presente na Praça de São Pedro da Apresentação do Senhor no Templo, o Papa disse que “Estes dois anciãos – Joaquim e Ana – representam a fé como memória. Maria e José são a Família santificada pela presença de Jesus, que é o cumprimento de todas as promessas. Cada família, como a de Nazaré, está inserida na história de um povo e não pode existir sem as gerações anteriores.”

Por fim disse o Papa, “Juntos, façamos nossas estas palavras de São Pedro, que nos têm dado força e continuarão a dar nos momentos difíceis: «A quem iremos nós, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna!»

(Fonte: zenit.org / Roma, 26 de Outubro de 2013 – Thácio Lincon Soares de Siqueira)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Lygia Margarida disse:

    Muito emocionante o vídeo dos gêmeos.
    Quanto ao “Matrimônio é caminhar de mãos dadas”, uma verdade. Eu e meu esposo casamos jovens e agora a nossa caminhada completou 50 anos. Muitas bênçãos nestes anos, muitas lutas, adversidades, mas a presença constante de Jesus e Maria nos fortaleceram e podemos dizer que somos vitoriosos e continuamos unidos com nossa linda família.

  2. Loni H. Cristofolini disse:

    Também sou casada desde Maio de 1972. Muitas foram asdificuldades, mas muito mais foram e serão as alegrias e conquistas.Acredito fielmente, que a bênção de DEUS no sacramento do casamento,( quando de conciência plena), que é na confiança e no amor à Deus,que ÊLE nos impulsiona a dar bons frutos e bons exemplos. E através desses dons, que demonstramos no dia a dia a nossa confiança e a plenitude que esse amor nos dá e nos faz dividir com nossa família e o nosso próximo. E que estas treis palavrinhas, (mágicas) continuem fazendo parte de nossas vidas, e para todo o sempre. Que DEUS possa nos abençoar, e abençoar nossos filhos. AMÈM……AMÈM…AMÉM

  3. Dalisa Vanna disse:

    Que maravilha o vídeo dos gêmeos. Bendito seja o nome do Senhor!! Nós recebemos tantos dons, tantas graças !! Deus nos amou primeiro e tudo devemos fazer para nos mantermos sempre “juntos. a caminho”, vivendo com amor , partilhando com todos .

  4. Celeste disse:

    Querida Katia

    Tanto tempo sem me comunicar com você, Peço desculpas. Amei o vídeo dos gêmeos e tudo que você transmite é maravilhoso. Que Deus a cubra sempre com suas bênçãos.
    Em dezembro de 2013 eu e meu esposo completamos 50 anos de casados e juntos agradecemos a Deus tão grande graça.
    Reze por nós. Obrigada por tudo,

    Celeste

Deixe uma resposta