Curiosidade: você sabe a origem do nome dos meses?

sexta-feira, setembro 27, 2013

 

CURIOSIDADE: VOCÊ SABE A ORIGEM DO NOME DOS MESES?

"O calendário que usamos foi uma evolução, com pelo menos uma modificação significativa e radical feita pelo Papa Gregório XIII, em 1582, no antigo calendário romano baseado nos nomes dos deuses, por eles idolatrados (sobre este assunto falaremos em um próximo artigo).

Janeiro: O nome vem do deus romano Jano com duas faces que era um "porteiro celestial". A palavra ianua significa porta e o mês de janeiro representa justamente a entrada do ano.

Fevereiro: O termo vem da palavra februmm que significa purificar; neste mês acontecia um ritual de purificação romana.

Março: O nome vem do deus da guerra Marte; neste mês começa a primavera no hemisfério norte, que é uma ótima época para iniciar campanhas militares.

Abril: Neste mês existem duas versões aceitas. Uma delas é que o nome do mês vem de aperire que significa abrir, que lembraria o desabrochar das flores na primavera. Na outra o nome vem de aprilis, uma comemoraçao feita para a deusa Vênus.

Maio: Era uma homenagem a duas deusas, Maia e Flora, que acreditavam serem responsáveis pela primavera e o crescimento das flores.

Junho: Era uma homenagem a deusa Juno que era protetora da família e dos partos. Também pode ter derivado do clã romano junius.

Julho: No calendário romano, que foi o primeiro, esse mês era chamado quintilius, porque era o quinto mês. Séculos depois foi rebatizado em homenagem ao imperador Julius Caesar que tinha sido assassinado.

Agosto: No primeiro calendário ele se chamava sextilis, porque era o sexto mês. Também foi rebatizado em homenagem ao imperador Augusto Cesar.

Setembro a Dezembro: Setembro vem da palavra septem, que significa sete; outubro vem de octo, que significa oito e assim por diante.

Hoje o nome conserva a mesma posiçâo que o mês tinha no calendário romano.

(fonte: pt.wikipedia.org)

 

Você não consegue memorizar quantos dias tem um determinado mês?

Quando criança eu também tinha esta dificuldade até que minha mãe me ensinou este versinho:

"30 dias tem novembro, abril, junho e setembro. Só 28 ou 29 terá um (fevereiro) e os restantes 31."

 

CONHEÇA MAIS:

  SIGNIFICADO DOS NÚMEROS NA BÍBLIA

  CONHECENDO OS NÚMEROS DA BÍBLIA

  ENTENDA OS NÚMEROS DO APOCALIPSE

 

 

 

 

 

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta