Santos Cariocas: Zélia e Jerônimo, pais de 13 filhos

sexta-feira, novembro 8, 2013

SANTOS CARIOCAS: ZÉLIA E JERÔNIMO, PAIS DE 13 FILHOS

ordem franciscana irmas clarissas www.cantodapaz.com.br Canto da Paz Jesus Cristo Igreja Catolica Papa Francisco zelia e jeronimo beatificacao arquidiocese do rio de janeiro

Quem pensa que no Brasil e no Rio de Janeiro só existe samba, carnaval, praia, futebol e caipirinha está enganado! No Rio de Janeiro também existem santos! Aliás, a Arquidiocese do Rio de Janeiro está com vários processos de canonização em andamento, tendo como primeiro passo a beatificação.

“A Arquidiocese do Rio de Janeiro caminha para ter seus próprios santos. A vida e as virtudes cristãs dos cinco primeiros candidatos já estão sendo pesquisadas.

Eles contemplam segmentos diferentes no contexto social e eclesial: um casal, uma princesa, uma religiosa, um seminarista e uma adolescente.

Apesar das diferenças de tempo, idade e estado de vida, todos foram chamados à mesma dimensão da vocação comum à santidade.

Uma das mais conhecidas, já venerada pelo povo, é Zélia Pedreira de Castro Abreu Magalhães, uma esposa, mãe e religiosa que direciona tudo e a todos a Deus. Falecida com fama de santidade, seus restos mortais encontram-se na Igreja Nossa Senhora de Copacabana.

A pesquisa histórica sobre Zélia e seu esposo, Jerônimo de Castro Abreu Magalhães, está sendo feita por uma comissão arquidiocesana, instalada no dia 23 de dezembro pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta. Realizada no Palácio São Joaquim, na Glória, a posse canônica contou com a presença do postulador italiano Paolo Vilotta, da Congregação para a Causa dos Santos.” (fonte do texto entre aspas: CNBB)

No dia 25 de março, foi realizada a Celebração Eucarística de entronização dos quadros dos Servos de Deus, Jerônimo e Zélia, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro da Gávea.

A missa foi presidida pelo vigário episcopal para a Vida Consagrada e responsável pelos processos de candidatos à causa dos santos da Arquidiocese do Rio, Dom Roberto Lopes.

Segundo Dom Roberto, o objetivo da celebração foi o de apresentar o casal, que teve uma vida santa, ao povo carioca, propagando, assim, a devoção a eles.

“O propósito foi instalar os quadros e distribuir os santinhos, que já foram confeccionados com uma oração, para que essa devoção possa pouco a pouco crescer e, assim, ser também um ícone da família para o povo do Rio de Janeiro”, afirmou o vigário episcopal.

A pesquisa histórica sobre Jerônimo de Castro Abreu Magalhães e sua esposa Zélia está sendo feita por uma comissão arquidiocesana, instalada no dia 23 de dezembro pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta. A princípio, a pesquisa seria direcionada somente à Zélia (1857-1919), mas durante os estudos descobriu-se também a vida de comprovada santidade de seu esposo Jerônimo.

Vida de santidade

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Irmã Cecidia Mendes disse:

    Querida Kátia, PAZ e BEM. Vc. nem imagina como o seu blog me ajuda, em muitas coisas. Agradeço a Deus de vc. existir, e do seu trabalho. Meu abraço

  2. fany moreira disse:

    Feliz em saber da beatificação de ZELIA e seu esposo JERONIMO, tenho o livro de ZELIA, que me foi presenteado por seu filho frei JOAO JOSE PEDREIRA DE CASTRO, quando esteve aqui em Teofilo Otoni-MG, por ocasiao do CONGRESSO BIBLICO EUCARISTICO em 1957, fiz curso BIBLICO com o mesmo recebendo certficado em 1958. amo ZELIA, tenho inumeras graças alcançadas por sua intercessao, principalmente…

  3. Maria de Fatima G. da Costa disse:

    Gostaria de saber um pouco mais sobre a vida deles eles são intercessores de qual causa?

  4. dida leal santos disse:

    gostaria de fazer parte deste blog PAZ E LUZ no seu caminho que JESUS E MARIA lhe abençoe AMEN

Deixe uma resposta