Assunção de Nossa Senhora aos Céus

quinta-feira, agosto 15, 2013

 

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Certamente você possui muitas dúvidas com respeito da Assunção da Virgem Maria aos céus. Assim, nós tomamos a liberdade de colocar aqui algumas das perguntas mais frequentes:

  Por que a Assunção é celebrada no dia 15 de agosto? Por que existe o dogma da Assunção? Nossa Senhora morreu? ou apenas adormeceu e foi elevada aos céus? Por que não posso falar Ascensão de Nossa Senhora e tenho que falar Assunção de Nossa Senhora?

Segundo o Monsenhor Manuel Moreira Vieira, um dogma só é proclamado pela Igreja Católica quando já faz parte da Tradição da Igreja, ou seja, quando uma certa verdade religiosa já é vivida pela Igreja por longos anos e até séculos. Assim, depois que Tradição já assume um fato como sendo verdadeiro, então o Papa o proclama dogma, para unificar a fé dos católicos.  Foi isto que aconteceu com a Assunção da Virgem Maria: na década de 50 o Papa Pio XII proclamou o dogma da Assunção de Nossa Senhora, depois dos cristãos viverem esta verdade desde o início da Igreja, nos primeiros séculos. Antes desta proclamação os católicos poderiam duvidar se a elevação aos céus aconteceu realmente ou não, mas depois que o dogma foi proclamado, não se pode mais duvidar, porque agora passou a ser uma verdade de fé.

Mas, por que a celebração acontece no dia 15 de agosto? É preciso saber que existe uma igreja na Terra Santa, construída no século V, consagrada com o título de "dormição de Maria" no dia 15 de agosto nos anos 400 d.C (séc. V). O nome foi escolhido porque os primeiro cristãos não falavam que Nossa Senhora havia morrido; consideravam que ela havia adormecido e em seguida havia sido elevada por Deus aos céus. Esta igreja pode ser visitada ainda hoje por quem vai à Terrra Santa. Assim, a comemoração da Assunção ficou sendo o dia 15 de agosto.

O fato de Nossa Senhora ter morrido ou não, não é o mais importante. Este detalhe a Igreja deixou em aberto. O Papa Pio XII se restringe a falar no dogma o seguinte: "…tendo completado o curso de sua vida terrestre, foi assumida, de corpo e alma, na glória celeste". Desta forma, não afirma se a Virgem Maria morreu ou não, porque isto não é importante. Alguns também dizem que ela morreu em Jerusalém, outros afirmam que morreu em Éfeso, onde viveu por muitos anos com São João, a pedido de Jesus; mas isto também não é o mais importante. O importante é que Nossa Senhora está de corpo e alma no céu. Ela é a única criatura nesta condição.

Por fim, qual a diferença entre ascenção e assunção? Falar sobre a ASSUNÇÃO de Nossa Senhora aos céus significa dizer que ela foi ASSUMIDA por Deus e elevada aos céus. Ela era uma criatura e, por isso mesmo, não possuía poderes próprios para se elevar. Precisou ser levada por Deus. Alguns pintores a retratam subindo aos céus com a ajuda dos anjos. A palavra "assunção" vem do latim: assūmptiō – "elevado", "assumido".

Quanto a Jesus, nós dizemos ASCENSÃO, porque sendo Ele Deus, possuía poder próprio para por Si mesmo Se elevar aos céus.  A palavra "ascensão" vem do latim: ascensio.onis – ação ou efeito de ascender; elevar-se.

Devemos apenas lembrar que o dia oficial da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora é o dia 15 de agosto. No entanto, no Brasil a Igreja conseguiu uma autorização do Vaticano para celebrar essa festa sempre no primeiro domingo após o dia 15, pois nem sempre este dia cai no domingo e, no Brasil, o dia 15 de agosto não é feriado.

(texto em itálico e vídeo: http://cleofas.com.br/festa-da-assuncao-de-nossa-senhora/#top)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Filomena Cruz Ramos disse:

    Realmente é uma dádiva acessar a internet e conseguir esclarecimentos, graças a Deus.
    Desejo que saibamos utilizar este instrumento para a glória de Deus e para o nosso bem.
    Um abraço, paz, amor, reconciliação, neste tempo de quaresma. muito obrigada

Deixe uma resposta