Advento: Ficai de sobreaviso e vigiai – Evangelho Comentado

sábado, novembro 26, 2011

 

  Ler o artigo completo, para encontrar cifras e sugestão de música para o advento

EVANGELHO COMENTADO – 1º Domingo do Advento – ANO B

Evangelho: (Mc 13, 33-37) – Disse Jesus: “Ficai de sobreaviso e vigiai, porque não sabeis quando será o momento. Será como um homem que, ao partir para o exterior, deixa a casa e delega autoridade aos escravos, indica o trabalho de cada um e dá ordens ao porteiro para vigiar. Vigiai, pois não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo ou pela manhã, para que não aconteça que, vindo de repente, vos encontre dormindo. O que eu vos digo, digo a todos: Vigiai!”

Apesar de faltar ainda um mês para terminar o ano civil, estamos no início de um novo ano, pois começa hoje o ano "B" do calendário litúrgico. Feliz ano novo para você e para toda a sua família!!!

Já estamos vivendo o primeiro Domingo do Advento. Tempo de espera e de preparação para a chegada do Messias que veio para nos libertar da escravidão do pecado. Aniversário de Jesus, o Salvador da humanidade.

O evangelho de hoje sugere cuidado e atenção. É preciso vigiar, estar atento para não ser encontrado dormindo. Ai daquele que não estiver em seu posto de trabalho e ajudando na construção de um mundo novo.

Estar atento, vigilante e cumprindo a tarefa é o nosso compromisso batismal. Compromisso com os pobres, humildes, marginalizados e injustiçados. Nossa tarefa é levar esperança e dignidade aos menos favorecidos.

O desemprego, as favelas, a violência, a precariedade nas áreas de educação e saúde demonstram o descaso para com o próximo. Demonstram que alguns "empregados" não estão assumindo as tarefas deixadas pelo "Patrão".

Qualquer hora é hora, portanto "ficai atento e vigiai". O Dono da Casa poderá vir à tarde, à meia noite, de madrugada ou ao amanhecer… não sabemos a hora mas, que virá, virá! Virá de repente e poderá nos surpreender dormindo sobre um mundo de problemas sociais que procuramos não ver.
Poderá encontrar-nos com os olhos fechados para a superlotação das cadeias e com as costas voltadas para os milhares de menores abandonados. Poderá surpreender-nos fingindo não ver essas crianças cheirando cola e fazendo do "craque" o seu refúgio. Poderá ainda, nos questionar sobre aquele mundo de jovens segregados e amontoados sob as marquises.

Feliz daquele que, nesse dia, tiver respostas satisfatórias, que assumiu as suas tarefas, que lutou por mudanças, por dignidade e por justiça. Bem-aventurado aquele que se comportou como aquele porteiro que não foi flagrado cochilando e que, nunca foi surpreendido dormindo.
Ainda há tempo, é agora a hora de mudar! O mundo precisa de cidadania, de paz, de justiça e de amor; o mundo precisa de Deus. Ainda temos a tarde toda e a meia-noite, temos a madrugada e o amanhecer… isso é tempo mais que suficiente para acordar e partir para a luta em favor da vida.
Vamos promover a união e a partilha, essa é a tarefa para quem almeja a Glória Eterna.

(fonte do texto: www.miliciadaimaculada.org.br  –  autor: Jorge Lorente)

MÚSICA DE ADVENTO: "QUANDO VIRÁ SENHOR O DIA"

  Cm      Ab    Bb       Eb  Cm        Fm      Gm   Cm
1. Quando virá, Senhor, o dia em que apareça o Salvador,

Cm    Ab     Bb    Eb    Cm       Fm      D/F#    G
e se efetue a profecia: “Nasceu do mundo o Redentor!”?

Cm  Gm   Ab    Fm       Bb       Fm     Ab        Cm Gm Cm
Orvalhai lá do alto, ó céus, e as nuvens chovam o jus – to!

2. Aquele dia prometido, a antiga fé de nossos pais,
Dia em que o mal será banido, mudando em risos nossos ais!

3. Quando felizes o veremos no firmamento despontar
E a espargir clarões supremos da terra as trevas dispersar?

4. Filha de Reis, ó Virgem pura, sai da modesta posição,
Em ti, embora criatura, de Deus se fez a encarnação!

(cifras: http://www.paroquiasaoroque.com.br)

  COMO SABER MAIS SOBRE O ADVENTO?

** Procurar por ADVENTO nas barras laterais direita e esquerda do nosso site.

** Digitar a palavra ADVENTO no retângulo de busca no alto do site.

  PARA SABER MUITO MAIS SOBRE O ADVENTO, CLIQUE AQUI

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. cida arisa disse:

    É uma pergunta: Por que não consigo mais abrir o site no meu e-mail, como eu fazia. Obrigada e fiquem com Deus.

  2. Custódia da Costa santos disse:

    “Vigiai e estai atentos” Tantas coisas supérfluas a desviar a nossa atenção do que é essencial, que nesta baralhada acabamos por trocar todos os valores! Te peço, Vem Senhor, iluminar as nossas mentes e fazer-nos compreender a Tua vontade sobre todas as coisas. Precisamos da Tua Luz cada vez mais. Confio, confiamos em Ti. Obrigada.

  3. Jurema Signori disse:

    Maravilhoso! Quando, na internet, encontramos tanto lixo, nossa, um site como esse é uma bênção. Pena que muitos preferem ficar vendo e ouvindo tanta baixaria na internet . Confesso que quando recebi, pela primeira vez esse e-mail, fiquei suspeita em abri-lo, mas confiei em Deus e abri. Fiquei feliz, porque tanto na tv como na internet, procuro sempre as coisas que vem de Deus.
    MUITO OBRIGADA.

Deixe uma resposta