Crucifixo de São Damião – parte 1

sábado, outubro 26, 2013

CRUCIFIXO DE SÃO DAMIÃO – PARTE 1

“O Crucifixo de São Damião foi pintado no século XII por um desconhecido artista da Úmbria, região da Itália. A pintura é de estilo romântico, sob clara influência oriental: o pedestal sobre o qual estão os pés de Cristo pregados separadamente; e de influência siríaca: a barba de Cristo; a face circundada pelo emoldurado dos cabelos; a presença dos anjos e cruz com a longa haste segurada na mão, por Cristo (só visível na pintura original), no alto, encimando a cruz.

O Crucifixo original de São Damião está guardado com grande zelo pelas irmãs Clarissas, na Basílica de Santa Clara de Assis, e é visitado por estudiosos, devotos e turistas do mundo todo. É um monumento histórico franciscano e universal.

 

OUTROS DADOS

• Sem o pedestal, o Crucifixo original mede dois metros e dez centímetros de altura e um metro e trinta centímetros de largura.

• A pintura foi feita em tela tosca, colada sobre madeira de nogueira.

• Naquele tempo, nas pequenas igrejas, o Santíssimo não era conservado, isto é, a Eucaristia não era guardada mas, consumida no dia. Por isso, supõe-se que Crucifixo foi pendurado no ábside sobre o altar da capela, no centro da Igreja.

• Provavelmente o Crucifixo permaneceu na Igreja de São Damião até que as Irmãs Pobres, em 1257, o levaram consigo à nova Basílica de Santa Clara. Guardaram-no no interior do coro monástico por diversos séculos. No ano de 1938, a artista Rosária Alliano restaurou o Crucifixo com grande perícia, protegendo-o inclusive contra qualquer deterioração.

• Desde 1958 ele está sobre o altar, ao lado da capela do Santíssimo, na Basílica de Santa Clara, protegido por vidro.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA PINTURA

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. M. DE LOURDES disse:

    FOI PRA MIM UMA GRAÇA RECEBER ESTE E-MAIL. JÁ MUITO DESEJAVA SABER O FUNDAMENTO DESDE CRUCIFIXO. ABRAÇO FRATERNO

  2. Sonia Arizaga disse:

    MUITO EMOCIONANTE OUVIR DADOS SOBRE O CRUCIFIXO QUE TENHO EM VARIOS LUGARES DE MINHA CASA…OBRIGADA

  3. CELIO DOS SANTOS disse:

    Boa matéria parabéns.

Deixe uma resposta