Ano da Fé: Já começou

sexta-feira, outubro 12, 2012

 

ANO DA FÉ: JÁ COMEÇOU

ano da fe papa bento XVI catecismo da igreja catolica ordem franciscana irmas clarissas ordem franciscana secular

  No final deste artigo você encontrará a PARTE 4 do vídeo da Escola da Fé sobre o  Ano da Fé. Profunde os seus conhecimentos!

No dia 11 de outubro, por convocação do Papa Bento XVI, a Igreja iniciou "o Ano da Fé, um verdadeiro convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, quando os católicos terão a oportunidade de refletir e se aprofundar sobre suas convicções. A escolha da data se deve também ao 50º aniversário do Concílio Vaticano II e ao 20º aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica. O encerramento do Ano da Fé será em 24 de novembro de 2013, solenidade de Cristo Rei.

Com o objetivo de fazer com que cada cristão possa redescobrir o caminho em Cristo, o Ano da Fé terá alcance universal. Esta será uma maneira de professar a crença no Senhor Ressuscitado nas Igrejas do mundo inteiro, nas casas, no meio do povo. Em artigo publicado no Portal da Arquidiocese, o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro Dom Luiz Henrique afirmou que diante dos desafios da sociedade é necessário que os cristãos estejam cada vez mais convictos de seus valores:

“O que precisamos urgentemente é de uma fé mais adulta, mais amadurecida, preenchida de uma fidelidade inabalável em Deus e sua Igreja. Hoje, mais do que nunca, necessitamos de cristãos convictos para responder aos desafios de uma sociedade em que a cultura da morte se torna cada vez mais presente, como também o descaso com os valores morais. Devemos começar especialmente em nossa família eclesial. Precisamos de fiéis mais firmes em suas posturas, no sentido de abraçar a fé e traduzi-la na vida. Precisamos dar um basta nos “achismos” deletérios que confundem o povo de Deus, ao considerar que é possível se dizer cristão católico e apoiar o divórcio, o aborto e outras questões graves que atentam contra a dignidade da vida humana. Contra esses ataques à solidez doutrinária e à comunhão de valores e ensinamentos temos a riqueza de tantos documentos magisteriais que muito auxiliam no sentido de dissipar quaisquer dúvidas que, porventura, possam estar penetrando em nossos corações, deixando-nos fragilizados em nossa vida de fé.” "

Procure saber na sua Paróquia quais serão as comemorações na cidade onde você mora. Participe!

Adquira o documento "Porta Fidei" do Papa Bento XI sobre o Ano da Fé. Aprofunde os seus conhecimentos.

(fonte do texto entre aspas: http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=39&infoid=9084)

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. João Carlos de Oliveira disse:

    O artigo é muito bom, na minha opinião chega a ser uma luz em meio a um mundo cada vez mais liberal onde os princípios morais estão cada vez mais desvalorizados.
    Sou ministro da Eucaristia há cinco anos e vivencio esta liberalidade em minha própria familia e o que me da forças é a minha fé na palavra de Deus.
    Nunca mais direi “eu não posso”,pois ” Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.
    ( Filipenses 4.13).

  2. Dyrce B M Vasconcelos disse:

    Mais uma excelente colaboração p com a evangelização. Ide pois e levai o evangelho e os ensinamentos de vossa Igreja. Q por intercessão de S. Francisco desça sobre vós copiosas bênçãos. Vou trabalhar c o Ano da Fé no novenário de São Sebastião e já estou tendo gde ajuda deste site maravilhoso.

  3. maria disse:

    eu adorei,sou catequista,sou da pastoral da saúde e líder de setor,aqui tenho varis opções de muitas c leiras que preciso ou cantos para missas adorei obrigada, canto da paz

Deixe uma resposta