800 anos do Carisma Clariano

sábado, agosto 25, 2012

 

800 ANOS DO CARISMA CLARIANO

" "Clara de nome, mais clara de vida e claríssima de virtudes!" Neste dia, celebramos a memória da jovem inteligente e bela que se tornou a ‘dama pobre’. Santa Clara nasceu em Assis (Itália), no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe, a qual [inspiração] lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade.

Pertencente a uma nobre família, destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis apaixonou-se por esse estilo de vida. Em 1212, quando tinha apenas dezoito anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isso foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula e teve seus lindos cabelos cortados como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente.

Ao se dirigir para a igreja de São Damião, Clara — juntamente com outras moças — deu início à Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana (Clarissas), da qual se tornou mãe e modelo, principalmente no longo tempo de enfermidade, período em que permaneceu em paz e totalmente resignada à vontade divina. Nada podendo contra sua fé na Eucaristia, pôde ainda se levantar para expulsar — com o Santíssimo Sacramento — os mouros (homens violentos que desejavam invadir o Convento em Assis) e assistir, um ano antes de sua morte em 1253, a Celebração da Eucaristia, sem precisar sair de seu leito. Por essa razão é que a santa de hoje é aclamada como a "Patrona da Televisão". "

(texto retirado do Youtube)

Neste próximo vídeo Wilson Simoninha canta "Santa Clara clareou".

Neste ano, no dia 11 de agosto, a família franciscana celebrou os 800 anos do Carisma Clariano, ou seja, 800 anos da vocação de Santa Clara de Assis. Há 800 anos atrás Santa Clara se consagrou a Deus, pelas mãos de São Francisco de Assis.

Este jubileu foi um tempo privilegiado para reforçar a presença transparente da mulher mística e santa, que se revela em Santa Clara de Assis. O Amor a convocou para uma forte experiência de Deus, desde então, apresentou-se ao mundo como uma mulher nova, de personalidade forte, com o coração impregnado de ternura e passos decididos de uma verdadeira conversão. O Evangelho vivido, a experiência de Francisco de Assis reinventada e a fraternidade a colocaram entre Irmãs com presença doce e materna, e a entregaram à humanidade sedenta de um caminho cristão vivido com maturidade.

Oração nos 800 anos do carisma clariano

Altíssimo Pai Celestial, por vossa misericórdia e graça, iluminastes Clara de Assis e a conduzistes pelo caminho do Cristo pobre e humilde, acolhido como Esposo bem-amado.

Ouvindo o vosso chamado no exemplo de Francisco de Assis, ela abandonou a nobreza e abraçou com jovial alegria a penitência evangélica, no serviço humilde, no silêncio contemplativo e na convivência fraterna. Arrebatada pelo amor do Divino Esposo e espelhando-se na humanidade de Jesus, tornou-se uma luz fulgurante a brilhar para uma multidão de irmãs e irmãos.

Bendito sejais, Senhor, pelo brilho de Irmã Santa Clara, pelas tantas seguidoras de seu caminho e pelo estímulo fascinante que sua vida nos deixa a todos. Concedei-nos, que a Família Franciscana do Brasil siga o mesmo caminho de simplicidade, de humildade fraterna, de pobreza evangélica, numa vida honesta e santa, alimentada pelo pão da Palavra e da Eucaristia, solidária com os pobres e excluídos.

Pelo Divino Espírito Santo, concedei-nos o dom da fidelidade, para não perdermos de vista o ponto de partida de nossa vocação, e prosseguirmos alegremente até o fim. Amém!

Santa Clara de Assis, rogai por nós!

(texto adaptado de: http://santoantoniodopari.com.br/dia-11-de-agosto-dia-de-santa-clara-de-assis.html)

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Loni Horongoso Cristofolini disse:

    Tudo que leio com referencia a santos e santas tem contribuído para maiores conhecimentos e firmeza de espírito nos momentos do meu dia a dia.
    Gostaria de saber mais referente ao “TAU”
    tenho um amigo que me perguntou se gostaria de receber o “TAU” que é um seguimento não religioso mas que nos aprofunda em tudo o que nos leva a Deus, Ex: Bondade, caridade, amor ao próximo…etc. Podem me esclarecer algo mais a respeito? Ele disse que não é religião e que posso tranquilamente seguir a minha ” ou seja Católica” é possível. Estarei me desviando dos mandamentos e sacramentos da nossa igreja? da qual nasci, vivo e morrerei nela? Por favor me orientem preciso de uma luz. tenho vergonha de pedir ao nosso Pároco.
    Aguardo resposta.

Deixe uma resposta