Uma Igreja pobre para os pobres

sábado, março 16, 2013

 

UMA IGREJA POBRE PARA OS POBRES

O Papa Francisco escolheu este nome em homenagem a São Francisco de Assis, como ele mesmo nos relata.

papa francisco recebe jornalistas e imprensa www.cantodapaz.com.br cantodapaz ordem franciscana irmas clarissas

Papa recebeu em audiência os profissionais da comunicação social no Vaticano – foto: http://www.jn.pt/

"Papa Francisco deseja "Igreja pobre para os pobres"

O papa Francisco desejou, este sábado, "uma igreja pobre para os pobres" e explicou, num encontro com jornalistas, que escolheu o nome de São Francisco de Assis porque este era "um homem da pobreza e um homem da paz".

"Como eu gostaria de uma Igreja pobre, para os pobres", disse o papa a centenas de jornalistas de todo o mundo recebidos, este sábado, em audiência na Sala Paulo VI, no Vaticano.

O novo líder da Igreja Católica explicara antes porque decidira chamar-se Francisco, fazendo referência a São Francisco de Assis, o santo dos pobres. "Francisco é o nome da paz, e foi assim que esse nome entrou no meu coração", disse.

"Durante a eleição, eu estava ao lado do arcebispo [emérito] de São Paulo Cláudio Hummes, um grande amigo (…) Quando as coisas ficaram perigosas, ele reconfortou-me. Quando os votos atingiram os dois terços, ele abraçou-me, beijou-me e disse-me: ‘Não te esqueças dos pobres’", contou o papa aos jornalistas.

"Imediatamente, em relação com os pobres, eu pensei em Francisco de Assis", disse, acrescentando que para si aquele santo é "um homem da pobreza, um homem da paz, um homem que amava e protegia a criação. Neste momento as nossas relações com a criação não vão muito bem".

Antes de explicar a escolha do seu nome, o pontífice agradeceu aos meios de comunicação pelo seu trabalho nestes dias e falou sobre a dificuldade de informar sobre os eventos da Igreja, já que "não são uma categoria mundana e por isso não são fáceis de comunicar a um público vasto e heterogéneo"."

(fonte do texto entre aspas: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3112199)

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta